Conversamos com a Dra. Maria Helena Orlando, que reside na cidade de São Paulo e é profissional de Rolfing desde 1994. Depois de se formar em publicidade & marketing, foi empresária durante nove anos, até decidir dar um novo rumo à sua vida e à sua carreira, fazendo formação em Rolfing® – Integração Estrutural.

Dra. Maria Helena Orlando
Ela nos explica como surgiu a técnica, de que forma ela atua nas pessoas e como se desenvolve o tratamento. Confira:
UAU – Quando e como surgiu terapia Rolfing?
Dra. Maria Helena – O Rolfing foi criado e desenvolvido pela bioquímica americana Ida P. Rolf, na década de 50. Ela Baseou seus estudo e pesquisas em bioquímica ,medicina, quiropraxia, osteopatia, ioga e outras técnicas durante a década de 40. através do trabalho científico e das descobertas intuitivas que realizou com pessoas cronicamente incapacitadas, Dra. Ida Rolf começou a desenvolver o trabalho que viria a ser conhecido como Integração Estrutural. Nos 30 anos seguintes, dedicou-se a desenvolver a técnica – Rolfing®, integração estrutural – e seu programa de treinamento.
UAU – Quais a filosofia e conceito básico dessa terapia?
Dra. Maria Helena – Ida acreditava no Rolfing® como uma intervenção direta sobre a evolução da espécie humana. Não estava interessada em curar sintomas. A relação adequada com a gravidade se encarregaria disso. Ela queria criar seres humanos mais fortes e seguros, conscientes de que o equilíbrio físico e energético é a chave para uma vida de bem-estar físico, mental e espiritual.
UAU – Já ouvimos falar que “O corpo precisa alongar-se, equilibrar-se: um corpo equilibrado fará surgir um ser humano melhor”. Poderia nos explicar melhor esse pensamento?
Dra. Maria Helena – O principio básico do Rolfing é tirar as compensações e os encurtamentos corporais , fazendo com que a pessoa recupere o equilíbrio vertical e passe a se movimentar com mais eficiência e leveza. E acreditamos que ao adquirir essa harmonia o individuo estará mais apto para exercer suas funções do dia a dia

Alinhamento Vertical
UAU – Qualquer doença pode ser tratada pelo Rolfing, e em que momento um paciente deve procurar um profissional Rolfista?
Dra. Maria Helena – Pessoas de qualquer ramo de atividade e de qualquer idade (desde bebês até idosos) procuram o Rolfing® – integração estrutural, não somente para aliviar algum tipo de dor (muscular ou articular) e também um estado de estresse, como também para melhorar seu desempenho em suas profissões e atividades regulares. Dessa forma, o Rolfing® é aconselhável para aqueles que sofrem de males específicos provocados por má postura, lesões anteriores e traumas físicos ou emocionais; os que têm empregos que exijam grande esforço físico ou mental; os que se sentem com baixo potencial energético para as suas atividades normais; os que praticam atividades físicas regulares e intensas (esportes, artes marciais, dança etc) e desejam melhorar o seu desempenho; os que creem que um melhor equilíbrio físico contribui para seu bem-estar emocional; e todos aqueles que buscam se aprofundar no auto-conhecimento.

ROLFING
UAU – Como se desenvolve o primeiro contato com o paciente que não conhece nada sobre o tema? É feita uma explanação do método e o que se espera dele?
Dra. Maria Helena – No primeiro encontro é feita uma anamnese e o rolfista explica sobre o método, esclarecendo todas as questões que o paciente possa ter em relação ao tratamento.
UAU – Os sintomas e as queixas do paciente são associados a doenças, ou apenas a desequilíbrio postural?
Dra. Maria Helena – Os pacientes podem apresentar dores, desequilíbrios posturais, patologias mais graves como hérnia de disco, escoliose, artrose, fibromialgia, etc.
UAU – Como se desenvolve o tratamento e quanto tempo ele dura?
Dra. Maria Helena – O Rolfing é uma terapia corporal amplamente reconhecida, que tem por objetivo levar o corpo a uma condição mais equilibrada e harmoniosa de postura e movimento.
Através de toques altamente especializados, profundos e precisos, o profissional de Rolfing® elimina as tensões e encurtamentos musculares que causam as dores, alteram a postura e dificultam os movimentos. O rolfista também ensina o cliente como usar melhor seu corpo para não sobrecarregá-lo durante as diferentes atividades físicas.Assim, sessão após sessão de Rolfing®, o cliente sente o corpo se alongar de maneira equilibrada, saudável e integrada; as dores crônicas diminuem e os movimentos ficam mais livres e fáceis.Depois de uma série de 10 a 15 sessões, o cliente se sente com mais vitalidade e energia devido a nova condição corporal alcançada.Após o Rolfing®, manter o equilíbrio corporal torna-se mais fácil, natural e confortável, e uma sensível melhora no nível da qualidade de vida é vivenciada.
UAU – Quais os benefícios para o paciente a curto e a longo prazo?
Dra. Maria Helena :
- Alinha, alonga e integra o corpo
- Alivia tensões e dores musculares crônicas
- Indicado para hérnia de disco, lombalgia e dor ciática
- Melhora a amplitude dos movimentos e articulações
- Melhora a circulação e a respiração
- Aumenta a consciência corporal
- Traz maior vitalidade ao indivíduo
- Evoca movimentos mais eficientes e graciosos
- Estimula o crescimento emocional
UAU – Quando o paciente é tratado por Rolfing, pode continuar com outros tratamentos em paralelo?
Dra. Maria Helena – Sim. Em geral o paciente é orientado sobre qual atividade e tratamentos são mais adequados.
UAU – Falando em outros tratamentos, O Rolfing é reconhecido pelas outras disciplinas da medicina? Pode-se dizer que é uma terapia complementar a elas?
Dra. Maria Helena – Sim. Hoje me dia o Rolfing é considerado uma terapia complementar à ortopedia, reumatologia e neurologia. É um curso de pós graduação e hospitais como o Albert Einstein oferecem atendimento e Rolfing em sua área de reabilitação.
UAU – Como está a divulgação e presença do Rolfing hoje no Brasil e no mundo?
Dra. Maria Helena – A cada ano o Rolfing vem sendo mais reconhecido no Brasil e no mundo como um alternativa de tratamento para problemas músculo esqueléticos. O Brasil é o único país onde o curso é oferecido a nível de pós graduação. Existe a Associação brasileira de Rolfing, representante oficial do Rolf Institute com sede em Boulder, no Colorado, EUA, que é responsável pela formação e congregação de profissionais. Existem associações coligadas na Europa, Japão e Canadá.
UAU – Para finalizar, alguma dica ou mensagem a nossos leitores?
Dra. Maria Helena – A consciência corporal é um dos segredos para a manutenção de uma vida longa e saudável! Nosso corpo nos dá muitos sinais quando alguma coisa não vai bem. É importante ficar atento a esses sinais! E cuidar antes que o problema se agrave!
Se você gostou desta entrevista, compartilhe:
Acompanhe nosso papo com outros profissionais que conversaram conosco sobre:
Entrevista: O SORRISO PERFEITO
Obrigada pelo convite para er entrevistada e falar sobre o Rolfing. Espeto que as informações ajudem os leitores! É um prazer fazer patente da equipe UAUCANCE! Abraços!