É POSSÍVEL RETARDAR O ENVELHECIMENTO DAS CÉLULAS?

ENVELHECIMENTO DAS CÉLULAS
ESTUDOS NO JAPÃO
O Professor Jun-Ichi Hayashi é conhecido como “Leão Branco” por causa de seus cabelos brancos e sua voz forte. Trabalha na Universidade de Tsukuba – Japão, e descobriu uma forma de retardar o processo de envelhecimento das células humanas. Hayashi regulou a produção de aminoácidos, que é, em parte, responsável por algumas das características de envelhecimento.
TEORIA DO ENVELHECIMENTO
A teoria mitocondrial do envelhecimento propõe que o envelhecimento é causado pelos defeitos mitocondriais associados de mutações no DNA. A acumulação destas alterações é associada ao início precoce de características relacionadas com o envelhecimento. Características como perda de cabelo, curvatura da coluna vertebral e osteoporose.
A PESQUISA
A pesquisa analisou a função das mitocôndrias em linhas de células humanas de jovens (com idade variando de um feto de 12 anos de idade) e idosos (com idade variando de 80-97 anos de idade). Os pesquisadores compararam a respiração mitocondrial e a quantidade de danos no DNA nas mitocôndrias dos dois grupos. Enquanto o grupo idoso tinha reduzido a respiração, não houve diferença na quantidade de danos no DNA entre os grupos de idosos e jovens. Isso sugere que uma outra forma de regulação genética (a regulação epigenética) pode ser responsável pelos efeitos do envelhecimento.
REGULAÇÃO GENÉTICA
TESTES
Para testar esta teoria, os investigadores reprogramado linhas celulares derivadas de fibroblastos humanos de jovens e idosos para um estado semelhante a célula estaminal embrionária. Incrivelmente, os defeitos associados à idade tinham sido revertidos – todos os fibroblastos (de jovens e idosos) tinham taxas de respiração comparáveis aos da linha celular de fibroblastos fetais. Isto indica que o processo de envelhecimento na mitocôndria é controlada por regulação epigenética, não por mutações.
Os pesquisadores buscaram genes que podem ser controlados epigeneticamente resultando em esses defeitos mitocondriais associadas à idade. Dois genes que regulam a produção de glicina nas mitocôndrias, CGAT e SHMT2, foram encontrados. Segundo os pesquisadores, alterando a regulação destes genes, eles poderiam induzir defeitos ou restaurar a função mitocondrial nas linhas de células de fibroblastos.
Estes resultados revelam que, ao contrário da teoria mitocondrial do envelhecimento, a regulação epigenética controla defeitos associadas à idade em linhas de células de fibroblastos humanos. Os estudos ainda são muito escassos, mas é um grande início para a descoberta da fonte da juventude!
Via Science Daily
– – -X X X – – –

CLIQUE PARA COMPARTILHAR NO FACEBOOK