A educação oferece condições para um envelhecimento intelectualmente saudável.
Ao falarmos em educação associada ao envelhecimento, consideramos que a população idosa hoje é bem maior que na década anterior, assim como a expectativa de vida das pessoas que querem viver melhor, mais qualidade de vida, mais prazer, que querem realizar sonhos outrora não realizados, desenvolver potencialidades ou habilidades que, por qualquer motivo, tenham ficado em segundo plano ou esquecidas no passado.
Segundo IBGE serão 30 milhões em 2041, por isso a importância da Educação na Terceira Idade. As pessoas na terceira idade têm muito para ensinar, porém ainda tem muito a aprender. Os idosos possuem o direito à educação, previsto no capítulo V, artigos 20 a 25, do Estatuto do Idoso (lei no 10741/2003) e um dos objetivos é a inserção e integração do idoso, pois é uma idade marcada por conflitos cognitivos, exclusão social e familiar.
A educação e o aprimoramento na terceira idade devem visar aspectos relativos ao melhor relacionamento, maior inserção social, elevação da autoestima, desenvolvimento de habilidades que proporcionem prazer, alegria de viver, facilidade de entendimento do mundo atual, não vivendo só do passado. Também pela convivência e troca com pessoas de outras gerações, pela curiosidade em desvendar as novas tecnologias como uso de telefone celular, manuseio de eletrônicos e eletrodomésticos, objetos estes que outrora eram raridade e que ao dominar o funcionamento estará se permitindo experimentar novas oportunidades de aprendizado, de lazer, entretenimento, possibilitando manter diálogo a respeito destas novas experiências, o que sem dúvida favorece e enriquece o relacionamento interpessoal.
Diversas são as disciplinas que podem ser oferecidas aos idosos, como por exemplo: artes, música, literatura, economia doméstica, educação física, turismo, internet, cuidados com a saúde, nutrição e ciências, entre outras. Como podemos ver, as disciplinas são muito interessantes e podemos aproveitar o conhecimento de todos os professores que uma universidade dispõe.
Para idosos que têm interesse em continuar estudando, foram criadas universidades específicas para a terceira idade. Abaixo você vai encontrar algumas opções para o Estado de São Paulo, mas a maioria dos Estados Brasileiros já oferecem esse tipo de ensino.
Universidade Aberta à Terceira Idade – Universidade Federal de São Paulo: www2.unifesp.br/proex/uati/
Universidade Aberta à Terceira Idade – Universidade de São Paulo: http://prceu.usp.br/usp3idade/
Universidade Aberta à Maturidade – PUC-SP: http://www.pucsp.br/pos-graduacao/especializacao-e-mba/universidade-aberta-a-maturidade
Universidade Sênior Sant’Anna – Uni Sant’Anna: http://www.unisantanna.br/site/cursos_livres/curso_livre_senior.aspx
No Guia Prático de Direitos da Pessoa Idosa também é possível encontrar universidades da Terceira idade em outras cidades do estado de São Paulo, mantidas pelo sistema Unesp. Veja abaixo:
http://unesp.br/Home/proex/guia_pessoa_idosa2013.pdf
—X-X-X—
Você também vai gostar de:
10 BENEFÍCIOS DE MANTER-SE CALMO
10 DICAS FÁCEIS PARA VIVER MUITO E BEM!
VOCÊ SABE O QUE É FATOR DE PROTEÇÃO SOLAR (FPS)?