Dicas para a alimentação do idoso
Ter uma boa alimentação é importante em todas as fases da vida. Porém, na terceira idade, esse cuidado precisa ser ainda maior.
Isso acontece porque o corpo nesse período torna-se mais sensível e mais suscetível a doenças. Cuidar da alimentação é, portanto, cuidar da saúde. Para acertar no prato e garantir mais saúde, veja 7 dicas saudáveis de alimentação para idosos e saiba o que evitar à mesa.
Saúde nos alimentos corretos
Nutrientes mais importantes
Com o envelhecimento, o corpo passa a precisar ainda mais de certos nutrientes, especialmente devido à perda de resistência e enfraquecimento do corpo.
O cálcio, por exemplo, é um dos nutrientes mais necessários porque ele ajuda a combater e evitar a osteoporose, tão comum nessa fase. O magnésio, por sua vez, ajuda a favorecer a absorção de cálcio pelo organismo. A vitamina A ajuda a visão, enquanto a vitamina D evita problemas de mobilidade como o reumatismo. Já as vitaminas do complexo B ajudam a manter o cérebro saudável e a imunidade protegida. Enquanto a vitamina E age como antioxidante e combate a degradação das células. Não menos importante, o ômega 3 ajuda a proteger o sistema cardiovascular, enquanto as fibras garantem um trânsito intestinal saudável.
Foco da alimentação para idosos
A dieta na terceira idade precisa ser rica em alimentos naturais, preferencialmente frescos e saudáveis. Apostar em legumes e verduras, como brócolis que é um dos alimentos que mais contém cálcio, é uma forma de ajudar a proteger a saúde.
Frutas cítricas são ricas em vitamina C
Ajudam o sistema imunológico, enquanto grãos como castanhas e nozes fornecem gorduras saturadas e benéficas para o organismo. Também vale a pena consumir alimentos como aveia, chia, proteínas magras como peixes de água funda, frutas de diferentes tipos e laticínios em geral. Por outro lado, é importante evitar alimentos ricos em gorduras maléficas, como os muito industrializados ou carnes vermelhas, já que representam risco agravado para o coração. Também é necessário diminuir o consumo de sódio e de açúcar por causa da hipertensão e da diabetes, respectivamente.
Dicas para uma alimentação mais saudável
No geral, algumas dicas podem ser adotadas para uma alimentação mais adequada para idosos e que forneça os nutrientes necessários:
- Invista em alimentos coloridos e diversificados para uma melhor mistura de nutrientes;
- Divida a dieta em 5 ou 6 refeições diárias e procure oferecê-las nos mesmos horários;
- Diminua a quantidade de sódio na comida e invista em temperos naturais;
- Dê preferência a frutas e evite doces;
- Sempre que possível, use alimentos orgânicos ou, no mínimo, frescos;
- Estimule a hidratação como um componente da alimentação;
- Garanta que o idoso tenha uma dieta personalizada e adequada às suas necessidades.
A alimentação para idosos precisa ser uma preocupação de modo a prolongar a expectativa de vida e garantir mais qualidade para o cotidiano. Com uma dieta balanceada e caprichada em nutrientes, o corpo e o cérebro funcionam melhor e a vida na terceira idade fica mais leve.

