O ENVELHECIMENTO DOS CABELOS

UAU ARTIGO 100


O primeiro fio aparece sorrateiramente, e desaparece no meio de tantos outros. Pouco a pouco, mais um, e outro e mais outro! O que está acontecendo? Por que o nosso cabelo começa a cair e ficar branco? Esta matéria vai esclarecer esta e outras tantas questões, e o porquê dos cabelos irem ficando brancos, mais finos e frágeis conforme a idade vem chegando.

O processo de envelhecimento dos cabelos se caracteriza basicamente por dois fenômenos: a redução da densidade dos fios o que os torna mais finos e a perda de melanina (pigmento que dá cor aos fios) que faz com que eles percam sua cor natural, deixando-os brancos.

CABELOS BRANCOS

Diminuição da espessura dos fios

O envelhecimento capilar também diminui a espessura dos fios, afinando-os gradualmente e tornando os cabelos ralos na terceira idade. Mas esse processo não deve ser confundido com a calvície genética, que pode afetar ambos os sexos!

Especificamente as mulheres, à medida que envelhecem, vão cultivando fibras de cabelo mais fracas e em menor quantidade; em parte, isso é causado por mudanças hormonais. O cabelo pode parecer mais fino e o couro cabeludo pode se tornar mais visível. 

UAUCANCE QUEDA DE CABELO

GRUPO SAUDE

Canície capilar (os cabelos brancos)

UAUCANCE CABELOS BRANCOS

A cor natural dos cabelos ocorre pela presença de um pigmento denominado melanina, produzido nos melanócitos, células presentes na matriz capilar. A perda da cor dos cabelos costuma começar entre os 30 e 40 anos de idade (as vezes até antes). Os cabelos grisalhos, em geral, aparecerem primeiro nas regiões das têmporas, depois nas áreas laterais da cabeça, e finalmente próximos à nuca.

O que pode ser feito para a saúde dos cabelos

A alimentação adequada pode ser um fator determinante para adiar a canície. A presença de substâncias antioxidantes (ácido ascórbico, licopeno, alfa-tocoferol, antocianinas, carotenoides) em alguns alimentos como o tomate, açaí, acerola, entre outros, podem ajudar a neutralizar os radicais livres.ACEROLA

A diminuição da descompensação da relação radicais livres/antioxidantes pode retardar e até mesmo reverter o processo oxidativo, diminuindo o aparecimento de fios brancos. Já foi observada a repigmentação espontânea dos cabelos em alguns indivíduos, especialmente naqueles casos em que os pelos brancos surgiram devido a distúrbios metabólicos ou nutricionais. Por exemplo, a canície associada ao déficit de vitamina B12 pode ser totalmente revertida com a sua reposição. No entanto, o grande tratamento para esse tipo de problema continua sendo a coloração dos fios com tinturas permanentes e semi-permanentes. Esses produtos tingem os cabelos brancos e, muitas vezes, de forma bastante natural, sendo uma excelente alternativa cosmética tanto para homens como mulheres.

TRANÇAS

Já os shampoos nutritivos não levam a uma alteração significativa na estrutura dos cabelos. Como os cabelos são mais finos e frágeis, recomenda-se usar shampoos catiônicos, para evitar o efeito frizz que esses fios normalmente adquirem.

UAUCANCE CONDICIONADOR

Os condicionadores com óleos essenciais e silicones, especialmente a dimeticona, ajudam a formar uma camada protetora nos fios, facilitando a sua penteabilidade e evitando danos decorrentes do ambiente, tais como vento, radiação ultravioleta e calor. Além disso, na hora de secar, deve-se evitar o uso de secador e chapinha muito quente. Recomenda-se também hidratações especiais com proteínas e ácidos graxos essenciais como a lanolina e a lecitina, feitos em salões de beleza especializados.

CABELOS LINDOS 1

Mas não se deixe levar por comentários de terceiros. O importante é que você se sinta bem, que se veja atraente independentemente da cor de seus cabelos. Tenha seu próprio estilo e lembre-se de se cuidar sempre!

Porta-comprimidos

—x-x-x —

compartilhar fb

RECEBA NOVIDADES UAUCANCE

Você também vai gostar:

 OS 10 MAUS HÁBITOS AO TOMAR MEDICAMENTOS

10 MOTIVOS PARA VOCÊ FAZER EXERCÍCIOS

COMO SE PROTEGER DOS RAIOS UV

EVITANDO AS RUGAS

One Response

Leave a Reply