PRIMEIRA PARTE DA SÉRIE VIVER COM POUCO DINHEIRO – ORÇAMENTO
Você não está sozinho quando o assunto é viver com pouco dinheiro. Mais e mais pessoas estão utilizando-se de alguns pequenos ajustes para prolongar a vida útil do salário mensal como nunca antes. É uma meta facilmente realizável com os métodos bastante simples. Você não só vai sobreviver, mas realmente curtir a vida. Encare isso como um desafio!
DEFINA UM ORÇAMENTO
1- Faça uma estimativa do seu rendimento.
Este é o primeiro passo para estabelecer qualquer tipo de orçamento. Para descobrir quanto dinheiro você pode gastar, você deve primeiro descobrir quanto dinheiro está disponível, não se esquecendo das taxas e impostos. Dê uma olhada no seu salário: quanto dinheiro você trouxe para casa no último mês? Se você é autônomo ou freelancer, certifique-se de quanto vai pagar de impostos. Se é um trabalhador assalariado, fica mais fácil, pois o imposto mais pesado já fica retido na fonte.
2 – Crie uma lista de despesas.
É fácil de calcular as despesas fixas (aluguel, empréstimos, condomínio, transporte, etc.) e as variáveis: alimentação, entretenimento, roupas, etc. Seja bem realista. Coloque sua cabeça para pensar: você doa dinheiro sem saber para quem e para que? Você bebe café no bar um dia sim e outro também? Sabe quais são seus débitos automáticos e quanto gasta esporadicamente? Certifique-se de levar em conta todos os custos!
3 – Confira onde você pode fazer cortes.
Durante a revisão da lista, encontre onde pode reduzir esses números malditos. Seu telefone fixo realmente faz falta? Você realmente precisa do pacote premium da TV a cabo? Você pode deixar de tomar o café na rua? Os itens mais fáceis de serem cortados são aqueles que você gasta e nem se dá conta que gastou.
Quando se trata de tecnologia, não tenha medo de negociar. Ligue para o seu provedor de serviços / TV / Internet e diga que você tem que diminuir custos. Você ficará surpreso com o quanto dinheiro consegue economizar fazendo isso. Quando achar que não dá para cortar mais nada, reveja sua lista de despesas e certamente encontrará mais alguma coisa.
4 – Defina metas.
Agora que você sabe quanto dinheiro você pretende economizar, considere o quanto você pode gastar em cada mês e a quanto você pode cortar. Daí é só se divertir!
Você pode estabelecer metas diárias, semanais e mensais, dependendo de seus planos. Você pode reservar uma quantia por dia para comer, uma quantia por semana para o supermercado, uma quantia mensal para diversão e assim por diante. Apenas certifique-se que você sabe exatamente onde vai gastar e onde vai economizar seu rico dinheirinho.
5 – Deixe uma reserva para emergências.
Haverá sempre uma surpresa: um defeito na torneira, a máquina de lavar que quebra, alguma doença que aparece do nada ou um presente que precise comprar. Considere uma quantia em seu orçamento para estes tipos de eventos.
6 – Estabeleça as prioridades dos extras.
Se tudo correr bem, você vai ter seu dinheiro para gastar adequadamente. Infelizmente dinheiro não cai do céu e está cada vez mais curto, por isso é importante priorizar. Você quer uma casa cheia de filhotes de cachorro ou uma manicure ou a lavagem do carro a cada semana? Bem, o que te faz mais feliz? Seja realista e elimine o desnecessário.
Esta matéria parte da série de três artigos sobre VIVER COM POUCO DINHEIRO, que você pode ler clicando nos títulos abaixo:
ORÇAMENTO
ESTILO DE VIDA
FAZENDO RENDER
Texto traduzido e adaptado da fonte:
http://it.wikihow.com/Vivere-con-Pochi-Soldi
