VIVER COM POUCO DINHEIRO – ORÇAMENTO

VIVER COM POUCO DINHEIRO - ORÇAMENTOPRIMEIRA PARTE DA SÉRIE VIVER COM POUCO DINHEIRO – ORÇAMENTO

Você não está sozinho quando o assunto é viver com pouco dinheiro. Mais e mais pessoas estão utilizando-se de alguns pequenos ajustes para prolongar a vida útil do salário mensal como nunca antes. É uma meta facilmente realizável com os métodos bastante simples. Você não só vai sobreviver, mas realmente curtir a vida. Encare isso como um desafio!

DEFINA UM ORÇAMENTO

  VIVER COM POUCO DINHEIRO - ORÇAMENTO

1- Faça uma estimativa do seu rendimento.

Este é o primeiro passo para estabelecer qualquer tipo de orçamento. Para descobrir quanto dinheiro você pode gastar, você deve primeiro descobrir quanto dinheiro está disponível, não se esquecendo das taxas e impostos. Dê uma olhada no seu salário: quanto dinheiro você trouxe para casa no último mês? Se você é autônomo ou freelancer, certifique-se de quanto vai pagar de impostos. Se é um trabalhador assalariado, fica mais fácil, pois o imposto mais pesado já fica retido na fonte.

VIVER COM POUCO DINHEIRO - ORÇAMENTO

2 – Crie uma lista de despesas.

É fácil de calcular as despesas fixas (aluguel, empréstimos, condomínio, transporte, etc.) e as variáveis: alimentação, entretenimento, roupas, etc. Seja bem realista. Coloque sua cabeça para pensar: você doa dinheiro sem saber para quem e para que? Você bebe café no bar um dia sim e outro também? Sabe quais são seus débitos automáticos e quanto gasta esporadicamente? Certifique-se de levar em conta todos os custos!

VIVER COM POUCO DINHEIRO - ORÇAMENTO

3 – Confira onde você pode fazer cortes.

Durante a revisão da lista, encontre onde pode reduzir esses números malditos. Seu telefone fixo realmente faz falta? Você realmente precisa do pacote premium da TV a cabo? Você pode deixar de tomar o café na rua? Os itens mais fáceis de serem cortados são aqueles que você gasta e nem se dá conta que gastou.

GRUPO SAUDE

Quando se trata de tecnologia, não tenha medo de negociar. Ligue para o seu provedor de serviços / TV / Internet e diga que você tem que diminuir custos. Você ficará surpreso com o quanto dinheiro consegue economizar fazendo isso. Quando achar que não dá para cortar mais nada, reveja sua lista de despesas e certamente encontrará mais alguma coisa.

VIVER COM POUCO DINHEIRO - ORÇAMENTO

4 – Defina metas.

Agora que você sabe quanto dinheiro você pretende economizar, considere o quanto você pode gastar em cada mês e a quanto você pode cortar. Daí é só se divertir!

Você pode estabelecer metas diárias, semanais e mensais, dependendo de seus planos. Você pode reservar uma quantia por dia para comer, uma quantia por semana para o supermercado, uma quantia mensal para diversão e assim por diante. Apenas certifique-se que você sabe exatamente onde vai gastar e onde vai economizar seu rico dinheirinho.

VIVER COM POUCO DINHEIRO - ORÇAMENTO

5 – Deixe uma reserva para emergências.

Haverá sempre uma surpresa: um defeito na torneira, a máquina de lavar que quebra, alguma doença que aparece do nada ou um presente que precise comprar. Considere uma quantia em seu orçamento para estes tipos de eventos.

VIVER COM POUCO DINHEIRO - ORÇAMENTO

6 – Estabeleça as prioridades dos extras.

Se tudo correr bem, você vai ter seu dinheiro para gastar adequadamente. Infelizmente dinheiro não cai do céu e está cada vez mais curto, por isso é importante priorizar. Você quer uma casa cheia de filhotes de cachorro ou uma manicure ou a lavagem do carro a cada semana? Bem, o que te faz mais feliz? Seja realista e elimine o desnecessário.

Esta matéria parte da série de três artigos sobre VIVER COM POUCO DINHEIRO, que você pode ler clicando nos títulos abaixo:

ORÇAMENTO

ESTILO DE VIDA

FAZENDO RENDER

Texto traduzido e adaptado da fonte:

http://it.wikihow.com/Vivere-con-Pochi-Soldi

COMPARTILHAR FACEBOOK

COMPARTILHAR WHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!