VIVER COM POUCO DINHEIRO – ESTILO DE VIDA

SEGUNDA PARTE DA SÉRIE VIVER COM POUCO DINHEIRO – ESTILO DE VIDA

Você não está sozinho quando o assunto é viver com pouco dinheiro. Mais e mais pessoas estão utilizando-se de alguns pequenos ajustes para prolongar a vida útil do salário mensal como nunca antes. É uma meta facilmente realizável com os métodos bastante simples. Você não só vai sobreviver, mas realmente curtir a vida. Encare isso como um desafio!

MUDE SEU ESTILO DE VIDA

2-1

1 – Separe o dinheiro imediatamente.

Para a maioria das pessoas, esta é uma mudança difícil. Muitos estão acostumados a receber o salário e sair torrando até que acabe. Isso tem que mudar. Lembre-se de que você tem como meta, economizar! Se você não tem muito dinheiro à mão, fica mais fácil. Ah, cartões de crédito devem ser considerados dinheiro, ok?

Guarde seu dinheiro no banco, aplique-o. Não tem conta em banco? Guarde num local onde não seja tão fácil alcança-lo quando bate a tentação. Em último caso, peça para a sua mãe ou alguém de confiança guarda-lo, desta forma você será forçado a viver com o que estiver definido em seu orçamento.

2-2

2 – Torne-se menos dependente.

Nesta era tecnológica pode ser um grande desafio: você é parte da cultura de pratos prontos, dos restaurantes e dos deliveries de comidas. Para viver com menos dinheiro, este modo de vida tem que mudar. Você vai ter que fazer a maioria das coisas por conta própria.

Comece a cozinhar. Além de saudável e divertido, é também muito mais barato. Faça quantidades maiores, assim poderá congelá-los e armazená-los para os dias de vacas magras.

GRUPO SAUDE

Cultive seu alimento. Isto te coloca num outro patamar. Cultivar legumes e hortaliças é barato, e requer dedicação. Não tem espaço? Um vaso na janela pode resolver este problema.

Conserte suas roupas. Quantas pessoas jogam as roupas quando percebem um pequeno furo? Vamos lá, começar a trabalhar. Reformando-as, o seu dinheiro permanecerá no banco e você ainda terá a oportunidade de criar um estilo muito pessoal, um olhar que nenhuma outra pessoa possui.

VIVER COM POUCO DINHEIRO - ESTILO DE VIDA

3 – Encontre uma segunda fonte de renda.

Se você quer mais dinheiro você vai precisar de outro emprego. Mas não pense em ser forçado a vestir um avental ou preencher as planilhas. Algum trabalho esporádico, como pintor, jardineiro, babá ou consultor, pode melhorar o seu estilo de vida e fazer você se sentir mais aliviado. É para ser feliz, não para ser rico.

VIVER COM POUCO DINHEIRO - ESTILO DE VIDA

4 – Encontre alguém para compartilhar a moradia e dividir despesas.

É o chamado aluguel compartilhado. Isso pode fazer seu dinheiro durar mais. A maioria das despesas são compartilhadas. O aluguel, a TV, a internet, o condomínio são os mesmos, mas o custo cai pela metade. Além do mais, uma pessoa bacana vai te fazer bem e ainda vai sobrar um dinheirinho para comprar pizza no sábado ou sorvete no domingo.

VIVER COM POUCO DINHEIRO - ESTILO DE VIDA

5 – Elimine maus hábitos.

Vícios podem ser caros. Os mais comuns são o álcool, o cigarro e as drogas, mas a lista é grande. Se uma coisa não constitui o núcleo de sua existência, então você realmente não precisa dela. Faça um exame de consciência e elimine o desnecessário.

VIVER COM POUCO DINHEIRO - ESTILO DE VIDA

6 – Use dinheiro.

Ter algo concreto na mão pode fazer a diferença. Os cartões de crédito são verdadeiras armadilhas que acabam com o seu orçamento. Tenha dinheiro suficiente para cada semana. Quando terminar, você não terá como gastar. Parece uma solução um pouco “extrema”, mas vai te ensinar rapidamente a gastar somente com o que realmente precisa!

VIVER COM POUCO DINHEIRO - ESTILO DE VIDA

7 – Mude o seu ponto de vista.

De toda essa conversa sobre mudanças de estilo de vida para economizar, o mais importante é a sua mente. Se você se sente miserável se não comer em um restaurante chique, isso pode ser uma mudança drástica para você. Mas se você pode mudar seu ponto de vista e não se sentir pobre, seu plano de poupança será tranquilo. Não ligue para o que os outros vão pensar. Seja feliz com o que você tem. Tudo depende de sua mente, se você aceitar a sua situação, você será uma pessoa feliz, o que realmente importa.

Esta matéria parte da série de três artigos sobre VIVER COM POUCO DINHEIRO, que você pode ler clicando nos títulos abaixo:

ORÇAMENTO

ESTILO DE VIDA

FAZENDO RENDER

Texto traduzido e adaptado da fonte:

http://it.wikihow.com/Vivere-con-Pochi-Soldi

COMPARTILHAR FACEBOOK

COMPARTILHAR WHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!