VINAGRE DE MAÇÃ UM PODEROSO ALIADO

VINAGRE DE MAÇÃ UM PODEROSO ALIADO

Muitos benefícios em um único lugar

Pouca gente vê no vinagre de maçã um poderoso aliado que contém uma série de benefícios para a saúde. Ele contribui para o emagrecimento, conta com ação antioxidante, protege o fígado. Também previne o diabetes, câimbras, tem ação diurética e melhora as articulações e a digestão.

Muitas possibilidades

O alimento pode ser feito a partir de qualquer alimento que contenha açúcar.

Pode ser maçã, uva, framboesa, maracujá, cana de açúcar, kiwi, laranja, tangerina, manga, mel, melado, arroz, malte, milho, vinho, álcool, entre outros.

No caso da versão com a maçã, a fruta sofre um processo de fermentação por leveduras benéficas e por bactérias chamadas acetobacter. Os açúcares naturais são transformados em álcool e depois ele é convertido em ácido acético. A concentração usual no vinagre de maçã é de 5% de ácido acético e 95 % de água, além de alguns minerais, vitaminas e fitoquímicos, como os polifenóis, que ajudam a proporcionar um sabor diferenciado e seus inúmeros benefícios. O vinagre de maçã possui mais substâncias benéficas do que os demais vinagres.

Ele contém ácido acético, enzimas, catequinas e quercetinas, que são antioxidantes. E também traços de fibra solúvel, betacaroteno e minerais, especialmente o potássio.

Veja no vinagre de maçã um poderoso aliado 

O vinagre de maçã possui boas quantidades de ácido acético. Este ácido inibe a ação de várias enzimas que digerem os carboidratos, entre elas amilase, sacarase, maltase e lactase. Assim, este ácido é um bloqueador natural da absorção de amidos e açúcar. Quando estas enzimas são bloqueadas, os carboidratos passam direto através do trato digestivo. Desta maneira, são eliminadas calorias que se tivessem sido absorvidas contribuiriam para o aumento de peso. O ácido acético ainda melhorará a eficiência dos músculos e a recuperação após os treinos.

GRUPO SAUDE

Além disso, a substância faz com que a glicose seja liberada lentamente no sangue. Isso ajuda a prevenir o diabetes.

O alimento também possui boas quantidades de quercetina. Ela é importante porque possui ação antioxidante, melhora a imunidade. Também ajuda a reduzir os efeitos da histamina, uma substância que causa os sintomas de inflamação e alergia.

Outras substâncias com ação antioxidante presentes no vinagre são as catequinas. O vinagre de maçã conta com traços de fibras, como a pectina, que proporciona saciedade, absorção de gorduras e melhora o trânsito intestinal. Ainda é rico betacaroteno, que evita problemas de visão e protege a pele, e potássio, que é essencial para o funcionamento celular.

Benefícios comprovados do vinagre de maçã

Diminui a rigidez articular:

O vinagre de maçã melhora a rigidez articular porque o ácido acético tem uma ação quelante (de eliminação) de cristais de minerais que se depositam nas articulações.

Alivia incômodo gastrointestinal

No caso de diarreia por infecção causada por bactéria, o líquido pode ajudar devido a suas propriedades antibióticas. Alguns especialistas também sugerem que a pectina encontrada no vinagre de maçã pode ajudar a acalmar espasmos intestinais. Basta misturar de uma a duas colheres de sopa do líquido em água ou suco de maçã e beber.

Auxilia na digestão

Este benefício ocorre porque o vinagre de maçã é fermentado e rico em enzimas, assim o alimento fica menos tempo retido no estômago e também pode haver melhora na azia e no refluxo.

Acaba com soluços

Há muitos “remédios” para “parar” soluços, segundo a sabedoria popular. Tente este da próxima vez em que tiver o incômodo: uma colher de chá de vinagre de maçã garganta abaixo!

Trata o cabelo

Para os cabelos oleosos, o vinagre tem função de limpeza. Enxágue o cabelo com uma mistura de duas colheres de sopa de vinagre em um copo de água.

Alivia dor de garganta

Aos primeiros sinais de dor de garganta, tente um dos dois métodos

  1. misture ¼ de vinagre de maçã com água morna e gargareje de hora em hora
  2. misture uma colher de sopa do líquido com água quente e um pouco de mel e beba.

Combate a coceira

Um pouquinho de vinagre aplicado com algodão é comumente recomendado para fazer com que uma mordida de mosquito pare de coçar.

Minimiza problemas na pele

Muitos que sofrem de problemas dermatológicos adoram vinagre de maçã por reduzir inflamação. Tente dar uma pincelada de vinagre nas áreas afetadas fazendo uso de algodão.

Diminui os níveis de glicose

O vinagre de maçã tem também propriedades para combater a diabetes. Muitos estudos têm mostrado seu efeito positivo nos níveis de açúcar do sangue. Duas colheres de sopa do vinagre antes de ir para a cama abaixam a glicose pela manhã de 4% a 6%.

Auxilia na perda de peso

O alimento ajuda a reduzir picos de insulina e o nível de glicose após refeições ricas em carboidratos. Os picos de insulina são inimigos do emagrecimento porque quando o carboidrato é absorvido rapidamente pelo sistema digestivo, o nível no sangue sobe subitamente.

Assim o pâncreas libera muita insulina que, por sua vez, irá baixar subitamente os níveis de glicose no sangue, levando a uma hipoglicemia reativa e consequente sensação de fome.

Previne o diabetes

O vinagre de maçã ajuda a prevenir a doença porque reduz os níveis de glicose e consequentemente os picos de insulina após refeições ricas em carboidratos. Quando a insulina é produzida e liberada no corpo em grandes quantidades levando aos picos, alguns tecidos e órgãos começam a reduzir sua resposta a ela, sendo preciso mais insulina para armazenar a mesma quantidade de glicose. Esse processo leva a um quadro chamado de resistência à insulina, que, se não for revertido, pode evoluir para diabetes do tipo 2.

Protege o fígado

O vinagre de maçã possui os ácidos málicos, lático e cítrico que ajudam na saúde do fígado e também o tornam mais eficaz no processamento das toxinas, auxiliando o corpo a eliminá-las de forma mais rápida.

Contraindicações

Pessoas que sofrem com úlcera devem evitar o consumo do vinagre em geral. Quem tem problemas gástricos precisa fazer uma série de restrições no dia a dia e não deve consumir muito vinagre. Também é recomendado que esses indivíduos evitem sucos ácidos, refrigerantes, condimentos, chás e café. Isto porque estes alimentos podem irritar o estômago.

compartilheWHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!