Para facilitar a inclusão no mercado de viagens das pessoas com mais de 60 anos, aposentados e pensionistas, o Ministério do Turismo criou o Programa Viaja Mais Melhor Idade. Descontos, condições especiais e serviços personalizados proporcionaram a esse público a chance de usufruírem dos benefícios da atividade turística com ofertas com descontos e vantagens exclusivas.
Com isso, os turistas da terceira idade ganharam atenção redobrada das agências de viagem. São inúmeros destinos e varias opções que permitem conciliar conforto, atividades adequadas e infraestrutura. A seguir listamos alguns destinos mais procurados em agências especializadas em atender a esse público tão importante.
1 – Águas de Lindóia (SP)
Situada a 180 quilômetros de São Paulo, a cidade atrai muitos turistas da terceira idade por causa de seus balneários de águas termais. Além disso, a paisagem serrana e o ar puro de Águas de Lindóia trazem a tranquilidade que muitos viajantes procuram.
2 – Caldas Novas (GO)
Destino preferido dos que buscam tratamentos ou apenas relaxar nas águas termais, Caldas Novas oferece uma grande variedade de hospedagens – tem o maior complexo hoteleiro do Centro Oeste. As águas quentes chegam aos 51ºC e são procuradas por suas propriedades terapêuticas. Diversão para todas as idades!
3 – Serra Negra (SP)
Quem gosta de viajar para fazer boas compras, deve incluir Serra Negra em seu roteiro. Famosa pela produção de malhas, a cidade do interior de São Paulo, abriga feiras de artesanato e inúmeras lojas de malhas.
4 – Cidades históricas (MG)
Consideradas patrimônio da humanidade, as cidades históricas de Minas Gerais (Ouro Preto, São Thomé das Letras, Mariana, Tiradentes, entre outras) são um passeio imperdível. Visitar as diversas igrejas banhadas a ouro e decoradas com obras de grandes artistas, como Aleijadinho, é uma experiência emocionante. Algumas cidades, como Ouro Preto, apresentam terreno bastante íngreme. Por isso, o ideal é contratar os serviços de uma van, para facilitar a locomoção e aproveitar o passeio ao máximo. As ruas de paralelepípedo também podem dificultar a caminhada. A dica é usar calçados confortáveis.
5 – Fortaleza (CE)
As águas quentes do mar de Fortaleza e as opções de diversão que uma grande cidade oferece são os principais atrativos da capital do Ceará. O artesanato também marca presença em Fortaleza: bordados, crochês, tecelagens e palhas trançadas são encontrados nas diversas feiras e mercados da cidade.
6 – Roteiro dos Vinhos (RS)
No roteiro enoturístico das cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua, o visitante conhece a estrutura interna das vinícolas, os vinhedos e degusta vinhos elaborados no local. Cursos de viticultura e degustação de vinhos também são oferecidos aos turistas.
7 – Holambra (SP)
Esta colônia de holandeses, apelidada de “Cidade das Flores”, convida o turista a relaxar e curtir a natureza local. Além do atrativo principal (as flores), Holambra oferece passeios em parques, bairros com arquitetura europeia e restaurantes de culinária holandesa. Maior produtora de flores e plantas ornamentais do País, a cidade recebe anualmente, em setembro, o maior evento de flores da América Latina, a Expoflora.
8 – Natal (RN)
Também bastante procurada pelos turistas da terceira idade, esta cidade do litoral nordestino oferece paisagens de tirar o fôlego e aventuras mais ousadas, como passeios de dromedário ou de buggy pelas dunas. Considerada uma das costas mais bonitas do Nordeste, Natal vale a pena pelas praias paradisíacas e pela infraestrutura que oferece.
9 – Pernambuco (PE)
A Oficina Brennand surge em 1971 nas ruínas de uma olaria do início do século XX, bem próximo a Recife, como materialização de um projeto obstinado e sem trégua do artista Francisco Brennand. Vale visitar também o Instituto Ricardo Brennand, sediado em um complexo arquitetônico em estilo medieval, composto por três prédios: Museu Castelo São João, Pinacoteca, Galeria e a Capela Nossa Senhora das Graças, circundados por um vasto parque. Para quem gosta de praia, não pode perder o passeio até a Coroa do Avião.
10 – Socorro (SP)
Próxima a Serra Negra, a tranquila Socorro também oferece boas opções para compras. A cidade conta com uma feira permanente de malhas e de artesanato, além de atividades ecológicas, como trilhas e caminhadas leves. Não deixe de conhecer a antiga usina hidroelétrica da cidade, construída pelos ingleses no início do século 20.
Para quem mora em São Paulo ou queira explorar as cidades turísticas paulistas, acesse o link da Secretaria de Turismo do Governo do Estado de São Paulo e assista os vídeos de diversos destinos. http://www.turismo.sp.gov.br/imprensa/noticias/2624
—X-X-X—
Você também vai gostar de:
COMO CUIDAR DAS RUGAS E MANTER A PELE JOVEM