TREMOÇO PARA A REDUZIR O COLESTEROL?

TREMOÇO PARA A REDUZIR O COLESTEROL?

UM ALIADO PARA REDUZIR O COLESTEROL

O tremoço é uma leguminosa da mesma família da ervilha e da fava e bastante rico nutricionalmente: possui três vezes mais proteínas e duas vezes mais fósforo do que o leite de vaca, uma quantidade elevada de cálcio, vitaminas E e do complexo B, fósforo, potássio, ácidos gordos insaturados (ómega 3 e 6), ferro e fibras. Em regra, a composição nutricional é a seguinte: 36 a 52% de proteína, 5 a 20% de gordura, 30 a 40% de fibra alimentar.

GORDURA

No que diz respeito à gordura, a sua composição é, na sua grande maioria, ácido oleico e linoleico (gordura presente no azeite), constituindo 86% da gordura total. Acresce que o tremoço possui três vezes mais fibra do que a aveia e o trigo e, dessa fibra, a sua grande maioria tem a capacidade de reter o colesterol LDL no intestino e facilitar a sua eliminação nas fezes. O teor em amido também é reduzido, o que explica o papel deste alimento no controle do índice glicêmico (teor de açúcar no sangue) e consequentemente, na redução da incidência da obesidade na população; também é um alimento indicado para quem sofre de problemas ósseos e reduz o apetite. Além disso, as suas propriedades emolientes, diuréticas e cicatrizantes favorecem a renovação das células.

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OUTRAS PROPRIEDADES

Todavia, desde há cerca de três mil anos atrás, o tremoço tem igualmente outras aplicações. A farinha de tremoço é utilizada na produção de bolachas, pão, biscoitos, massas; alimentação para animais não-humanos; indústria farmacêutica; melhoramento dos solos (é denominado “adubo verde” pois evita a utilização de adubos convencionais e prepara os solos em particular para o cultivo do milho, melão e trigo), etc.

TREMOÇO PARA A REDUZIR O COLESTEROL?

ALGUNS CUIDADOS

O grão seco é tóxico – contém a substância alcalóide lupanina que lhe confere um sabor amargo. Só depois de cozido e colocado de molho em água salgada se torna comestível. É um aperitivo bastante apreciado no nosso país especialmente no verão em cafés e esplanadas típicos. Geralmente acompanhados por cerveja e apelidado “marisco dos pobres”. Os tremoços têm, em média, 1/6 das calorias, por peso em relação a outros aperitivos como amendoins ou batatas fritas.

GRUPO SAUDE

O único senão é o sal que lhe é acrescentado. Mas isso pode ser corrigido lavando bem os tremoços ou colocando-os de molho.

Para os vegetarianos, o tremoço apresenta-se como mais uma leguminosa de opção, aumentado o leque de escolha dos fornecedores de proteína de alto valor biológico na dieta humana.

Fonte: www.centrovegetariano.org/Article-519-O%2Btremo%25E7o.html

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