TAI CHI, AJUDA PARA OS IDOSOS

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Tai chi é uma prática chinesa milenar que melhora a saúde e o bem-estar, especialmente para os idosos, porque fortalece os músculos das pernas e melhora o equilíbrio, evitando assim, quedas perigosas devido a problemas como artrite, fraqueza muscular, demência e outros problemas de saúde relacionados à idade.

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Um estudo revelou que, quem pratica essa técnica, reduz significativamente (em até 35%) as quedas, uma das principais causas de lesões graves nos idosos que, muitas vezes, levam à morte.

O Tai Chi tem crescido em popularidade em todo o mundo, é caracterizado por movimentos lentos e repetitivos e baseia-se na coordenação e relaxamento ao invés de tensão muscular. Acredita-se que a concentração da mente exclusivamente nos movimentos, ajuda a levar a um estado de calma mental e clareza, reduzindo a pressão arterial. Adicionalmente, cientistas concluíram também que, a melhora da função cardíaca combinada com o aumento da força muscular, é a técnica mais adequada para os idosos para manter a boa saúde e é considerada atualmente, como uma técnica de medicina preventiva.

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Trata-se de exercícios muito tranquilos, bons para a saúde física e mental, de baixo impacto, com movimentos corporais bem disciplinados. Pode ser feito em pé ou mesmo sentado e ajuda muito na memória. Pode ser realizado em qualquer lugar, a qualquer momento e sem qualquer equipamento adicional ou roupas especiais. Vários fisioterapeutas e profissionais da saúde já adotam um programa de exercícios intensivos para pessoas idosas com propensão a quedas, incluindo treinamento de força, equilíbrio e movimentos tridimensionais, como o tai chi e a dança. Normalmente o programa envolve três sessões por semana durante três meses, ou sessões duas vezes por semana por seis meses.

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Os exercícios servem também para ensinar às pessoas mais velhas como se levantarem com segurança em caso de quedas, pois muitas vezes, até mesmo aqueles que não se feriram, continuam no chão por horas, pois não conseguem se levantar sozinhos.

Veja a seguir, algumas dicas que as pessoas idosas podem seguir para melhorar o seu equilíbrio e evitar quedas:

Mantenha-se ativo

Treine em especial, força e equilíbrio, já que estes irão ajudar a mantê-lo estável e seus ossos fortes.

Mantenha a saúde de seus olhos em dia

Consulte sempre um oftalmologista, pois a visão pode afetar o seu equilíbrio.

Cuide da saúde de seus pés

Dores nos pés e sapatos inadequados, podem afetar o seu equilíbrio.

Elimine potenciais perigos de sua casa

Elimine tapetes soltos, tenha uma boa iluminação, instale barras de segurança no banheiro e corrimãos onde houver degraus. Essa pequenas coisas podem ajudá-lo a ser mais independente e menos propenso a cair.

Fique atento aos seus medicamentos

Alguns podem causar tonturas ou ter algum tipo de interação medicamentosa quando combinados com outros medicamentos ou substâncias. Converse com o seu médico caso isto esteja acontecendo.

Fortaleça seus ossos

Exercícios, dieta balanceada e vitamina D. A melhor fonte de vitamina D é a luz solar.

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As quedas não podem ser consideradas “normais” no envelhecimento. Caso tenha tido alguma queda ou já se preocupa com elas por não ter muita confiança em seu equilíbrio, converse com um fisioterapeuta ou outro profissional de saúde que irá lhe ajudar.

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