TRADIÇÃO ALEMÃ COM SABOR DE ITÁLIA!
O strudel de maçã é um doce tipicamente alemão, mas que levou um toque italiano e acabou virando um símbolo do Natal Trentino.
VOCÊ VAI PRECISAR DE
Para o recheio
- 4 maçãs
- 5 colheres (sopa) de açúcar refinado
- 1 colher (chá) de canela em pó
- 1 pitada de cravo em pó
- 50 g de nozes ou pinholes
- 100 g de passas
- Casca ralada de um limão
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- ½ xícara (chá) de pão ralado
Para a massa
- 1 ovo (só a clara)
- 1 xícara (chá) de farinha de trigo
- 2 colheres (sopa) de azeite extra virgem
- 1 pitada de sal
- 5 colheres (sopa) de água morna
PREPARE O STRUDEL DE MAÇÃ À MODA ITALIANA
Comece preparando a massa: em uma panela pequena, aqueça um pouco de água. Em uma batedeira, coloque a clara com metade da farinha, o azeite, o sal e água e bata por 2 minutos. Retire da batedeira, adicione a farinha restante e amasse com as mãos em uma superfície enfarinhada. Faça uma bola com a massa, embrulhe em filme plástico e em uma toalha e deixe descansar na panela aquecida anteriormente (sem a água). Em seguida, prepare o recheio: em uma tigela, coloque as maçãs cortadas em cubinhos, o açúcar, a canela, o cravo, os pinholes (ou nozes), as passas, a casca do limão, a baunilha e o pão ralado e misture com uma colher.
Na sequência, abra a massa no formato de um retângulo sobre um pano de prato enfarinhado; passe manteiga derretida nas bordas e coloque o recheio no centro da massa. Com a ajuda do pano, dobre a massa ao meio e feche as bordas com cautela. Pincele a superfície com a gema batida e leve ao forno por 40 minutos a 190º C. Quando estiver assado, corte em fatias, polvilhe açúcar de confeiteiro e canela em pó e sirva com chantilly e sorvete de creme.
