SOLIDÃO FAZ MAL À SAÚDE

SOLIDÃO

OS MALES DA SOLIDÃO

Pesquisas mostram que a solidão pode levar ao desenvolvimento de ansiedade social, depressão e paranoia. Uma pessoa pode sentir-se só, mesmo tendo milhares de outras pessoas ao seu lado.

Depressão

É fácil confundir solidão e depressão, mas são coisas bem diferentes. A solidão é um conjunto de sentimentos negativos que surgem a partir do contraste das relações e cotidiano que uma pessoa tem e as que ela deseja ter. Já a depressão afeta como a pessoa se sente no geral.

A depressão não é causada pela solidão, mas pode ser pelo fato de sentir-se só, desamparado, abandonado. É o sentimento que dá forças para a depressão e se não tratado, pode levar a pensamentos suicidas. Isso porque a pessoa não está preparada para associar estes pensamentos como sendo parte da doença e não um desejo próprio. Com o tratamento, normalmente estes pensamentos são controlados e a pessoa consegue voltar a ter uma melhora na qualidade de vida.

Sentimento de vazio

Psicologicamente, a solidão é descrita como um forte sentimento de vazio e solidão que tornam os outros sentimentos sem importância. Pode levar a um colapso emocional e muitos distúrbios psicológicos. A solidão é algo que todo mundo enfrenta em algum momento ou outro, mas em vez de se tornar vítima, deve-se ter forças para lutar e evitar tornar-se um ser antissocial aprendendo a confiar e amar pessoas que querem ajudar.

solidao 1

Causas

Existem muitas causas para a depressão e não importa o quão saudável estamos fisicamente. Não podemos ignorar os problemas emocionais que enfrentamos. Solidão e depressão não escolhem nem idade e nem sexo.

GRUPO SAUDE

Adultos e idosos sofrem de solidão devido a percalços financeiros e sociais. Um trabalho ou carreira inadequados, incapacidade de cumprir seus compromissos financeiros, as pressões em geral, problemas de relacionamento e até mesmo doenças podem colaborar para o indivíduo se isolar.

Idosos que são abandonados por seus filhos ou aqueles que nunca encontraram o amor de sua vida, muitas vezes acabam sozinhos e sem ninguém para conversar. Sentar-se sozinho em um canto, com quase nenhuma memória de uma família, traz muita tristeza e cada vez mais, o isolamento como castigo por uma culpa que ele mesmo se atribui e que na verdade, não existe.

Reconheça e entenda que a solidão é um sinal para fazer algo diferente do que você geralmente faz e tenha atitude para mudar.

Dicas para superar a depressão e solidão

  • Opte por alimentos saudáveis, exercícios e ar fresco;
  • Adote uma linguagem corporal positiva e tente se interessar pelo que os outros falam;
  • Se “abra” um pouco mais. Faça novos amigos e compartilhe seus sentimentos com mais frequência, isso ajuda a reduzir “culpas” que só existem dentro de nossas cabeças;
  • Se você não tem ninguém para falar, arranje um animal de estimação, procure um vizinho ou mesmo um psiquiatra, mas comunique-se;
  • Comece a acreditar em si mesmo e a participar de atividades sociais. Vá ao parque, nade, faça aulas de música, aprenda a dançar, a pintar, a costurar, a jogar (com alguém). Vá fazer compras ou simplesmente caminhar. Tudo isso na companhia de alguém!
  • Faça uma pausa para conhecer novas pessoas, visite sua família e amigos;
  • Tente encontrar soluções para seus problemas, e não fugir deles por medo;
  • Tome decisões e seja forte o suficiente para fazer as mudanças ao seu redor, pois isso vai aumentar sua confiança e dar-lhe uma perspectiva positiva para a vida;
  • O mundo é um ótimo lugar para se viver se você puder fazer o melhor para você mesmo. Não deixe que os outros moldem sua personalidade ou controle suas vontades;
  • Consulte um terapeuta ou converse com alguém de confiança, não deixe aquilo que te faz mal, te consumir.

solidao2

Força de vontade

Solidão é um passo para a depressão. “Curar” a solidão é relativamente fácil. Basta que você tenha um pouco de força de vontade e sobretudo, tenha iniciativa para mudar esse quadro. Se ele evoluir para uma depressão, o tratamento e as consequências podem ser bem mais complicados.

—X-X-X—

GOSTOU DESTA MATÉRIA?

compartilhar fb