SINTOMAS DE PERDA DA MEMÓRIA

SINTOMAS DE PERDA DA MEMÓRIA

O desaparecimento das lembranças com a idade

Os sintomas de perda da memória são muitos e geram uma série de problemas para o paciente e também para quem convive com ele.  Os sintomas mais comuns de Alzheimer e outras demências relacionadas com a idade estão listados abaixo. Nem todos apresentam todos esses sinais e nem todas as pessoas com esses sintomas têm Alzheimer ou demência relacionada com a idade. Algumas interações medicamentosas e outras causas, muitas vezes se confundem com os sintomas da demência senil. Por isso, vale sempre uma conferida na bula dos medicamentos dos idosos para verificar os efeitos que estes podem causar.

curtirFB

Perda de memória recente

Todo mundo esquece coisas por algum tempo, mas se lembra delas mais tarde. Pessoas com demência se esquecem das coisas e nunca se lembra delas. Eles podem fazer a mesma pergunta várias vezes, esquecendo que você já respondeu e nem sequer se lembram que já fizeram a pergunta.

Dificuldade em realizar tarefas corriqueiras

O indivíduo pode preparar uma refeição e esquecer de servi-la. Algumas vezes esquece até de cozinhar.

Problemas com a linguagem

Pessoas com demência podem esquecer palavras muito comuns ou usar as palavras erradas, tornando difícil de se fazerem entender, o que pode acabar causando uma explosão de raiva dirigida ao interlocutor.

Desorientação temporal e espacial

O indivíduo pode se perder em sua própria rua, esquecer como chegar a um determinado lugar ou como voltar para casa.

GRUPO SAUDE

Dificuldade de julgamento

Qualquer pessoa pode se distrair e descuidar de um filho por um tempo curto. Pessoas com demência podem esquecer dos filhos e sair de casa o dia todo.

Problemas com o pensamento abstrato

Qualquer um pode ter problemas para equilibrar sua conta bancária de tempos em tempos; pessoas com demência podem esquecer o que os números significam e como usá-los.

Perda de objetos

Os pacientes podem colocar objetos nos lugares errados – um telefone na geladeira ou um relógio de pulso no açucareiro, o que os impedem de encontrá-los posteriormente.

Alterações no humor

Todo mundo é ocasionalmente temperamental, mas os pacientes podem ter alterações de humor rápidas, indo da serenidade ao choro ou à raiva em apenas alguns minutos.

Alterações de personalidade

Os pacientes podem ter mudanças drásticas na personalidade, muitas vezes tornando-se irritados, desconfiados ou cheios de medos.

Perda de iniciativa

Os pacientes podem ficar isolados, não querendo ir a lugares ou ver outras pessoas.

SINTOMAS DE PERDA DA MEMÓRIA

Mesmo que o idoso apresente alguns destes sintomas, eles podem não ter Alzheimer. Muitos outros distúrbios têm os mesmos sinais.

Outras causas de perda da memória

  • Interações medicamentosas e efeitos colaterais
  • Efeito combinado da perda ou ganho de peso com medicamentos
  • Desidratação
  • Deficiência de vitamina B12
  • Quedas e concussões
  • Depressão
  • Uso de álcool

Se o idoso já foi diagnosticado como portador da doença de Alzheimer ou de outra forma de demência, faz-se necessário um acompanhamento médico contínuo e, muito mais do que isso, muita compreensão, muito carinho e muito cuidado, desde evitar acidentes domésticos, controlar o horário dos remédios, até cuidados com a higiene pessoal e do seu lar.

compartilhar fbWHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!