SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE

sexualidade idosos 2

SEXUALIDADE EM TODAS AS IDADES

Apesar da liberação sexual predominante e liberalismo progressista em questões relacionadas ao sexo. A crença de que os adultos mais velhos ou idosos não pode ter uma vida sexual ativa é um erro. Simplesmente não se fala sobre o a sexualidade na terceira idade. No entanto, a saúde sexual é importante em qualquer idade e o desejo é perene e inesgotável no tempo.

Naturalmente, a atividade sexual dos idosos não é igual à dos jovens. Isso não significa que ela não exista e não possa ser extremamente agradável. Principalmente se as mudanças forem sabiamente geridas com o avanço da idade.

Acompanhamento médico

Os médicos e profissionais que acompanham os idosos, devem desempenhar um papel de orientação na sexualidade na terceira idade. Devem discutir questão abertamente e procurar saber mais sobre como ela é percebida, como vivem e quais os fatores que interferem no prazer.

curtirFB

A comunicação do casal é um fator chave para alcançar uma vida sexual de qualidade. Para isso, o primeiro passo é reconhecer que “sexo” não significa apenas penetração. O sexo tem um significado mais amplo, incluindo a espiritualidade (mente ou coração), sensualidade e também as relações genitais.

Mudanças fisiológicas

Muitas formas de amor podem ser experimentadas por essas pessoas. O envelhecimento causa uma série de alterações fisiológicas que podem interferir na relação sexual. Por exemplo, na mulher devido à deficiência de estrogênio ou de hormônio feminino, a lubrificação da vagina é reduzida. A penetração pode ser dolorosa, o que pode ser facilmente resolvido com lubrificantes apropriados.

GRUPO SAUDE

sexualidade na terceira idade

No caso do homem, o maior problema físico é a disfunção erétil, que é a dificuldade de ter uma ereção adequada do pênis para penetrar na vagina ou manter a ereção até que atinja o orgasmo. A disfunção erétil é geralmente tratada com medicamentos do grupo 5-fosfodiesterasa dos inibidores (sildenafil, tadalafil e vardenafil) e, em alguns casos, com hormônio masculino (testosterona).

As pessoas com mais idade demoram mais para atingir o pico de excitação sexual, por isso, o uso de objetos eróticos ou um bom jogo sensual, é aconselhado para manter a sexualidade na terceira idadeA mulher mais velha tende a sentir-se sexualmente inibida porque acredita que seu corpo deixou de ser atraente. Este obstáculo psicológico deve ser combatido, o casal tem um papel decisivo nesse quesito, mostrando que o amor do idoso não leva em conta o aspecto físico, mas os outros elementos do amor.

sexualidade na terceira idade

Há doenças e medicamentos que interferem no desejo ou ato sexual. Caso esteja perdendo o desejo, consulte um médico, pois na maioria das vezes, pode ser psicológico e necessitar uma atenção especial ou alguma medicação que resolverá seu problema. Ah, e não precisa ter vergonha, é muito mais comum do que você imagina!

compartilhar fb

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!