Não importa qual é o estilo da sua casa, o banheiro sempre deve ser um ambiente seguro e que conforte os moradores da melhor maneira possível.
Ele deve possuir acessórios que auxiliem na locomoção das pessoas, principalmente se houverem moradores idosos, como barras de segurança que também servem como apoio para deficientes físicos. O piso antiderrapante é essencial em qualquer banheiro ou lavabo, uma saída simples para evitar acidentes perigosos.
Onde existem crianças, é necessário atenção extrema com pequenos detalhes, como as pontas da bancada e o acesso às tomadas.
Veja também a publicação: A CASA IDEAL PARA O IDOSO
Um dos melhores materiais indicados para o boxe é o vidro temperado, pois resiste a choques térmicos e, se quebrar, desmancha-se em fragmentos pouco cortantes. Para atender aos usuários de estaturas e idades variadas, a bancada deve medir entre 78 e 85 cm de altura.
Para as crianças, banquinhos e escadinhas podem ser usados para o acesso a pia e a torneira, mas devem contar com pés emborrachados e antiderrapantes. Um banheiro seguro e confortável é primordial em nossa casa, afinal, desejamos e cuidamos da segurança de quem amamos.
Além dos riscos físicos, existem também os riscos para a saúde causadas por bactérias. O banheiro, que serve para a higienização, pode se tornar um vilão perigoso se os hábitos de utilização não forem adequados, já que o banheiro é o principal ambiente dos coliformes fecais, e essa bactéria pode causar diarreia, vômitos e até prejudicar os rins.
Por isso, é essencial lavar as mãos corretamente, esfregando os dedos, as palmas, o dorso e o punho. Os principais produtos para a higienização das mãos continuam sendo a água e o sabão.
Limpeza
A maneira certa e recomendada para lavar o cômodo é usar água e sabão (ou detergente) e jamais utilizar a mesma bucha para limpar o chão, sanitário, paredes. É prático, mas pode facilitar a transferência de bactérias em todo o banheiro.
O que deve ser evitado:
- Lavar as mãos erradamente
- Andar descalço no banheiro
- Reutilizar toalhas várias vezes
- Produtos químicos para limpar
- Usar buchas de banho por muito tempo
- Usar cortina maior que o ideal
- Uma esponja para limpar tudo
Agora que você já conhece os riscos de seu banheiro, promova a segurança física e a higiene adequada para garantir que os riscos sejam minimizados.
Veja também a publicação: ACIDENTE NO BANHEIRO É COISA SÉRIA