SEMENTES DE MAMÃO FAZEM BEM À SAÚDE

SEMENTES DE MAMÃO

SAÚDE ESCONDIDA NAS SEMENTES

Normalmente jogamos fora as sementes de mamão, certo? A polpa do mamão, além de saborosa, é rica em vitamina C e uma excelente fonte de folato (vitamina necessária para a produção e manutenção de novas células), potássio, vitamina A e fibra dietética.

O mamão é uma fruta refrescante que combina com sucos, vitaminas e até mesmo sobremesas e ainda traz muitos benefícios à saúde, sendo considerada uma das frutas mais saudáveis que existe. As sementes que normalmente são jogadas fora, também são comestíveis e carregam muitos efeitos benéficos. Elas incluem grandes porções de proteína, além da vitamina C, fósforo e magnésio, muito importante para a produção de energia, bem como a produção de enzimas e das várias reações bioquímicas do organismo.

Vaja a seguir, alguns benefícios das sementes de mamão:

Combate aos parasitas

Ricas em papaínas (enzima proteolítica), as sementes do mamão podem ser usadas no combate aos parasitas, e também manter altos os níveis de enzimas digestivas, fazendo com que o trato gastrointestinal fique normalizado e mais fortalecido, além de deixá-lo menos propício ao surgimento e instalação de bactérias e vermes. A carpaína, outra substância também presente, auxilia nesse combate aos vermes e amebas.

Para auxiliar nas funções do fígado

Comer uma pequena quantidade das sementes de mamão diariamente auxilia as funções do fígado. As sementes também têm sido notavelmente eficiente em lidar com cirrose hepática, uma degeneração progressiva do fígado, normalmente devido ao alcoolismo. Para este caso, elas devem ser consumidas trituradas ou amassadas em um pilão e misturadas em uma colher de suco de limão fresco. Consuma duas vezes ao dia.

Circulação sanguínea

Para quem tem problemas de circulação sanguínea, as sementes de mamão são uma excelente opção de remédio natural. Por ser rica em fibrina, é estimulante da circulação, além de reduzir o risco de formação de coágulos e melhora o fluxo sanguíneo.

GRUPO SAUDE

Sementes de mamão e o intestino

As sementes são, assim como o mamão, ricas em fibras, auxiliando no tratamento de prisão de ventre e outros problemas intestinais.

Ricas em antioxidantes

As sementes frescas de frutos de mamão agem como uma grande fonte de antioxidantes. Compostos flavonoides e ácidos fenólicos, protegem o corpo contra os danos dos radicais livres com as suas propriedades antioxidantes poderosas.

Antiinflamatório

As sementes possuem excelentes qualidades anti-inflamatórias, por isso são indicadas para pessoas com artrite reumatoide e osteoartrite, entre outras. Consumir sementes regularmente, ajuda a eliminar as dores nas articulações, vermelhidão e inchaço.

Saúde renal:

Possuem a capacidade de evitar insuficiência renal e manter os rins funcionando adequadamente, ajudando inclusive, a prevenir uma série de outras doenças renais.

Propriedades antibacterianas e antivirais

Possuem propriedades antibacterianas consideráveis. São capazes de erradicar os micróbios nocivos, como E. coli, Salmonela e Staphylococcus. As sementes de mamão também têm qualidades antivirais.

Fungicida

Alguns tipos de fungos na pele podem causar problemas dermatológicos e são, muitas vezes, contagiosos, além de causar muita coceira. As sementes do mamão devem ser secas e moídas em pó fino, aplicado diretamente na área afetada.

Para consumir, retire as sementes assim que cortar o mamão. A substância gelatinosa que as prende ao mamão pode ser removida rapidamente passando as sementes em água corrente. O sabor das sementes é levemente amargo e apimentado, e as mesmas podem ser consumidas puras, quando forem retiradas do mamão. Outra forma de aproveitar os benefícios é adicionando-as a molhos, saladas, sopas, ou misturando com outras frutas.

Apesar de tantas propriedades, nunca abandone o tratamento ou deixe de ir ao médico quando apresentar algum problema.

compartilhar fbWHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!