A HISTÓRIA DE SÃO JOÃO BATISTA

SAO JOAO

São João Batista nasceu milagrosamente em Aim Karim, cidade de Israel que fica a 6 quilômetros do centro de Jerusalém. Seu pai era um sacerdote do templo de Jerusalém chamado Zacarias. Sua mãe foi Santa Isabel, que era prima de Maria Mãe de Jesus. Era idosa e nunca tinha engravidado. Todos a tinham como estéril, até que o anjo Gabriel apareceu a Zacarias e anunciou que Isabel teria um filho e que este deveria se chamar João. Zacarias não acreditou e ficou mudo. Pouco tempo depois, Isabel engravidou como o Anjo havia dito. São João Batista foi consagrado a Deus desde o ventre materno. Em sua missão de adulto, ele pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos através do batismo. João batizava o povo. Daí o nome João Batista, ou seja, João, aquele que batiza.

A importância de São João Batista

São João Batista é muito importante no Novo Testamento, pois ele foi o precursor de Jesus, anunciou sua vinda e a salvação que o Messias traria para todos. João Batista era a voz que gritava no deserto e anunciava a chegada do Salvador. Ele é também o último dos profetas. Depois dele, não houve mais nenhum profeta em Israel.

Isabel e a Ave Maria

Nesse mesmo tempo, o anjo apareceu também a Maria e anunciou que ela seria a mãe do Salvador. Então, Maria foi visitar Isabel, pois o anjo lhe havia dito que Isabel estava grávida. SAO JOAO 2

Quando Maria chegou e saudou Isabel, o bebê se mexeu dentro do ventre da mãe e Isabel fez aquela maravilhosa saudação a Maria santíssima: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! De onde me vem que a mãe do meu Senhor me visite? (Lc 1-41-43) Esta saudação de Isabel, inclusive, se tornou parte da oração da Ave Maria.

O batismo de Jesus

Por causa de seu carisma, algumas vezes o povo pensava que São João Batista era o Messias. Mas ele sempre dizia: Eu não sou o Cristo, eu não sou digno de desatar nem a correia de suas sandálias. (Jo. 1-27). Em outra passagem, ele disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. (Jo.1-29)

BATISMO DE JESUS

Quando o próprio Jesus, o verdadeiro Salvador, foi ao encontro de João Batista para ser batizado, São João disse: Eu é que devo ser batizado por ti, e tu vens a mim? (Mt3-14). Mas Jesus confirmou e São João Batista batizou Jesus. Assim Jesus começou sua vida pública.

SÃO JOÃO E AS FESTAS JUNINAS

Em vez de junina, muitas pessoas chamam os festejos de São João, porque 24 de junho, data do auge das festividades, é exatamente o dia em que se comemora o aniversário de São João Batista, o santo festeiro. Seu nascimento coincide com o solstício de verão (dia mais longo no hemisfério norte), época em que os moradores do campo festejam a proximidade das colheitas, e para afastar os demônios da esterilididade, pestes dos cereais e estiagens, faziam sacrifícios acendendo fogueiras. Também fazem parte da tradição, danças ao redor do fogo e saltos sobre as chamas.FESTA JUNINA

 A festa junina teve origem na Idade Média na celebração dos chamados Santos Populares: Santo António, São Pedro e São João. A tradição chegou ao Brasil por meio dos portugueses e incorporadas aos costumes dos indígenas e, depois, dos afrobrasileiros.

ORAÇÃO DE SÃO JOÃO:

Oração de São João Batista

– – – x x x – – –

curta-nossa-pagina-no-facebook

compartilhar fb