SAIBA TUDO SOBRE O EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

LN-educação


A quem se destina esse tipo de empréstimo? É possível pegar mais de um crédito ao mesmo tempo? Veja as respostas para estas e outras dúvidas sobre o consignado

consignado 1

Quem trabalha com carteira assinada, é funcionário público ou recebe algum benefício do INSS pode pedir um empréstimo consignado. Se você já ouviu falar nesse tipo de crédito e quer entender melhor como ele funciona, entenda as regras e condições do consignado público e privado.

O que é o empréstimo consignado?

É um tipo de empréstimo, também conhecido como crédito consignado, que tem como principal diferença a forma de pagamento: todo mês, as parcelas da dívida saem do seu salário ou do benefício do INSS antes que você receba esse dinheiro. Ou seja, enquanto você estiver pagando o crédito consignado, terá menos dinheiro na conta – e não poderá evitar esse desconto. É uma garantia que os bancos e as financeiras têm de que receberão as parcelas em dia, o que traz menos riscos e permite que essas empresas cobrem juros menores do que cobrariam em um empréstimo pessoal.

Quem pode fazer o empréstimo consignado?

GRUPO SAUDE

Por ser um crédito que desconta as parcelas do salário ou do benefício, nem todo mundo consegue pegar esse empréstimo. Trabalhadores com carteira assinada, funcionários públicos e pensionistas ou aposentados do INSS são os únicos que têm essa possibilidade. E mesmo os trabalhadores com carteira assinada enfrentam restrições, pois só conseguem pedir o dinheiro se a empresa onde trabalham tiver convênio com algum banco. Já os funcionários públicos, pensionistas e aposentados pelo INSS estão no grupo com mais vantagens, pois o banco entende que a estabilidade financeira deles é maior. Por esse motivo, oferece condições ainda melhores. Não é necessário ser correntista do banco onde se deseja pegar o empréstimo consignado.

Onde fazer a contratação do empréstimo consignado?

Se você trabalha de carteira assinada precisa ir ao o setor de recursos humanos (RH) de sua empresa. Lá, descubra quais são as instituições conveniadas com a empresa que fazem esse tipo de empréstimo e entre em contato com elas. Os funcionários públicos e beneficiários do INSS podem procurar diretamente os bancos que oferecem o consignado. Nesse caso é possível solicitar pessoalmente e até mesmo online.

Se você é aposentado, pensionista, servidor público ou militar, é bem mais fácil obter esse tipo de empréstimo, mas fique atento às taxas de juros que podem variar entre 2,19% a 2,36% ao mês. O cliente é livre para escolher a instituição financeira que tiver a menor taxa de juros mas por questões de segurança, o valor só pode ser creditado na conta em que se recebe o benefício.

O banco faz análise de crédito antes de emprestar o dinheiro?

Sim, e caso haja alguma restrição, a entidade poderá restringir a concessão do empréstimo. Por isso, mesmo com a garantia do salário, o empréstimo poderá ser negado. É possível pegar um empréstimo consignado mesmo estando com o nome sujo. Como as parcelas da dívida são descontadas diretamente da sua folha de pagamento ou do benefício que você recebe do INSS, o banco tem a garantia de que vai receber o dinheiro de volta. Sendo assim, muitas instituições financeiras não negam o crédito se você está com nome sujo porque consideram que existe essa fonte de renda para pagar as prestações do consignado.

consignado 2

Qual é o limite de crédito que dá para pegar no consignado?

Segundo informações do Banco Central, o valor da parcela do empréstimo não pode ser mais do que 30% do seu contracheque. Os aposentados têm a seu dispor uma possibilidade de expandir essa regra dos 30% para 35%. Isto porque existe também o cartão do consignado, criado para atender os pensionistas do INSS, que é ofertado por bancos ou financeiras. O cartão de crédito consignado é muito parecido com um cartão de crédito convencional, porém ele é exclusivo para quem pode pegar um empréstimo consignado. A principal diferença entre eles, é que no cartão consignado, caso o titular não consiga pagar o valor total da fatura, o pagamento mínimo é descontado diretamente do seu salário ou benefício.

curtirFB

Quanto tempo demora para o empréstimo consignado cair na conta?

Geralmente utilizado para cobrir emergências, o crédito consignado conta com uma análise de crédito rápida e, assim que o limite é aprovado, em alguns casos o dinheiro pode cair na conta em até 24 horas. Mas vale lembrar que esse prazo pode variar de uma instituição para outra.

É possível fazer mais de um consignado ao mesmo tempo?

Sim, desde que o valor somado não alcance parcelas muito altas por mês. O valor cobrado mensalmente deve ser menor do que 30% do salário do empregado.

O que acontece se eu for demitido enquanto tenho esse empréstimo?

Se você faz um consignado e é demitido, o empréstimo continua existindo. Só que você precisa procurar o banco para quitá-lo ou então renegociar as condições de pagamento. É comum a taxa de juros aumentar, afinal, o banco não terá o desconto automático em folha, ou seja, as garantias de que o empréstimo será quitado diminuem. Por isso, procure negociar essa nova dívida e escolha a melhor forma de pagamento para as duas partes.

consignado 3

Se você está pensando em fazer um empréstimo consignado ou não, tente antes de mais nada, verificar onde pode fazer cortes para reduzir sua necessidade de dinheiro. A matéria COMO VIVER BEM COM POUCO DINHEIRO, poderá lhe ajudar. Ela está dividida em 3 partes e você poderá acessá-las clicando nos links: 
parte 1aparte 2aparte 3a

 

 

 

compartilhar fb

CallReceitas