RESSACA: COMO CURAR E EVITAR

RESSACA: COMO CURAR

POR QUE TEMOS RESSACA?

Tá certo, foi “aquela azeitona”que não caiu bem. E agora você se sente como um trapo molhado.

Chega a ressaca: como curar e evitar esse incômodo?

Os dias de festa no Brasil costumam ser comemorados “sem lei”, mas os resultados depois de alguns dias de exageros e pouco repouso não são muito agradáveis. Confira algumas dicas para EVITAR os transtornos da ressaca. E, se ela já te pegou, veja como AMENIZAR os danos causados.

ANTES DA FESTA

Normalmente no verão, o calor faz nosso organismo se desidratar com facilidade. Quando estamos em atividade física como dançar, cantar e acompanhar bandas ou Trios elétricos, é importante manter a hidratação o tempo todo. Mas veja lá: não vá se hidratar só com cerveja! Dê preferência a sucos de limão, melancia, morango, abacaxi, hortelã, adicione hortelã, gengibre. Vá intercalando com aquela cervejinha gelada com sucos ou água de coco.

Todos sabemos que o álcool “sobe” muito mais rapidamente quando bebemos com o estômago vazio, pois a absorção é imediata. Uma dica interessante é fazer um bom lanche antes de começar a beber. Um folião bem alimentado tem mais energia e a absorção do álcool um pouco retardada. Os ovos são aliados nessa hora, pois são fonte de proteína e na sua composição estão mono e poliinsaturadas, conhecidas como gorduras boas.

GRUPO SAUDE

NO DIA SEGUINTE

Se a farra foi boa, o castigo vem a galope: dores de cabeça e estômago, fadiga, mal-estar e até tonturas. Não existe cura milagrosa para os excessos cometidos, mas algumas providências podem ser tomadas.

Para se recuperar dos abusos da folia, coma alimentos leves, como iogurtes com cereais, torradas e sucos de frutas. A hidratação é muito importante para a reposição das perdas que o álcool proporciona. Começar o dia com um chá de gengibre para acalmar o estômago e afastar a náusea. Considere também comer:

  1. Banana – que estimula o estômago a produzir mais muco, protegendo o estômago contra o ácido gástrico
  2. Tomates – fornece açúcares que previnem a perda de glicose no metabolismo do álcool
  3. Alcachofra – é conhecida por reduzir o inchaço e aliviar as náuseas.
  4. Ovo – possui vitaminas do complexo B, necessárias para reparar as perdas que o álcool proporciona ao organismo.

ALIMENTE-SE

Para ajudar o organismo a expelir as toxinas, os minerais e aminoácidos  necessários para o corpo são encontrados no aspargo.

A alimentação leve ajuda a restaurar os níveis de glicose. Alimentos leves, iogurtes, biscoitos são de fácil digestão.

ELEVE O METABOLISMO

Exercícios leves como a Yoga ou uma simples caminhada são suficientes para aumentar a frequência cardíaca e a circulação, além de estimular a transpiração. A água de coco é uma excelente ajuda para manter a hidratação.

DOR DE CABEÇA DA RESSACA: COMO CURAR?

É o sintoma mais comum. Aí não tem jeito, apele para os medicamentos de venda livre, como ibuprofeno e aspirina. considere também o uso de chás caseiros, como o de gengibre.

REPOUSO

O guerreiro folião precisa repousar agora. O desgaste físico e mental precisa se refazer, e nada melhor do que dormir bastante e deixar seu organismo trabalhar e pouco a pouco colocar cada coisa em seu lugar.

O QUE NÃO CONSUMIR

Gorduras – esqueça aquele papo que um café da manhã gorduroso vai acabar com a ressaca! Você vai ganhar uma bela azia!

Mais álcool – Rebater a ressaca com álcool? sua cabeça vai doer ainda mais!

Antiácidos efervescentes – podem irritar o estômago, além de neutralizar o ácido estomacal necessário para essa difícil digestão.

Café – nessa hora, o efeito estimulante vai contra o que o organismo pede: repouso. A cafeína pode potencializar  o mal-estar e o desconforto.