REDES SOCIAIS PARA IDOSOS CONECTADOS

REDES SOCIAIS PARA IDOSOS

A TERCEIRA IDADE NAS REDES SOCIAIS

Não só em termos de redes sociais, o mundo está cada vez mais digital. É possível fazer muitas transações financeiras nos aplicativos dos bancos, há aplicativos para pedir táxi, comida. Podemos marcar exames e consultas e comprar medicamentos entre muitas outras tarefas. Isso torna o uso da tecnologia torna-se cada vez mais necessária. Apesar de serem vistas como atividades comuns dos mais jovens, o uso das redes sociais e dos aplicativos tem sido, cada vez mais, interesse dos mais velhos.

REDES SOCIAIS PARA IDOSOS

Os idosos estão aderindo às redes

Muitos podem pensar que a mídia social é domínio exclusivo da geração mais jovem. No entanto, muitos dos nossos idosos a têm adotado para manterem-se atualizados. Também usam as redes sociais para manter contato com seus velhos conhecidos e membros mais jovens da família.

Avós estão se tornando muito bons em tecnologias como Skype e Facebook e gostando disso!

Conexão com parentes e com o passado

Os idosos usam essas ferramentas para preencher a lacuna geográfica entre eles e seus entes querido. Ela é também uma maneira de reconectar com amigos de um tempo distante. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), até 2025 haverá no país cerca de 31,8 milhões de pessoas com mais de 60 anos. A sexta maior população de idosos no mundo de idosos que acessam a internet.

Benefícios aos idosos

Descobriu-se que estar conectado com as redes sociais traz melhoras na saúde mental e aumenta o bem estar.

GRUPO SAUDE

Os pesquisadores concluíram que as pessoas que aprenderam a usar esses meios passaram a se isolar menos e se tornaram mais ativas.

O estudo analisou pessoas entre 65 e 95 anos, e descobriu que estar conectado pode ajudar nos problemas de saúde de uma população idosa. Ajuda a de acabar, de certa forma, com a solidão, tão comum na terceira idade. Eles se tornam mais competentes e mais sociáveis. Reduziram o isolamento e melhoram as atividades cognitivas, além de eliminarem os sintomas depressivos.

Outros aspectos

Idosos enfatizam os aspectos informativos e educacionais da Internet. Usam-na para visitar sites do governo ou pesquisar questões financeiras, saúde e entretenimento.

Muitos dos idosos descobriram a beleza das viagens digitais e o valor de ler resumos de livros através de um simples clique. A geração mais velha descobriu que o Skype e o Whatsapp são ótimas formas de trazer parentes de destinos distantes direito para suas salas de estar.

Grupos

Eles identificaram que outras pessoas semelhantes também estão on-line e têm usado a ferramenta para iniciar grupos de discussão para questões de vida e saúde pertinentes para eles. De demência a depressão e diabetes – todos podem dar e receber apoio no conforto e conveniência de sua casa.

REDES SOCIAIS PARA IDOSOS

Aprendizado

Aulas de informática em centros de idosos estão crescendo em popularidade. Aulas sobre o básico do computador, instruções no uso de e-mail e plataformas de redes sociais tornaram-se comuns. Pesquisas mostram que a Internet se tornou uma maneira importante de exercitar as mentes dos idosos. Quando são treinados no uso dos meios de comunicação social, como por exemplo, Skype, Facebook e e-mail, eles têm melhor desempenho cognitivo e a experiência melhoria da saúde.

Superar a solidão é muito mais fácil através da Internet e das redes sociais. À medida que mais e mais pessoas envelhecem, a internet torna-se cada vez mais importante. A tecnologia tem melhorado muito o potencial dos idosos para que se sintam menos isolados e sozinhos.

 – – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTA MATÉRIA?

 

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!