Ravioli de mandioquinha: meio italiano, meio brasileiro

Veja como preparar a massa, o molho e o recheio

O Ravioli nada mais é do que o termo utilizado para especificar qualquer tipo ou formato de massa recheada. Nascido na Itália, ele pode ser encontrado em diferentes formatos e recheios, mas hoje, vamos falar sobre um tipo específico, um que é metade italiano e metade brasileiro.
É o Ravioli de Mandioquinha!

Veja como é fácil. Separe os seguintes ingredientes e prepare da seguinte forma:

Para massa:
.200g de semolina
.100g de farinha de trigo
.3 ovos inteiros
.2 gemas
.1 pitada de sal
.3 colheres (sopa) de água

Para o recheio:
.400 gramas de mandioquinha cozida e amassada
.1 alho-poró picado
.2 colheres (sopa) de manteiga
.Sal, pimenta do reino e cheiro verde picado


Preparo pra o molho:

.4 colheres (sopa) de manteiga clarificada
.Folhas de Sálvia
.Sal a gosto


Modo de preparo:

Para a massa, misture todos os ingredientes em uma batedeira e acrescente a água enquanto ela bate a mistura. Deixe bater até ficar uma massa homogênea. Reserve por aproximadamente 20 minutos enrolada em papel filme.

GRUPO SAUDE

Para preparar o recheio, refogue o alho-poró em uma panela, adicione o restante dos ingredientes e coloque em uma manga de confeitar. Reserve.

Agora vamos para a montagem. Abra, em fatias finas, pequenos pedaços da massa. Corte com um cortador redondo, pincele água nos raviolis e acrescente o recheio no meio de cada massa. Quando a água começar a secar na massa, acrescente outro pedaço da massa aberta finamente, grudando as pontas e cobrindo o recheio.

Com a ajuda de um garfo, amasse as pontas do ravióli para que ele fique bem fechado. Reserve. Em uma panela com água abundante, coloque sal e acrescente os raviolis para cozinhá-los. Em uma frigideira em fogo alto, coloque a manteiga clarificada, pique um pouco de sálvia e frite-a. Adicione os raviolis cozidos e dê uma refogada para que eles incorporem o sabor da manteiga. Transfira para um prato e sirva. Prontinho! Agora você pode degustar um prato italiano adaptado para uma receita super brasileira! A receita serve quatro pessoas.

Você pode encontrar em nosso ebook outras receitas maravilhosas! Faça o download, e experimente seu lado cozinheiro.