Rabada recheada com polenta cremosa

Não é todo mundo que aprecia uma bela rabada, mas essa receita, promete fazer até os mais enjoados ficarem com água na boca

Se dissermos que rabada é uma receita simples de fazer, estaremos nos enganando. Por ser uma região bastante gordurosa, a limpeza do rabo de boi requer atenção e paciência, mas, se feito com carinho, promete um sabor único e delicioso.

Separe os seguintes ingredientes: 

. 4 quilos de rabada

. 10 dentes de alho

. 2 cebolas

. 4 pimentas de cheiro

. 4 tomates

GRUPO SAUDE

. 2 cenouras

. 2 colheres colorau

. 4 colheres de óleo

. Sal, pimenta do reino, cheiro verde a gosto

. 200 gr Fubá de milho – mimoso

. 500 ml água

. 100 gr mussarela

. 100 gr requeijão cremoso

. 50 gr manteiga

. Sal a gosto

E prepare da seguinte forma… 
    1. O primeiro passo é retirar a maior parte da gordura da rabada, depois colocar em uma forma e levar ao forno a 200 graus para assar. Esse processo ajuda na retirada do restante da gordura que sobrar na rabada.
    2. Enquanto isso, leve ao fogo uma panela de pressão grande, acrescente o óleo e refogue todos os ingredientes, começando pela cebola, alho, pimenta de cheiro, cenoura e tomate. Em seguida coloque o colorau, sal e cheiro verde. Acrescente a rabada já assada e cubra com água. Verifique se o sal ficou no ponto, caso não tenha ficado, acerte. Deixe cozinhar até que a rabada esteja bem macia, soltando do osso. Espere esfriar, desfie e reserve. Guarde o caldo do cozimento.
    3. Agora preparamos a polenta: coloque no fogo, água temperada com sal e pimenta do reino, a manteiga e o fubá. Mexendo sempre até o fubá estar totalmente cozido. Acrescente a mussarela e o requeijão, acerte o sal caso seja necessário. Reserve.
Agora é hora de montar o prato

Numa bancada, estique 3 folhas de plástico filme, sendo duas (uma do lado da outra) e uma no centro para reforçar. Coloque a carne desfiada da rabada e espalhe bem, deixando um retângulo. No início da carne, coloque uma porção de polenta espalhada pela largura desta e, utilizando o plástico filme, vá enrolando até se formar um rocambole. Por fim, depois do rocambole formado, passe muito plástico filme e vá moldando-o, até que fique bem formado e firme. Leve ao freezer para endurecer

Para servir…

Corte o rocambole, formando medalhões de 2 dedos de espessura, leve ao forno pré aquecido para assar, por 20 minutos. Servir com o molho do próprio caldo de cozimento.

Outras receitas magníficas para inovar em dias de baixas temperaturas você encontra em nosso e-book! Faça o download e experimente.