PRISÃO DE VENTRE ou Intestino Preso

PRISÃO DE VENTRE

O incômodo da prisão de ventre

Mau humor, barriguinha saliente, sensação de inchaço e estufamento podem ser sinais de prisão de ventre ou constipação intestinal. Embora em alguns casos ela possa significar problemas mais sérios de saúde e, por isso, deve-se consultar um médico, ela pode ser também uma simples questão de má alimentação (principalmente com baixa quantidade de fibras). 

O bom funcionamento do intestino é um item primordial para quem quer emagrecer e se manter saudável. Em alguns casos, o fato de ter o intestino preso ou lento lento pode estar associado a algum tipo de doença, mas na maioria das vezes, isso só acontece quando a alimentação não é rica em nutrientes e vitaminas essenciais para o pleno funcionamento do órgão.

Um mal comum

Conhecido como prisão de ventre ou constipação intestinal, o intestino preguiçoso é um mal que assola milhões de pessoas em vários lugares do mundo e que pode, até mesmo, alterar o humor de muitas delas.

Sintomas

Entre os sintomas mais comuns estão a frequência de evacuações abaixo do normal (que não pode ser menor do que 3 vezes na semana), dor ao evacuar, fezes endurecidas ou até mesmo mal estar – que é relatado como a sensação de não ter evacuado o necessário.

A maior parte dos casos no qual o problema ocorre, é devido a uma má alimentação, que fica pobre principalmente em fibras, e que acaba fazendo com que o bolo alimentar resseque muito, e o intestino não consiga trabalhar da forma que deveria. A falta de água também é um dos causadores do intestino preguiçoso e por isso, muita gente consegue resolver o problema ao se hidratar diariamente com pelo menos 2 litros da bebida.

Cuidados

Não existe fórmula mágica nem remédio que consiga acabar com o problema de forma definitiva, muito pelo contrário. Alguns medicamentos, como os laxantes, podem piorar a situação e desregular a flora intestinal. Por isso, o ideal é que você tenha em mente que a mudança no cardápio é a única solução para acabar de uma vez por todas com o problema.

GRUPO SAUDE

Bem estar sempre

Quem tem um intestino regulado é mais feliz. Cerca de 90% da serotonina (substância responsável pela sensação de bem-estar) é produzida pelos intestinos, por isso, para melhorar o funcionamento deste órgão, a ingestão de água e fibras é fundamental. Dê preferência aos integrais, como farinha, arroz, aveia. É recomendado ingerir cerca de cinco porções de frutas e hortaliças (legumes e verduras) por dia e, no mínimo, 2 litros de água. A aveia é um grande aliado, pois uma colher de sopa cheia contém cerca de 1 grama de fibra solúvel. Recomenda-se uma dieta rica em fibras (30 gramas por dia) e água para manter o organismo sempre hidratado. A água é fundamental em todo o processo.

fibrasPRISÃO DE VENTRE

Alimento rico em fibras

A absorção dos nutrientes e da água se dá no intestino, portanto, quando as fibras (hidrossolúveis) entrarem em contato com a água vão formar um gel que é capaz de impedir a absorção de gorduras prejudiciais ao nosso organismo, assim como de substâncias tóxicas e cancerígenas. Com uma dieta pobre em fibras será muito difícil manter o equilíbrio dessa flora.

Algumas dicas

Se você tem dificuldades na hora de evacuar e sofre com prisão de ventre, existem algumas alternativas que estimulam os movimentos peristálticos. Para começar, evite roupas apertadas, pois diminuem a circulação do sangue. Outra alternativa é a massagem na barriga: Com as pontas dos dedos, comece acima da virilha do lado esquerdo, suba até a altura do umbigo e desça pela esquerda. São suficientes 15 minutos para a estimulação dos movimentos peristálticos. Quem cuida do sistema gastrintestinal melhora sua qualidade de vida.

Pequenas mudanças de hábito e a inclusão de alguns alimentos na dieta podem fazer uma diferença e tanto:

Cereais

As opções integrais são mais ricas em fibras, que conseguem atuar em nosso intestino e regular o órgão. Isso possibilita que o intestino deixe de ser “preguiçoso” desapareça e o mal estar vá embora também. Entre os cereais estão o arroz integral, aveia, milho, entre outros.

Massas integrais

Se engana quem pensa que as massas são prejudiciais ao nosso organismo. Consumir suas versões integrais farão bem ao intestino e também ao índice glicêmico.

Leguminosas

Elas são as principais aliadas no combate ao intestino preguiçoso, já que são ricas em fibras. O ideal é consumir pelo menos uma porção desse grupo alimentar por dia. Entre eles estão o feijão, a ervilha, a soja, o grão de bico, entre outros.

Legumes e frutas

As frutas e legumes também são opções que devem estar presentes no cardápio pelo menos em 3 ou 4 porções diárias. A melancia é uma ótima opção de fibra e também de água. Entre outras opções estão a couve, mamão, cenoura, abóbora, agrião, alface, uva, banana, maçã, entre outros.

Feijão

Cada porção contém mais de 10 gramas de fibra, que é importante para o bom funcionamento do intestino por aumentam o bolo fecal (fibras insolúveis) e contribuir para a captação de água (fibras solúveis), acelerando o trânsito intestinal e a frequência de evacuações.

Kiwi

A fruta contém 2,5 gramas de fibra e é rica em vitaminas e nutrientes para o bom funcionamento do intestino. Dois kiwis por dia na dieta aumenta consideravelmente a frequência de evacuação em adultos com constipação.

Batata-doce

Além de ser uma boa aliada da boa forma, graças a seu alto índice glicêmico, a batata-doce contem 3,8 gramas de fibras, presente, principalmente, na casca – portanto, a melhor forma de consumir, é em sua forma integral!

Pipoca

Além de gostosa, a pipoca é uma opção de lanche bastante saudável – 3 xícaras contêm cerca de 3,5 gramas de fibras. Evite as opções cheias de manteiga.

Mix de sementes

Não é à toa que o mix de nozes, amêndoas e castanhas é o lanche queridinho dos nutricionistas. Além de serem ricas em fibras, possuem a chamada gordura boa, que, junto com as fibras, também colabora para o bom funcionamento do intestino.

PRISÃO DE VENTRE

Cereais

Pão integral

Já está mais do que comprovado que esta é a melhor forma de consumir os deliciosos pães. Além da alta quantidade de fibras graças aos ingredientes em sua forma integral (sem passar pelo processo de refinamento), eles costumam vir com castanhas e grãos cheio de benefícios para a regulação do intestino.

Frutas vermelhas

Além de deliciosas, frutas como amora, framboesa e mirtilo, contêm 4 gramas de fibras em apenas meia xícara. Inclua em sucos, saladas e iogurtes para lanches saudáveis e funcionais.

Pera

Ela tem cerca de 5 a 6 gramas de fibra e pouquíssimas calorias. Mas, para conseguir os benefícios, é preciso consumi-la com a casca.

Brócolis

Ele é considerado um dos melhores alimentos para se incluir na dieta. Meia xícara de brócolis contém cerca de 3 gramas de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino e ainda é rico em vitamina C e antioxidantes – ótimos aliados para a pele!

Ameixa-preta

É o ingrediente número um da maioria dos medicamentos naturais para constipação. Além de serem ricas em fibras insolúveis, elas contêm um laxante natural, chamado de sorbitol, que dá uma ajuda e tanto no funcionamento do intestino.

Receitas caseiras para ajudar a regularizar o intestino:

Sucos:

  1. Bater do liquidificar 1 xícara (chá) de suco de laranja, 1/4 de mamão papaia, 2 ameixas secas sem o caroço e 1 colher (sopa) de aveia.
  2. Chá de folhas de chicória, em jejum durante sete dias seguidos.

Refeições:

Arroz cozido com abóbora na mesma proporção, 20% de feijão azuki e papa de aveia com abóbora. Comer no almoço e no jantar, uma vez por semana.

Nos intervalos entre refeições:

Vinagre de maçã com mel ajuda no combate à prisão de ventre. Uma colher por dia garante o estímulo dos movimentos peristálticos e regulariza o pH do intestino.

Não existe uma regra para a frequência do ato de evacuar, cada organismo tem sua própria necessidade, mas caso isso comece a gerar desconforto, procure um médico para uma melhor avaliação.

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