PRESSÃO ALTA: ALIMENTOS A SEREM EVITADOS

PRESSÃO ALTA

Há vários alimentos inimigos da hipertensão e por esse motivo, a Associação Americana do Coração decidiu elaborar uma classificação que diz respeito à relação entre a pressão arterial e dieta, apontando especificamente os seis alimentos para se evitar em caso de pressão alta. É claro que em todos os casos referem-se a alimentos salgados, uma vez que o sal é o inimigo número 1. Um dos remédios mais eficazes para a pressão arterial elevada é evitar comer alimentos salgados.

sal

Pão

Entre os alimentos perigosos para a hipertensão, em primeiro lugar está o pão, que pode conter em uma única fatia, 230 miligramas de sódio, uma quantidade que representa 15% do total a ser ingerido durante o dia todo. É claro que uma boa maneira de evitar problemas de pressão alta é consumir pão sem sal ou pão de trigo integral.

Os produtos à base de carne

Em segundo na classificação, está a carne processada. Estas são principalmente salsichas, que contêm de muito sódio. As carnes de fato, cozidas ou crus, não pode ficar sem o sal, que é usado para garantir a vida útil dos produtos e o cumprimento das normas de saúde durante a produção.

curtirFB

Carne branca

Quanto à carne branca, sem dúvida, tem menos gordura. Lembre-se no entanto que, especialmente a carne branca pré-embalada, pode ter muito sódio, chegando a 1.000 miligramas por porção, uma percentagem muito elevada, sem dúvida, na qual devemos prestar muita atenção.

Frango

Descendo no ranking dos vilões da pressão alta, encontramos o frango. Muitas vezes, ao comprarmos o frango assado, vem temperado com ervas e sal. Se feito em casa, poderia fazer sem o sal como condimento, acrescentando apenas as ervas para dar um sabor mais intenso. Preparando-o em casa, pode-se evitar o consumo excessivo de sódio.

GRUPO SAUDE

Pizza

Por último, aparece a pizza. Neste caso, o principal problema poderá estar na massa, que pode ter em apenas duas fatias, uma quantidade superior a 700 miligramas de sódio.

pressao-alta

Sintomas que podem indicar a hipertensão

Os sintomas que podem indicar que a pessoa está com a pressão alta podem ser:

  • Enjoo;
  • Dor de cabeça;
  • Dor na nuca;
  • Sonolência;
  • Zumbido no ouvido;
  • Pequenos pontos de sangue nos olhos;
  • Visão dupla;
  • Dificuldade para respirar;
  • Palpitações cardíacas.

Estes sintomas de pressão alta geralmente, surgem quando a pressão está muito alta e, neste caso, o que se deve fazer é ir ao pronto-socorro imediatamente ou tomar o remédio receitado pelo cardiologista, imediatamente.

dor de cabeça

Algumas dicas para reduzir o sal

Preste atenção aos rótulos dos alimentos

Reduzir o sal prestando atenção no momento em que for escolher os alimentos para comprar. No supermercado, devemos olhar bem o rótulo para buscar os alimentos com menor teor de sódio.

Preferir os alimentos congelados aos enlatados

Contra a pressão alta, é preferível alimentos congelados do que os enlatados, porque estes contém uma maior quantidade de sal. NO caso de legumes enlatados, é melhor remover o líquido no interior, que é geralmente de sal concentrado. Devemos ter cuidado também com os molhos prontos, porque eles contêm grandes quantidades de sódio.

Limitar fast foods

Para introduzir uma quantidade menor de sal em nosso organismo, devemos antes de tudo, reduzir ao máximo o consumo de fast food, como batata frita, pizza e alimentos muito salgados. Muitas vezes recorremos a estes alimentos rápidos porque temos pouco tempo, mas seria melhor evitar e se concentrar em culinária saudável para a vantagem de nosso bem-estar.

Reduzir o uso de sal nas refeições

Aos poucos, pode-se ir retirando o sal dos alimentos até que o paladar se habitue ao mínimo possível. Isso ajudará na redução da pressão alta e você poderá sentir melhor o sabor de cada alimento.

Apesar da pressão alta ser uma doença silenciosa, ela pode provocar problemas de saúde graves, como insuficiência cardíaca, AVC ou perda de visão e, por isso, é indicado verificar a pressão arterial pelo menos 1 vez por ano.

compartilhar fb

WHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!