PRESBIOPIA OU VISTA CANSADA

PRESBIOPIA OU VISTA CANSADA

PROBLEMAS PARA ENXERGAR DE PERTO?

Se você já passou dos 40 anos, começa a sentir que precisa de braços mais compridos para conseguir ler perfeitamente algum texto mais miúdo, bem-vindo ao mundo da presbiopia ou vista cansada.

PRESBIOPIA OU VISTA CANSADA

O que é a presbiopia?

Trata-se de uma condição relacionada à idade que afeta a maioria das pessoas. À medida que ficamos mais velhos, podemos ter dificuldade em focalizar objetos mais próximos, especialmente com pouca luz, pois perdem a nitidez. É a chamada “visão cansada”.

Com ela, torna-se mais difícil focar objetos próximos a você e ajustar seu foco rapidamente em objetos a distâncias diferentes. Isto pode afetar sua visão nas atividades diárias como leitura. As letras podem parecer borradas quando próximas e você começa a segurar livros, revistas e cardápios à maior distância para ver com mais nitidez o que está escrito. Sem a correção da visão, a presbiopia pode levar à dores de cabeça e fadiga dos olhos.

curtirFB

Por que nossos olhos “ficaram cansados”?

Dentro dos nossos olhos, imediatamente abaixo da íris, se assenta o cristalino. Ajuda a refratar, ou curvar, a luz nos nossos olhos e a passá-la para a retina. Quase é possível pensar nele como a lente de uma câmara que se ajusta para focar. À medida que envelhecemos, o cristalino perde a sua elasticidade, piorando até chegarmos aos 60 e poucos anos. Isto impede os seus olhos de focarem tão bem como faziam quando era mais novo. Se você ou alguém da sua família está com problemas como os sintomas de presbiopia, visão desfocada talvez ou dificuldade em focar objetos próximos, consulte o seu oftalmologista.

GRUPO SAUDE

Os óculos de leitura

Em função do seu problema, você poderá ter de usar óculos só para ler. Por este motivo, muitas pessoas referem-se a este tipo de óculos como “óculos de leitura”. Lentes de contato também podem ser indicadas. Existem também opções cirúrgicas para corrigir o problema. O LASIK ou CK (Queratoplastia Condutiva) pode criar uma solução em monovisão para a presbiopia. Essencialmente, isto dá-lhe um olho para focar objetos de longe e o outro olho para tudo o que está perto.

PRESBIOPIA OU VISTA CANSADA

Voltando à nossa analogia da câmara, é um pouco como usar duas lentes — uma teleobjetiva para longe e uma lente macro para os pequenos objetos de perto. Existem também lentes de contato para monovisão para presbiopia que fazem a mesma coisa.

Outras doenças podem afetar os olhos e terem os sintomas confundidos com a presbiopia. Por essa razão, somente um profissional poderá promover o diagnóstico e tratamento adequados para o seu caso. Não deixe de procura-lo!

compartilheWHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!