PNEUMONIA É GRAVE PARA OS IDOSOS

PNEUMONIA

PNEUMONIA EXIGE CUIDADOS

Pneumoniasão infecções que se instalam nos pulmões e é uma das principais causas de internação de idosos. Causada por vírus, fungos ou bactérias, a doença respiratória provoca tosse intensa com secreção e eventualmente, com sangue, febre, falta de ar e dor no peito.

São vários os sintomas

Não existe um quadro de sinais e sintomas único que se encaixe em todos os pacientes. Nos idosos, nem sempre esses sintomas se manifestam. Em alguns casos, a doença traz uma queda geral no quadro de saúde do paciente, deixando-o mais prostrado, pouco ativo e com redução de apetite. Isso dificulta o diagnóstico e, consequentemente, retarda o tratamento. A pneumoniapode ser fatal à medida que a idade avança e desencadear complicações às outras doenças previamente existentes, como insuficiência cardíaca e hipertensão arterial.

No geral, pneumonias são provocadas pela penetração de um agente infeccioso ou irritante (bactérias, vírus, fungos e por reações alérgicas) no espaço alveolar, onde ocorre a troca gasosa. Esse local deve estar sempre muito limpo, livre de substâncias que possam impedir o contato do ar com o sangue. Os agentes infecciosos da pneumonia não costumam ser facilmente transmitidos.

Principais sinais e sintomas da pneumonia:

  • Febre alta;
  • Tosse;
  • Dor no tórax;
  • Falta de ar;
  • Secreção de muco purulento de cor amarelada ou esverdeada;
  • Alterações da pressão arterial;
  • Confusão mental;
  • Mal-estar generalizado;
  • Prostração.

Fatores de risco

  • Fumo: provoca reação inflamatória que facilita a penetração de agentes infecciosos;
  • Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório;
  • Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias;
  • Resfriados mal cuidados;
  • Mudanças bruscas de temperatura.
  • Alergias respiratórias e pneumoconioses.

Atenção maior com os idosos

Já nos idosos, conforme já mencionado, os sintomas dependem muito do estado de saúde do indivíduo. Em idosos saudáveis e com bom estado geral, os sintomas costumam ser muito parecidos como os da população adulta. Porém, quanto mais velho e maior o número de doenças associadas, mais atípica pode ser a apresentação clínica de uma pneumonia.

Ao contrário do que ocorre nos adultos mais jovens, a pneumonia nos idosos frequentemente não apresenta febre e os sintomas respiratórios podem ser brandos. A tosse, quando presente, é habitualmente seca. Mas o sintoma de pneumonia mais comum nos idosos é a alteração de comportamento. O paciente pode ficar desorientado em relação ao tempo e ao espaço, pode ter alucinações e desenvolver um discurso incoerente. Recusa a alimentação e sofre uma deterioração do estado geral, com intensa prostração. A necessidade de internação hospitalar é comum nos idosos e a taxa de mortalidade é bem maior.

A pneumonia de origem viral é bastante comum nos idosos. O quadro costuma ser menos grave que na pneumonia de origem bacteriana, ainda assim, muitos idosos precisam de tratamento hospitalar, principalmente aqueles que já eram previamente mais debilitados. O tratamento com antivirais costuma ser indicado para reduzir o risco de complicações.

GRUPO SAUDE

Tratamento

O tratamento das pneumonias requer o uso de antibióticos em caso de origem bacteriana ou fúngica e a melhora costuma ocorrer em três ou quatro dias. A internação hospitalar pode fazer-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue.

Prevenção

Cuidar da saúde é fundamental para prevenção da doença. Algumas recomendações simples podem ajudar bastante:

Consultas médicas regulares:

  • Quem sofre de doença respiratória, como enfisema, bronquite crônica, asma e rinite, deve consultar o médico regularmente para controlar e tratar dessas enfermidades;

Alimentação adequada:Uma alimentação equilibrada também é importante para manter o organismo saudável;

Parar de fumar:

  • O tabagismo é principal causa de enfisema e doenças pulmonares;

Praticar atividade física com regularidade:A atividade física ajuda a fortalecer o corpo e evitar várias doenças;

Vacina:A vacina deve ser tomada anualmente e protege contra as formas mais graves de doença (pneumonia, meningite e sepse).

Limpeza:Mantenha o ambiente limpo e observe as instruções do fabricante para a manutenção do ar-condicionado.

Sempre que houver alguns dos sinais ou sintomas que sugerem uma pneumonia, procure um médico imediatamente. A pneumonia é doença grave, mas quando diagnosticada e tratada logo no início, normalmente não traz consequências mais sérias.

compartilhar fb