PILATES PARA IDOSOS: AJUDA PODEROSA

PILATES PARA IDOSOS

SAÚDE COM SEGURANÇA

Pilates para idosos é uma ótima maneira para preservar a saúde e manter a forma. Por isso mesmo, pilates para idosos é a atividade física que mais tem crescido ultimamente. Com ele, é possível adaptar os exercícios às necessidades pessoais específicas. Além disso, fornece uma série de benefícios que o tornam um exercício particularmente atraente para os idosos.

Perdas com a idade

O fato é que com o passar dos anos, importantes capacidades funcionais diminuem: o equilíbrio piora, os músculos enfraquecem, a resistência diminui, a postura piora, a caminhada fica mais lenta e a dificuldade em realizar atividades diminui. Todas essas constatações associadas à falta de exercício físico contribuem para aparecimento de:

  • dores articulares e musculares
  • cansaço
  • dificuldade em executar atividades diárias
  • quedas frequentes e, consequentemente, diminuição da capacidade funcional.

O desafio é envelhecer com saúde e de forma ativa, e o Pilates para idosos pode ajudar e muito.

Os benefícios do Pilates para idosos:

  • Aumenta a resistência e a força física;
  • Melhora o tônus muscular;
  • Melhora da mobilidade das articulações;
  • Melhora o equilíbrio, reduzindo o risco de quedas acidentais;
  • Melhora a flexibilidade;
  • Melhora da capacidade respiratória e concentração;
  • Produz uma sensação de bem-estar;
  • Melhora da velocidade de andar;
  • Melhora da autoestima;
  • Diminuição ou elimina a depressão.

São estas algumas características que o tornam uma das atividade físicas mais populares entre as pessoas mais velhas, portanto, que tal colocar essa atividade como um de seus objetivos para o ano?

PILATES PARA IDOSOS

Supervisão

Muitas aulas de Pilates para idosos também estão disponíveis on-line embora seja aconselhável frequentar um centro de Pilates em sua cidade para que eles possam ser monitorados pessoalmente pelo instrutor. É muito importante fazer os exercícios adaptados às necessidades individuais, assim evita-se riscos desnecessários e permite que se desfrute dos benefícios que este exercício proporciona. Adicionalmente, ir até o centro ou academia de Pilates traz outras vantagens: é uma maneira de sair de casa, de fazer uma caminhada, de tomar sol no caminho e principalmente, de fazer novas amizades. Você estará cuidando de sua saúde física e mental, afastando os fantasmas da solidão e da depressão!

GRUPO SAUDE

Grande parte dos centros de Pilates também oferecem a possibilidade de um instrutor particular qualificado para os idosos que têm necessidades especiais de saúde e devem ser seguidos mais de perto.

PILATES PARA IDOSOS

Os idosos que nunca praticaram Pilates e querem começar, devem consultar seus médicos antes de iniciar uma atividade física, seja Pilates ou qualquer outra. É importante também, comunicar quaisquer problemas de saúde ou limitações físicas para o instrutor antes de iniciar os exercícios.

Particular atenção deve ser dada para os idosos que sofrem de osteoporose, pois somente instrutores experientes poderão avaliar o esforço físico e evitar todos os exercícios que possam pôr em risco a saúde dos doentes.

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