PARAFRENIA: DELÍRIOS E ALUCINAÇÕES NA TERCEIRA IDADE

Entre as doenças mentais que podem ocorrer durante a Terceira Idade, a parafrenia é definitivamente uma das mais complexas de se aceitar e tratar. Do ponto de vista médico, ainda se discute a sua classificação, porque tem muitas características em comum com esquizofrenia, mas ao mesmo tempo, as diferenças são consideráveis. Alguns profissionais no entanto, consideram o termo “Parafrenia” em desuso, atribuindo conceitos diversos de psicose e demência para definir os sintomas.

delirios

As causas de parafrenia

A Parafrenia pode surgir tanto na vida adulta quanto nas idades mais avançadas. As causas são basicamente duas: orgânica ou psicológica. No primeiro caso, a parafrenia se origina a partir de uma doença orgânica que provoca a deterioração das faculdades cognitivas do idoso; no segundo caso, pode resultar de perturbações afetivas. Os sintomas tendem a aumentar gradativamente e se tornarem frequentes até atingir a fase crônica.

Os principais sintomas da parafrenia nos idosos

A Parafrenia geralmente ocorre durante a Terceira Idade e apresenta uma série de sintomas bem notáveis: ilusões sensoriais (ilusões óticas, por exemplo), alucinações (sobretudo auditivas, olfativas, gustativas e cinestésicas) e delírios.

perseguicao

GRUPO SAUDE

Nos momentos de crise, ela se manifesta principalmente na forma de delírios de perseguição, normalmente protagonizados por personagens imaginários. Quando isto ocorre, muitas vezes associa-se com a esquizofrenia paranoica. A ilusão, no entanto, também pode assumir diferentes formas: pode levar a pessoa a sentir-se, por exemplo, responsável por eventos catastróficos, acharem que são filhos de alguma grande figura histórica, acharem que estão em comunicação com um ser sobrenatural, e assim por diante. Diferentemente da esquizofrenia, nos momentos em que o delírio não está presente, o comportamento da pessoa é praticamente normal.

abducao

Caso note algum destes sintomas em si mesmo ou em uma pessoa idosa, o melhor a fazer é consultar um especialista a fim de receber um tratamento adequado.

compartilhar fb

[sg_popup id=”11″ event=”onload”][/sg_popup]

[sg_popup id=”18″ event=”onload”][/sg_popup]