PARA UMA PELE JOVEM E BONITA SEMPRE

PELE JOVEM

COMO MANTER A PELE JOVEM

A pele é o maior e mais visível órgão do corpo humano, corresponde a 16% do peso corporal. É uma estrutura elástica, ao mesmo tempo flexível e muito resistente, que envolve toda a superfície do corpo, responsável por várias funções vitais. Além de proteger o organismo contra infecções, doenças e outras agressões do ambiente, ela desempenha um papel fundamental no controle da umidade e temperatura do corpo, o que, entre outras coisas, permite que o ser humano se adapte aos mais diversos climas, inclusive os mais inóspitos.

Independentemente da idade, manter a pele jovem e  saudável ajuda muito na saúde e na estética. Para isso, evite tudo que pode prejudicar a saúde de sua pele, e diariamente estabeleça adotar hábitos saudáveis, que além de beneficiar a pele, também ajudam a melhorar a saúde de todo o organismo. Siga as dicas a seguir e tenha uma pele sempre jovem e bonita.

Evite fumar

O fumo envelhece precocemente a pele e é o pior inimigo da pele jovem. O cigarro já é considerado o principal causador de rugas profundas no rosto, especialmente nas mulheres. Pesquisas recentes mostram que a nicotina produz uma enzima que destrói as fibras que formam o colágeno, substância proteica das fibras da pele. A nicotina também bloqueia as ligações cruzadas da elastina (proteína fibrosa e elástica presente na pele), reduz a lubrificação cutânea e os níveis de vitamina A (antioxidante que combate os radicais livres). E o que é pior: diminui o calibre dos vasos sanguíneos que irrigam o tecido cutâneo, prejudicando a oxigenação das células.

curtirFB

Alimente-se bem

Cuide da bem de sua alimentação – escolhendo estabelecer uma rotina saudável, que inclua alimentos naturais e frescos, como frutas, legumes e verduras. Isso envolve também evitar alimentos processados e jamais fazer dos lanches sem valor nutricional uma rotina diária. Corte ao máximo o açúcar da alimentação – ele causa danos ao colágeno de sua pele. Evite também os embutidos.

.

GRUPO SAUDE

Durma bem

Procure dormir bem e evitar ao máximo o estresse. Noites mal dormidas interferem (e muito) na beleza da sua pele. É durante a noite que as células se renovam, descansam, organizam suas funções, reparam e reequilibram os estragos do dia, como efeitos do sol, vento e poluição. Quando estamos dormindo, há a liberação de substâncias importantes para o nosso corpo. As duas principais são os hormônios do crescimento – responsáveis pelo não envelhecimento celular – e o cortisol, hormônio do estresse ligado à formação de radicais livres.

Evite álcool

Evite o uso de álcool. O consumo de álcool etílico, o tipo mais comum contido nas bebidas, pode tirar o brilho e a beleza da pele, provocar o surgimento de doenças nas unhas, dentre outros malefícios. Mesmo que o consumo seja pequeno, o álcool é um agente dilatador dos vasos sanguíneos, o que provoca alterações nas células da pele, provocando uma série de consequências, além do envelhecimento precoce.

Proteja a pele da luz solar

Lembre-se: o sol é inimigo da pele jove. Use filtro solar sempre que sair de casa e não apenas quando vai à praia. A ação dos raios ultravioleta provoca profundas modificações cutâneas, envelhecendo a pele. O sol em excesso, como é fato bem conhecido, prejudica a pele, e pode causar câncer de pele. E em nosso país cresce a cada ano os casos dessa doença, então é preciso muito cuidado com o sol. Use diariamente um bom protetor, ou bloqueador solar.

Mantenha a pele limpa

Utilize emulsões cremosas, leites de limpeza ou sabonetes líquidos. As peles secas não devem ser limpas com sabonete. Para as peles oleosas, o melhor é usar soluções de limpeza não oleosas. Sem resíduos, a pele respirará melhor. O limite máximo para limpeza é de três vezes ao dia. A poluição e o excesso de maquiagem prejudica a saúde da pele. Retire sempre toda a maquiagem assim que possível, e evite dormir com a pele maquiada. Isso ajuda a prevenir cravos e espinhas, manter os poros limpos e saudáveis, e manter a pele jovem.

cuidados-com-a-pele-idosa

Hidrate sempre a pele

Uma pele hidratada mantém uma camada natural de proteção. Mesmo as peles oleosas precisam ser hidratadas, pois também perdem água, sendo os melhores hidratantes os não oleosos. Para as peles sensíveis, evite produtos com álcool. Hidrate a pele diariamente, especialmente em dias mais frios e após o banho. Tome muita água, ela ajuda a manter a hidratação da pele.

Cuide bem do intestino

Adote uma dieta pobre em gorduras e rica em fibras e alimentos naturais porque isso evita a prisão de ventre e outros problemas que podem afetar o intestino e, consequentemente, a pele. Inclua também iogurtes na alimentação diária, eles beneficiam a flora intestinal.

Esfoliar a pele para acelerar a renovação celular

Este processo ajuda na retirada da sujeira e das células mortas da pele, além de estimular a produção de colágeno e melhorar a circulação local, reduzindo as manchas da pele. Os esfoliantes devem ser usados uma vez por semana.

Seguir estes cuidados é importante para que a pele do rosto esteja saudável e bonita, livre de marcas e imperfeições.

cha-de-camomila

Solução caseira para limpar a pele

Um grande agente de limpeza da pele é a camomila, que remove impurezas e a revigora deixando a aparência de pele jovem.

Ingredientes

  • 20 g de flores de camomila
  • 200 ml de água fervente

Modo de preparo

Colocar a camomila na água fervente e deixar repousar por 15 minutos. Depois que esfriar, coe e use o liquido para limpar o rosto diariamente com um algodão bem macio, ou fazer compressas sobre a pele por 15 minutos. A camomila tem uma ação estimulante da cicatrização, calmante e desinfetante, sendo uma forma natural e muito barata de cuidar da pele do rosto.

compartilhar fbWHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!