OS RISCOS COM A MAQUIAGEM

Logo Medicina


CUIDADOS COM A MAQUIAGEM

A boa maquiagem

A maquiagem faz toda a diferença. É tão importante quanto a escolha da roupa, mas fique atenta a algumas dicas que poderão evitar problemas sérios.

valorizando o rosto

A maquiagem valoriza o rosto

A alergia é uma resposta exagerada do sistema imunológico. Sabe-se que a cada novo contato com o agente desencadeador, ela ocorrerá mais rapidamente e se manifestará de forma mais agressiva.

A alergia à maquiagem pode ser causada por vários componentes presentes nas fórmulas dos produtos, como o óxido de ferro (também conhecido como pó de alumínio), responsável por dar cor; os conservantes que, como o próprio nome já diz, fazem os produtos durarem mais tempo, ou até mesmo pelas fragrâncias que alguns possuem. Nesse caso, se for possível identificar a substância causadora da reação, suspender o uso e procurar por produtos que não as contenham é a solução.

GRUPO SAUDE

Maquiagem processo alergico

Reação do processo alérgico

Normalmente as primeiras manifestações de alergia a maquiagem são inchaço e coceira frequentes, principalmente na zona do olho. Para além disso, pode ainda sentir um ardor, sensibilidade à luz e até lacrimejamento. Se ao passar maquiagem em qualquer zona do rosto, sentir coceira e perceber que essa zona fica avermelhada, deve suspender de imediato o uso do produto, não usar novamente e consultar um dermatologista, caso esta situação se repita com outros produtos de maquiagem.

Inchaço alérgico

Inchaço alérgico

Uma maneira de descobrir se a pele apresenta ou não reação alérgica a maquiagens é passar um pouco do produto atrás da orelha (perto do pescoço), deixar algum tempo e observar se o local fica avermelhado ou se coça.

Muletas

A sensibilidade pode ocorrer ao longo da vida e a alergia pode se manifestar em qualquer momento, independentemente da idade. A pessoa pode usar durante muito tempo um determinado produto e não apresentar reação alguma, até que em um certo momento, após ter ocorrido sensibilização do sistema imunológico, aparece a reação alérgica. Portanto, quanto mais produtos forem utilizados ao longo da vida, principalmente os de qualidade duvidosa, maior é a possibilidade do desenvolvimento de alergia. Maquiagens com prazo de validade vencido também podem desencadear alergias, por isso jogue-as imediatamente no lixo.

Maquiagem vencida só tem um destino: lixo!

Maquiagem vencida só tem um destino: lixo!

Produtos hipoalergênicos de marcas consagradas e por recomendação de dermatologistas são mais seguros e podem ser utilizados inclusive por mulheres que apresentam algumas reações alérgicas. O ideal é evitar maquiagem muito barata e de marcas desconhecidas. Produtos de qualidade e que são testados dermatologicamente apresentam um custo mais elevado, mas podem livrar o paciente de problemas futuros e gastos adicionais com tratamentos.

—–x x x—–

compartilhar fb