OS PODERES DA CEBOLA

LN-Bem-viver


A cebola funciona como antioxidante e possui propriedades curativas

Benefícios-da-cebola

Na cebola encontra-se uma das enzimas mais importantes do organismo: o selênio, que funciona como antioxidante, protegendo as membranas celulares contra possíveis agressões. É esta proteção que atua sobre o revestimento interno das paredes dos vasos sanguíneos, regulando ou até exterminando possíveis formações de coágulos, evitando enfartes do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais ou embolias pulmonares.

A cebola possui outras propriedades curativas: purifica os intestinos, afasta bactérias e fungos, depura o sangue e o fígado de substâncias prejudiciais e aumenta a diurese. Ela conta com substâncias antibióticas, aumenta as defesas imunológicas, é antibacteriana e antiviral.

curtirFB

Fonte de uma série de compostos com propriedades medicinais, a cebola não apenas traz benefícios à saúde como também pode ser uma grande aliada de quem está tentando emagrecer ou apenas manter o peso.

A cebola roxa é a que apresenta melhores resultados porque contém antocianina (responsável pela coloração) e maior nível de quercetina, um tipo de antioxidante que atua no combate aos radicais livres.

GRUPO SAUDE

Recomenda-se o consumo diário de meia cebola crua, porque, quando frita ou refogada, perde parte das características nutricionais. Já a medicina popular admite tanto a cebola crua quanto cozida para tratamento de inúmeras doenças.

diferenca-cebolas

Além de ser uma alternativa pouco calórica aos temperos já prontos ricos em sódio, veja outras aplicações do uso da cebola:

Ajuda na perda de peso

Possui baixíssimas calorias e dá sensação de saciedade. Suas fibras são auxiliares no processo de emagrecimento porque preenchem o estômago e desestimulam um consumo maior de calorias, além de também retardar a digestão.

Eleva os níveis de testosterona

Eleva a testosterona naturalmente. Estudos sugerem que o consumo diário de cebola pode ajudar a aumentar os níveis do hormônio masculino e do hormônio luteinizante, que estimula a produção da testosterona.

Melhora a Circulação

Consumir cebola regularmente ajuda a melhorar o fluxo sanguíneo e impedir a formação de obstruções nas artérias, devido a um composto que previne a formação de coágulos e que pode diminuir os níveis de LDL (colesterol “ruim”).

Combate a prisão de ventre

Ao consumir pelo menos uma cebola de tamanho médio ao longo do dia, você estará garantindo na sua dieta 10% da ingestão diária recomendada de fibra. Essa quantidade já é suficiente para melhorar o funcionamento intestinal e impedir os episódios de prisão de ventre decorrentes do baixo consumo de fibras.

Previne o envelhecimento da pele

As vitaminas A, C e E têm grande potencial antioxidante e podem evitar o envelhecimento precoce da pele causado pelos raios ultravioletas e pelo excesso de radicais livres. A vitamina C ainda atua na produção de colágeno, a proteína indispensável para a firmeza da pele e a prevenção de rugas. A quercetina e os compostos sulfuro-orgânicos também contribuem para uma pele macia e com menos marcas de expressão.

Controla a glicemia

Cebolas são naturalmente ricas em cromo, mineral que melhora a tolerância das células à glicose e aumenta a sensibilidade à insulina. O bulbo contém ainda glucoquinina, uma substância que atua como uma insulina vegetal. Essas propriedades da cebola têm duas aplicações práticas: ajudam a controlar a vontade de comer doces, regulam o apetite e podem prevenir o diabetes do tipo 2.

Ajuda na prevenção do câncer

Uma série de estudos têm comprovado que os polifenóis e os compostos sulfurados da cebola podem evitar o crescimento de determinados tipos de câncer, entre eles os de cólon, estômago, ovário e laringe.

Tem ação anti-inflamatória

A cebola é um alimento promissor para inibir a atividade dos macrófagos, as células do sistema imune que ativam a resposta inflamatória do organismo. A quercetina, flavonóide antioxidante, inibe a oxidação de ácidos graxos. E quanto menor a concentração de ácidos graxos oxidados, menor será a resposta inflamatória do sistema imunológico.

Fortalece os cabelos

O suco de cebola pode ser um aliado de quem está com queda de cabelo acentuada ou com fios muito finos. Bata no liquidificador uma cebola com ½ colher de mel e um pouco de óleo essencial de sua preferência para esconder o cheiro forte da cebola. Aplique sobre o couro cabeludo e espalhe bem por todos os fios. Deixe durante a noite e enxague na manhã seguinte. Para melhores resultados, repita de 2 a três vezes por semana.

É diurética

Além de facilitar o funcionamento do intestino, a cebola ainda estimula as funções renais, uma vez que seus minerais e flavonóides causam um efeito diurético.

Agora que você conhece algumas propriedades da cebola, prepare sopas, cremes, tortas, saladas, recheios e outras receitas light com ela. A saúde agradece e os pratos ficarão deliciosos!

compartilhar fb

CallReceitas