SEGREDOS QUE VOCÊ NÃO SABIA
O alho é um ingrediente habitual em nossas receitas. Ainda assim, o alho também pode melhorar significativamente a nossa saúde.
Durante muito tempo, as propriedades curativas do alho foram utilizadas no preparo de remédios naturais. Por exemplo, por seus efeitos diuréticos, causados pela ação de seus óleos essenciais e seus açúcares de baixo peso molecular. Recentemente surgiram diversos estudos científicos que validam seu uso como remédio eficaz para muitas outras condições.
OS BENEFÍCIOS MEDICINAIS DO ALHO
O alho é um elemento muito efetivo na prevenção de vários tipos de doenças e males cardiovasculares. Assim, por exemplo, o alho ajuda a reduzir a pressão arterial. Graças a estimulação da produção de ácido sulfídrico, que relaxa os vasos sanguíneos e melhora o fluxo de sangue no organismo.
Ainda ajuda a prevenir e reduzir o enrijecimento das artérias, algo que se ocorrer pode dificultar a circulação sanguínea.
UM SUPER ALIMENTO
Fonte de mais de 100 compostos ativos, vitaminas e sais minerais, o alho traz uma série de benefícios tanto para a saúde quanto para a boa forma. Entre elas, a prevenção de resfriados e o aumento na síntese de testosterona.
O que faz do alho um superalimento são uma série de compostos sulfurosos como a alicia e o dialil sulfito. Os mesmos que conferem ao vegetal seu odor característico.
O alho também apresenta uma boa concentração das vitaminas A, C, B6 e B1. E também os minerais selênio, manganês, ferro, magnésio, fósforo, cobre e potássio.
Pobre em calorias
São apenas 42 calorias por cabeça. Fonte de fibras (0,7 g) e proteínas (2g) e com quase nada de gordura (menos de 0,2g). O alho é uma ótima adição para a o cardápio de quem está precisando emagrecer.
Além de ser uma ótima opção para dar sabor às receitas sem precisar recorrer à gordura e ao sódio, o alho serve para estimular o metabolismo. Fortalece o sistema imunológico, aumenta os níveis de testosterona. Combate infecções, controla o colesterol, diminui a pressão arterial e desintoxica o organismo.
Veja outros benefícios do alho:
Alho estimula o ganho de massa magra
Além de aumentar significativamente os níveis de testosterona, o alho também é responsável por um balanço positivo de nitrogênio. Efeito que, em conjunto com o aumento de testosterona, contribui para o aumento da massa magra.
Auxilia na perda de peso
Pesquisas desenvolvidas na última década indicam que o alho é um grande aliado da boa forma pois acelera o metabolismo. Inibe o acúmulo de gordura e potencializa os efeitos das atividades físicas.
Fortalece o sistema imunológico e previne o câncer
Os compostos sulfurosos e o alto teor de vitamina B6 do alho colaboram para o fortalecimento do sistema imunológico. Por sua vez, pode inibir o crescimento ou mesmo eliminar uma série de bactérias e fungos. O alho também atua na prevenção de inúmeros tipos de câncer, entre eles os de estômago, bexiga, próstata, esôfago e cólon (intestino).
Controla o metabolismo do Ferro
O alho aumente a produção de ferroportina no corpo, facilitando o envio do ferro para a circulação e de lá para determinados tecidos de acordo com nossas necessidades metabólicas.
Melhora a função sexual
Muitos séculos atrás povos antigos da Índia já utilizavam o alho como afrodisíaco e estimulante das funções sexuais. Essa propriedade do alho se deve ao seu efeito vasodilatador, já que o relaxamento dos vasos resulta em um fluxo maior de sangue para os órgãos genitais.
Combate o resfriado
A alicina presente no alho fortalece o sistema imunológico e ajuda a manter a gripe bem distante. Além da redução da frequência, a duração dos sintomas também é em média 70% menor (de 5 para 1,5 dias).
Tem ação desintoxicante
Altas concentrações dos compostos sulforosos presentes no alho previnem danos causados aos tecidos pelo excesso de metais pesados no organismo.
Beneficia o desempenho físico
O alho é um estimulante do desempenho esportivo pois melhora a circulação (leva mais oxigênio ao tecido muscular) e reduz a percepção de fadiga causada pelos exercícios.
Controla a glicose do sangue
Estudos sugerem que suplementos à base de alho podem ser eficazes para controlar a glicemia e prevenir o diabetes e demonstrou que o alho cru pode ser altamente benéfico para o controle da glicose na corrente sanguínea.
Fortalece os ossos
O alto teor de minerais como o zinco e o manganês, e das vitaminas C e B6 tornam o alho uma ótima adição à dieta para fortalecer os ossos. Isso porque esses nutrientes participam da composição de enzimas e antioxidantes que estimulam a formação de tecido ósseo e que atuam na absorção do cálcio. O alho também pode ser eficiente na prevenção da osteoporose, uma vez eleva a produção de estrógeno, o hormônio que está envolvido no processo de síntese e reabsorção óssea.
É uma excelente fonte de selênio
O selênio é um dos nutrientes que, embora sejam necessários apenas em pequenas quantidades, podem estar deficientes em nossa dieta. Entre outras funções, o selênio serve como um poderoso antioxidante e atua na regulação do sistema endócrino. Uma deficiência do mineral pode causar fadiga e problemas na glândula tireoide.
É um poderoso antioxidante
Os antioxidantes do alho reduzem os efeitos colaterais do excesso de radicais livres no corpo, como a degradação do colágeno (o que por sua vez causa o envelhecimento precoce da pele) e danos celulares que podem levar ao surgimento de uma série de doenças, como Alzheimer, demência, pressão alta e níveis elevados de LDL.
Diminui a pressão arterial
Os benefícios do alho para o controle da pressão arterial se devem a princípio a dois mecanismos distintos. Primeiramente, devido à produção de sulfeto de hidrogênio (H2S), um gás com potencial vasodilatador que estimula a dilatação da parede dos vasos sanguíneos, aumentando o fluxo de sangue e favorecendo o controle da pressão arterial. Em segundo lugar, a alicina encontrada no alho bloqueia a atividade da angiotensina II, uma proteína que atua na contração dos vasos sanguíneos. Ao bloquear a proteína, a alicina evita que os vasos se contraiam e acabem por dificultar a passagem do sangue, o que por sua vez poderia causar um aumento da pressão.
Protege o coração
O alho é altamente benéfico para o coração por diversos fatores. Primeiro porque, como já vimos, melhora a circulação e dificulta o surgimento da arteriosclerose (entupimento das artérias que pode causar enfarto). Em seguida, porque reduz os níveis dos triglicérides e do LDL, o “mau” colesterol que tende a se depositar na parede das artérias e causar uma série de complicações cardíacas. Dados científicos confirmam que a suplementação diária com alho pode reduzir em até 15% os níveis de colesterol na circulação.
Com tantos benefícios, introduzir o alho com maior frequência em nossa alimentação pode ser uma boa maneira de se livrar de diversas doenças que podem facilmente ser evitadas.
