OLIMPÍADAS DA TERCEIRA IDADE

LN-Bem-viver


Se for aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito Eduardo Paes do Rio de Janeiro, a proposta determina que o evento seja organizado e realizado anualmente.

Competição para idosos

Além de sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos em 2016, o Rio de Janeiro poderá ser palco de mais um evento esportivo no ano que vem, a Olimpíada da Terceira Idade. A proposta foi apresentada pelo vereador Marcelo Piuí, por meio do Projeto de Lei 1.170/15, levada em abril à Câmara dos Vereadores do Rio.

O objetivo da proposta é incentivar a prática de esporte entre os idosos, aproveitando que a cidade possui espaços apropriados para que as pessoas façam exercícios físicos. De acordo com o projeto, a Olimpíada da Terceira Idade fará parte do calendário esportivo do município.

Se for aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito, a proposta determina que o evento seja organizado e realizado anualmente, sempre no mês de setembro.

A Olimpíada da Terceira Idade envolverá modalidades esportivas como futebol, vôlei, basquete, tênis, xadrez, atletismo e outras consideradas de baixo risco para os praticantes idosos. Poderão participar atletas com mais de 60 anos de idade e comprovadamente aptos a praticar esportes.

GRUPO SAUDE

curtirFB

A organização dos jogos ficaria sob responsabilidade da prefeitura. O vereador explica que o projeto quer aproveitar o sucesso das experiência das Academias da Terceira Idade (ATI) montadas em várias praças da cidade com o objetivo de proporcionar atividades de musculação para idosos. Cada ATI possui equipe de professores de Educação Física, técnicos de enfermagem e apoios.

A prática de exercícios é uma das melhores formas de combater as doenças típicas do envelhecimento, como hipertensão, diabetes, acidente vascular cerebral, doenças cardiovasculares e osteoporose, entre outras.

O projeto prevê que o regulamento das competições seja divulgado durante os meses de julho e agosto de cada ano. Aos primeiros, segundos e terceiros colocados em cada modalidade olímpica serão entregues medalhas e diplomas de Honra ao Mérito com a indicação de suas respectivas classificações e, aos demais atletas, certificados de participação.

Paralelamente aos jogos, também estão previstos torneios de dominó, dama, malha, bocha e atividades recreativas e sociais, entre elas exposição de artesanato.

Que tal aproveitar essa ideia e levá-la também para a Câmara de sua cidade? Se já existir, informe-se e participe. Quanto mais iniciativas como esta existirem, maior a chance da criação de espaços específicos, integração social e melhoria da saúde de nossos idosos!

compartilhar fb

CallReceitas