O QUE SÃO VARIZES? COMO TRATAR?

O QUE SÃO VARIZES? COMO TRATAR?

ENTENDA O QUE SÃO VARIZES

As varizessão dilatações ou tortuosidades das veias, com coloração púrpuro-azulada e que podem aparecer pelo corpo, principalmente nas pernas e nos pés.

varizes_02

O PROBLEMA ATINGE MAIS AS MULHERES

O problema de veias dilatadas atinge 70% das pessoas com idade até 70 anos. Mulheres são as mais prejudicadas, registrado entre 2,5 e 3 casos para cada homem com a doença. Pessoas obesas, sedentárias ou com intestino preguiçoso também são alvos das varizes. O problema também pode ser detectado por causa de predisposição familiar, quando é passado de geração para geração, além de alguns hábitos incorretos aparecerem como grandes motivos, como ficar muito tempo na mesma posição, em pé ou sentado.

O QUE SÃO VARIZES? COMO TRATAR?

ENTENDA O PROBLEMA

As veias das pernas, que reconduzem o sangue ao coração, têm válvulas que impedem o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Às vezes, entretanto, essas válvulas não funcionam direito e o sangue empoça nas veias provocando deformação e alterações na pele.

Além do problema estético, o paciente sente dores, sobretudo quando está de pé, devido a um aumento da pressão venosa distal. Caso a situação das veias piore, as pernas e pés podem ficar inchados, causando ainda mais desconforto. Se o problema não for tratado, há possibilidade de aparecer manchas na pele, conhecidas como dermatite ocre.

GRUPO SAUDE

Os famosos vasinhos são varizes mais simples e fáceis de tratar. Já os casos mais graves são aqueles que apresentam úlceras, ou seja, feridas na pele e edema persistente nos pés.

ALGUNS CUIDADOS

Para que as varizes não causem dor, inchaçoe problemas de pele, os seguintes cuidados devem ser tomados: evite ficar de pé e parado na mesma posição por muito tempo. Se a situação for necessária, procure movimentar-se, pois assim os músculos ajudarão o sangue a circular; eleve as pernas acima do nível do coração por alguns minutos; é indispensável o uso de meias elásticas, que devem ser colocadas até mesmo antes do paciente levantar-se da cama; caminhadas colaboram com a prevenção de varizes; adote um estilo de vida saudável, faça exercícios físicos, mas evite o excesso de peso.

O QUE SÃO VARIZES? COMO TRATAR?

Os fatores agravantes e desencadeantes das varizes são:

  • Histórico familiar: influência genética e hereditária.
  • Idade: há um aumento progressivo da frequência de varizes com a idade podendo chegar a mais de 70% em pessoas acima de 70 anos.
  • Sedentarismo: o movimento muscular, principalmente da panturrilha (batata da perna), auxilia na circulação das pernas. A falta de exercícios piora essa circulação e aumenta o risco de problemas venosos.
  • Obesidade: a compressão abdominal pode dificultar o retorno venoso do sangue ao coração e favorecer o aparecimento de varizes.
  • Gestações: levam a alterações hormonais e do retorno do sangue das pernas.
  • Uso de anticoncepcionais: hormônios contidos neles podem enfraquecer a parede venosa permitindo sua dilatação.
  • Postura predominante de trabalho: longas jornadas em pé (com pouca mobilidade) ou sentadas podem favorecer o desenvolvimento da doença.
  • Gênero: mulheres têm uma chance maior de desenvolver varizes provavelmente devido a fatores hormonais.
  • Trombose venosa: a trombose de veias nos membros inferiores pode dificultar o retorno de sangue de forma temporária ou permanente o que aumenta a chance de desenvolver varizes.

curtirFB

SINTOMAS

O paciente pode ser completamente assintomático e apresentar apenas comprometimento estético, porém pode ser extremamente sintomático com dor, sensação de peso e cansaço nos membros, ardor, coceiras e formigamento. O edema (inchaço) também é comum e agrava-se ao fim do dia, quando se permanece por longo tempo em pé ou sentado e melhora com a elevação dos membros. No calor, nos períodos próximo ou durante a menstruação e também durante gravidez pode haver piora dos sintomas.

Com a evolução da doença podem aparecer ainda alterações nesse membro como o escurecimento, inflamação e endurecimento da pele, úlceras e trombose.

EXAMES

O ultrassom com Doppler do sistema venoso (“duplex”) complementa o exame físico e é de fundamental importância para o diagnóstico de patologias venosas e pode ainda nos auxiliar no tratamento de alguns pacientes.

O QUE SÃO VARIZES? COMO TRATAR?

O tratamento clínico engloba o controle dos fatores agravantes e desencadeantes como evitar permanecer longos períodos de pé ou sentado, buscar o controle do peso e a prática de exercícios físicos. A elastocompressão (uso de meia elástica) e medicações flebotônicas podem ter indicação em alguns pacientes.

A depender do quadro clínico do paciente, podemos ainda indicar procedimentos que nos auxiliam na eliminação das veias doentes.

Escleroterapia

Aplicação de substâncias como a glicose e a espuma nessas veias.

O QUE SÃO VARIZES? COMO TRATAR?

Cirurgia

Através da retirada de veias por pequenas incisões na pele.

O QUE SÃO VARIZES? COMO TRATAR?

Tratamento Endovascular Venoso

Termoablação da veia doente através da introdução de uma fibra de Endolaser ou de um cateter de radiofrequência sob controle ultrasonográfico

O QUE SÃO VARIZES? COMO TRATAR?

Esteja atento aos fatores de risco e desencadeante de varizes. Cuide-se! A Doença Venosa é progressiva e se nada for feito ela pode se agravar e limitar sua qualidade de vida, já que há possibilidade do aparecimento das úlceras e trombose. O acompanhamento com um Cirurgião Vascular é imprescindível. Agende sua avaliação.

MEDICAMENTO SEMPRE NA HORA CERTA!

PORTA COMPRIMIDOS SEMANAL PILBPOX

PORTA COMPRIMIDOS SEMANAL PILBPOX

COMPARTILHAR FACEBOOK

COMPARTILHAR WHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!