O QUE É BRUXISMO? VOCÊ SOFRE DESSE MAL?

O QUE É BRUXISMO? VOCÊ SOFRE DESSE MAL?

O QUE É BRUXISMO?

O MAL NOTURNO DE RANGER OS DENTES

Bruxismo também é conhecido como o rangido e/ou cerramento dos dentes. É uma condição muito comum que afeta milhões de crianças e adultos em todo o mundo.

O QUE É BRUXISMO?

Se você range os dentes durante a noite e já acordou sentindo dor no maxilar, é bem possível que você sofra de bruxismo do sono, um hábito inconsciente que costuma ocorrer durante a noite. O bruxismo é involuntário e uma das possíveis causas, é o estresse ou ansiedade. Existe também o bruxismo diurno, diferente do bruxismo noturno ou do sono. O bruxismo diurno é caracterizado por uma atividade semi-voluntária da mandíbula, de apertar os dentes enquanto o indivíduo se encontra acordado, onde geralmente não ocorre o ranger de dentes, e está relacionado a um tique ou hábito.

PERIGO À VISTA!

Pode até parecer que ranger os dentes não seja uma coisa muito grave. No entanto o bruxismo prolongado pode fazer com que os dentes e a mandíbula sejam afetados, por isso é importante descobrir o que está provocando isto.

O QUE É BRUXISMO? VOCÊ SOFRE DESSE MAL?

CONTROLE

O bruxismo não pode ser controlado da mesma forma que controlamos o abrir e fechar das nossas mãos, pois ele costuma acontecer durante o sono, quando não temos consciência do que estamos fazendo. Sem percebermos, forçamos nossos dentes uns contra os outros, fazendo com que se desgastem e se tornem mais sensíveis.

Caso você esteja com algum dos seguintes sintomas, você pode estar sofrendo de bruxismo:

  • Contrações rítmicas dos músculos da mandíbula;
  • Ranger os dentes, emitindo um som que pode perturbar o sono da pessoa com quem você compartilha o quarto;
  • Músculos da mandíbula apertados ou doloridos;
  • Estalo ou clique quando você mexe a articulação temporomandibular;
  • Dor por um período prolongado nos músculos da face;
  • Dentes danificados, restaurações dentárias quebradas e gengiva ferida;
  • Dor de cabeça;
  • Inchaço (ocasional) na mandíbula inferior devido ao apertar dos dentes.

O QUE É BRUXISMO? VOCÊ SOFRE DESSE MAL?

GRUPO SAUDE

Caso apresente estes sintomas, consulte um dentista para ser corretamente diagnosticado.

Alguns especialistas consideram o bruxismo um hábito, enquanto outros atribuem a causa a uma das seguintes opções.

POSSÍVEIS CAUSAS

  • Estresse, ansiedade, frustração e raiva;
  • Má oclusão, que é quando os dentes e a mandíbula não se alinham corretamente;
  • Sintoma de determinadas doenças do sistema nervoso;
  • Em casos raros, pode ser um efeito colateral de alguns medicamentos para o tratamento da depressão;
  • Complicação da doença de Huntington ou Parkinson.

DIAGNÓSTICO

A polissonografia (exame específico para a detecção de parâmetros normais e as possíveis alterações que podem ocorrer durante o sono) registra os episódios de ranger dos dentes, permitindo identificar alterações do sono e microdespertares e ainda o diagnóstico de outros distúrbios do sono, tais como ronco, apnéia do sono, movimentos periódicos dos membros e distúrbio comportamental do sono.

TRATAMENTO

A ioga, a meditação e a prática de técnicas de relaxamento, podem ajudar a relaxar e a controlar o bruxismo. Outra solução simples é usar uma placa noturna feita por um dentista, que impede os dentes de ranger enquanto você dorme. Embora não solucione as causas que estão provocando o bruxismo, ela pode ser usada como tratamento paliativo com respeito aos efeitos negativos na nossa saúde dental.

O tratamento deve ser individualizado para cada paciente. Como o bruxismo do sono tem causas variadas, o tratamento também segue na mesma direção. Aplicações locais de toxina botulínica nos músculos envolvidos têm sido utilizadas em casos de bruxismo do sono que não respondem ao tratamento convencional.

Se você é uma pessoa que sofre de bruxismo, é importante tentar descobrir a causa. Cuidar da mente é fundamental e ranger os dentes pode ser a forma que a nossa mente encontrou de chamar a nossa atenção, nos fazendo refletir sobre a nossa vida.

COMPARTILHAR FACEBOOK

COMPARTILHAR WHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!

UYE