O PODER DA COMIDA JAPONESA

O PODER DA COMIDA JAPONESA

BELEZA, SAÚDE E TRADIÇÃO

Talvez o poder da comida japonesa esteja no equilíbrio dos elementos de sua composição.

 Não há um padrão único na composição dos pratos, que vai de legumes a carnes, peixes e vegetais. Essa é uma característica importante da dieta japonesa,

A dieta japonesa está presente nos países mais desenvolvidos. Balanceando carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas, o que levou a uma considerável redução nas doenças cardíacas.

O estilo de vida saudável e de como eles vivem mais e com mais qualidade, se deve à sua cultura milenar e à prática de meditação. Mas principalmente à sua alimentação, considerada uma das mais ricas, saudáveis e equilibradas do mundo.

O PODER DA COMIDA JAPONESA

SHOYU

A base da cozinha japonesa é natural e o molho de soja (shoyu) é muito utilizado nessa culinária. Modere seu consumo, pois é rico em sódio, especialmente por quem apresenta pressão alta ou retenção hídrica (inchaço e edema).

GRUPO SAUDE

Mas cuidado! No Brasil essa culinária foi adaptada e principalmente nos alimentos industrializados. Podem ser uma armadilha, como os molhos que acompanham o yakisoba e  os temperos secos dos lámens (macarrões instantâneos).

Além disso, a grande quantidade de carboidrato presente no arroz (base da culinária japonesa). Também o açúcar, que está misturado ao arroz e aos molhos.

Cuidado com as frituras, seja nos tempurás ou nos makimonos. Aliás, a ingestão frequente de sushi e sashimi, no lugar de outros combinados como arroz e feijão, requer atenção, pois os primeiros são pobres em ferro e seu consumo frequente pode trazer carência deste nutriente.

CULINÁRIA SAUDÁVEL

A verdadeira culinária japonesa, tradicional, é uma das mais benéficas que existe. Rica em peixes, crus ou grelhados, possui muitos legumes cozidos, no vapor ou crus, arroz e feijão. O azuki é um excelente tipo de feijão, com mais nutrientes que o nosso carioquinha ou o preto). Por exemplo a alga, que envolve os sushis e os sashimis, são ricas em cálcio.

O PODER DA COMIDA JAPONESA

Temaki

Principais ingredientes no preparo da comida japonesa

ARROZ

A tradição milenar de culturas de arroz caracterizou esse alimento como a base da alimentação japonesa. Dessa forma, por esse carboidrato simples estar nos pratos em abundância, a culinária japonesa é apontada como calórica.

PEIXES

Os peixes contribuem para o aumento dos níveis do Ômega 3 no organismo que auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim (LDL), e aumentam os níveis do colesterol bom, (HDL). As porções pequenas, típicas da culinária japonesa, estimulam a mastigação e o consumo de forma mais calma, esse tempo de mastigação induz o cérebro a emitir sensação de saciedade antes do estômago ficar completamente cheio.

NUTRIENTES

Além disso, os peixes contêm grande variedade de nutrientes, como, por exemplo, vitamina D, importante para a manutenção óssea e na modulação do sistema imune, e o selênio, um potente antioxidante, além de também atuar no sistema imune e no funcionamento da tireoide.

O gengibre, encontrado em conserva e em alguns molhos, oferece princípios benéficos à saúde. Tem ação sobre o trato gastrointestinal, efeito anti-inflamatório, expectorante sobre o trato respiratório, melhora os sintomas da tensão pré-menstrual, melhora a imunidade, além da ação antioxidante.

curtirFB

WASABI

A raiz forte (wasabi), ajuda no processo digestivo e é altamente bactericida. É rica em potássio, cálcio, magnésio e fósforo, assim como óleos voláteis e por isso, oferece benefícios à saúde por apresentarem propriedades antibióticas.

MISSOSHIRO

Sopa a base de pasta de soja (missô), ajuda a melhorar a elasticidade da pele, aumentando a quantidade de colágeno existente.

COGUMELOS

Os cogumelos (shiitakes e shimeji) são ricos em proteínas, ajudam a dar a sensação de saciedade e favorecem o sistema imunológico, além de ser ótima opção de proteína vegetal.

LEGUMES

Cenoura, pepino e nabo são utilizados como enfeites dos pratos e na composição de algumas preparações. Sempre que possível devem ser incorporados na refeição para melhorar a oferta de nutrientes (fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes), benéficos à saúde.

SOJA

A soja é encontrada na sopa missoshiru e no shoyu, tem efeitos benéficos para a saúde, como antioxidante e anti-inflamatório, favorecendo a redução do colesterol e ajudando a prevenir doenças cardiovasculares.

TOFU

O tofu é fabricado com leite de soja e é uma importante fonte de proteínas, isento de colesterol, pouco calórico e possui fitoesteróides (substâncias que produzem efeito semelhante aos hormônios).

ALGAS

As algas estão presentes em algumas preparações, principalmente nos sushis e temakis. Esses vegetais marinhos oferecem fontes de iodo, necessários para a tireoide e o sistema imunológico trabalharem melhor. Também carregam vitaminas do complexo B, que são importantes reguladores da serotonina, hormônio neurotransmissor que nos confere a sensação de prazer e bem-estar. Além disso, elas são capazes de reduzir a absorção de gordura pelo organismo em até 75%.

O PODER DA COMIDA JAPONESA

CHÁ VERDE

é muito consumido pelos japoneses tem ação termogênica, favorecendo a redução do peso corporal e auxiliando no tratamento da obesidade. Ajuda também a reduzir a glicemia sanguínea, o que favorece o tratamento da diabetes, além de ajudar o sistema nervoso central, protegendo contra doenças neurodegenerativas. O consumo de chá verde estimula a memória e concentração. Também tem ação antioxidante, anti-inflamatória e favorece a redução do colesterol.

Mas preste atenção: ao escolher um restaurante, é muito importante verificar a procedência do mesmo, a higiene da cozinha, a qualidade dos produtos utilizados, o frescor dos peixes (principalmente, por serem crus. Devem estar sempre frescos ou em boas condições). Gestantes e pessoas que apresentam imunidade baixa devem evitar o consumo de peixes crus.

A melhor escolha é sempre apreciar com moderação, pois o equilíbrio é parte de uma vida saudável com qualidade e bem-estar!

MEDICAMENTO SEMPRE NA HORA CERTA!

PORTA COMPRIMIDOS SEMANAL PILBPOX

PORTA COMPRIMIDOS SEMANAL PILBPOX

COMPARTILHAR FACEBOOK

COMPARTILHAR WHATSAPP

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!