O IDOSO DEVE VACINAR-SE

Logo Medicina


Brasil está envelhecendo — e mais rápido do que se imagina. É o que diz um estudo divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

processo de envelhecimento

Conforme o Relatório Mundial de Saúde e Envelhecimento, o número de pessoas com mais de 60 anos no país deverá crescer muito mais rápido do que a média internacional. Enquanto a quantidade de idosos vai duplicar no mundo até o ano de 2050, ela quase triplicará no Brasil.

curta-nossa-pagina-no-facebook

Por aqui, a porcentagem atual, de 12,5% de idosos, deve alcançar os 30% até a metade do século. Ou seja, logo logo seremos considerados uma nação envelhecida — conforme a OMS, essa classificação é dada aos países com mais de 14% da população constituída de idosos, como são, atualmente, França, Inglaterra e Canadá, por exemplo.

Devido às alterações imunológicas ocorridas ao longo do processo natural de envelhecimento, os idosos são mais suscetíveis ao surgimento de algumas doenças infecto contagiosas, principalmente as do aparelho respiratório.

GRUPO SAUDE

Vacinação Contra Gripe

A vacinação em idosos está amplamente associada à redução das internações devido às doenças cardíacas, cerebrovasculares, pneumonia ou influenza e do risco de morte a elas relacionado. Assim, desde a inserção da vacinação contra gripe no calendário do Ministério da Saúde, observa-se uma importante modificação no perfil de mortalidade e na utilização dos serviços de saúde pela terceira idade.

Embora o Brasil seja um dos países que mais investem dinheiro público na cobertura vacinal de idosos, ainda observamos resistência de algumas pessoas para aderir às campanhas de vacinação, em especial a da gripe.

vacina em idoso

É muito importante a conscientização da população sobre a vacinação, pois com a proximidade do inverno a incidência de gripe e de outras doenças respiratórias aumenta, por isso a relevância da vacinação antes deste período. A vacina oferecida na rede pública é a chamada “trivalente”, ou seja, protege contra três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1, A/H3N2 e influenza B). É de qualidade reconhecida internacionalmente e extremamente segura.

—X-X-X—

compartilhar fb

CallReceitas