O FEIJÃO NOSSO DE CADA DIA

O FEIJÃO NOSSO DE CADA DIA

FEIJÃO MARAVILHA!!!

São muitas as benesses do feijão nosso de cada dia para a saúde.

A culinária brasileira é rica em receitas com essa leguminosa. Ela está presente no prato do brasileiro quase todos os dias. É um alimento muito rico em vitaminas e minerais, responsáveis pela boa nutrição do organismo.

FERRO

O feijão também é um recurso terapêutico. O ferro contido nele ajuda na recuperação de anemias. A fibra da casca do feijão ajuda a regular o funcionamento do intestino. Já o cálcio ajuda na recuperação da osteoporose.

MAGNÉSIO

Foi considerado um alimento indispensável na mesa do brasileiro. Fornece uma boa quantidade de magnésio, possibilitando que as veias e as artérias fiquem mais flexíveis. Melhora assim o fluxo de sangue, nutrientes e oxigênio no corpo.

FONTE DEFIBRAS

É rico em fibras insolúveis, que ajudam a prevenir doenças digestivas, câncer de cólon. Reduzem a possibilidade de distúrbios cardiovasculares.

É também rico em fibras solúveis, que ajudam a estabilizar o nível de açúcar existente no sangue, diminuindo o risco de diabetes, contém grandes quantidades de ferro, o que aumenta a energia do corpo, sendo muito benéfico, por exemplo, às mulheres menstruadas ou grávidas, que perdem uma grande quantidade de ferro durante o período.

GRUPO SAUDE

VITAMINAS

Ele também oferece boas quantidades de tiamina (vitamina B1), que é fundamental para as células do cérebro, ajudando na prevenção de doenças relacionadas à memória e as proteínas encontradas no feijão são comparáveis às proteínas existentes na carne vermelha ou no leite, garantindo os nutrientes essenciais sem a necessidade de ingerir calorias excessivas ou gorduras saturadas. Os vegetarianos se beneficiam das proteínas vegetais, denominadas Lisinas, muito importantes para a saúde porque atuam nos tecidos do corpo, como ossos, pele, órgãos e músculos.

Existem vários tipos de feijões, que diferem nos sabores e nos benefícios:

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Feijão preto

Ajuda no controle da hipertensão e do colesterol. É mais consumido na região sul e sudeste.

Feijão de corda

Ffonte de proteína e energia, muito consumido no norte e nordeste.

Feijão branco

Ajuda a retardar a absorção de açúcares no sangue, pois inibe o processo de digestão dos carboidratos. Tem grãos grandes, portanto é mais usado na preparação de pratos elaborados. É mais consumido na região sudeste.

Feijão vermelho

Rico em cálcio e ferro e por ser livre de colesterol, é recomendado para dietas mais saudáveis.

Feijão carioca

Ofeijão mais consumido no país. É uma boa opção para inibir a diabetes.

E O FEIJÃO COM ARROZ?

Quando se mistura esse grão com arroz temos uma composição proteica bastante completa, pois um complementa o que falta no outro. O consumo correto é de duas a três porções de arroz para cada uma de feijão.

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GASES

Pessoas com problemas intestinais, como a doença diverticular dos cólons, não devem consumir o feijão, pois pode ocorrer um excesso na produção de gases, além disso, causar desconforto abdominal. Em pessoas com dificuldades digestivas, pode causar flatulência. O uso da semente seca, por seu alto teor de oxalatos e corpos purínicos, é contraindicado para portadores de litíase, nefrite, hepatite, reumatismos e gota.

Mesmo para quem não possui esse tipo de problema, o consumo excessivo de feijão pode causar distensão abdominal e flatulência, ocasionando uma sensação desconfortável no aparelho digestivo. O uso de ervas aromáticas carminativas (aquelas que têm a capacidade de expelir gases intestinais como hortelã, coentro, erva-doce e gengibre) é aconselhado, mesmo para os que não tem dificuldades digestivas.

DESENTOXICENTE

O feijão é rico em molibdênio mineral, que tem a função de desintoxicar os chamados sulfitos, conservante muito usado nos alimentos preparados. Pessoas que têm alergia a sulfito normalmente apresentam dores de cabeça e batimento cardíaco acelerado após ingerir os sulfitos e a função do molibdênio é exatamente ajudar na desintoxicação desses sulfitos no organismo.

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NA DIETA DE EMAGRECIMENTO

Como o feijão é rico em fibras e tem grande poder de saciedade, os nutricionistas afirmam que ele deve ser inserido na dieta de emagrecimento. Em uma porção de 100 gramas, existem cerca de 6,5 gramas de fibras. Com moderação, o feijão deve ser consumido na dieta porque é fonte de energia e de minerais importantes, como o ferro e o magnésio. Sobretudo quando a pessoa está reduzindo a ingestão de calorias, precisa escolher bem os alimentos que irá comer, garantindo um emagrecimento com saúde.

O feijão é um alimento muito rico que deve ser mantido na dieta balanceada, podendo ser apreciado de diferentes formas, tanto frio em saladas, como quente, de forma tradicional na culinária brasileira. Mas, lembre-se, o chamado feijão “gordo” deve ser consumido com moderação, dado o seu alto teor de gordura vindo das carnes e embutidos, como paio e linguiça.

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