MUSEU DA CASA BRASILEIRA – LAZER E CULTURA NUM SÓ LUGAR

LN- lazer


Lazer e cultura para toda a família

acervo MCB

Para quem mora em São Paulo ou está de passagem, o Museu da Casa Brasileira (MCB) é uma excelente opção para ir sozinho ou com toda a família. Lá pode-se visitar os acervos permanentes, constituído por móveis e objetos representativos da casa brasileira desde o século 17 até os dias de hoje, assim como a Coleção Crespi Prado, que aborda o uso residencial do imóvel que hoje abriga o museu por meio do cotidiano e da trajetória de seus moradores originais, o casal Renata Crespi e Fábio Prado, protagonista de transformações históricas, culturais e urbanísticas na cidade de São Paulo ou os acervos temporários, cujos temas variam de artista para artista. Possui um jardim muito arborizado em plena Avenida Faria Lima onde pode-se caminhar com toda segurança.

MCB_Aereas_Chema_Llanos_08

Foto de Chema Llanos

Totalmente acessível, o Museu oferece também música, cursos e oficinas, além de debates e palestras sem custo nenhum para a população. E se depois de tantas atividades bater uma fominha, não se preocupe, o restaurante que fica no próprio museu, pode resolver essa questão.

O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, foi criado em 1970 e, em 1972, ganhou sua sede definitiva, um Solar neoclássico construído entre 1942 e 1945, originalmente para abrigar o ex-prefeito de São Paulo Fábio da Silva Prado e sua esposa Renata Crespi Prado. O projeto arquitetônico, desenhado por Wladimir Alves de Souza, remete às linhas do Palácio Imperial de Petrópolis (RJ). Dedica-se às questões da morada brasileira pelo viés da arquitetura e do design. A programação do MCB contempla exposições temporárias e uma agenda com base em debates, palestras e publicações que contextualizam a vocação do museu para a arquitetura e o design, contribuindo na formação de um pensamento crítico em temas diversos como urbanismo, habitação, economia criativa, mobilidade urbana e sustentabilidade.

A instituição investe em atividades de extensão educacional, com atenção a públicos especiais e no desenvolvimento de técnicas e material de suporte tanto para visitas orientadas quanto para audiência espontânea. Na agenda cultural destaca-se, ainda, o projeto Música no MCB, que traz apresentações musicais gratuitas nas manhãs de domingo de março a dezembro.

GRUPO SAUDE

MOSTRA | DESIGN MIRIM

Lowres Expo: Design Mirim

Lowres Expo: Design Mirim

Recordar é viver, diz o velho ditado. Mas muito mais do que isso, é o fato de que a reconstituição de velhas memórias consegue melhorar significativamente os sintomas depressivos e consequentemente a qualidade de vida dos idosos. A utilização de fotografias e objetos facilita a recordação das lembranças e a expressão das emoções dos participantes. Ao materializar as recordações, os idosos têm acesso às suas reminiscências aumentando a capacidade de valorizar os ganhos e a reafirmação da sua autoestima.

Mobiliários e objetos de uso cotidiano reduzidos à escala infantil trazem a vida adulta miniaturizada na mostra “Design Mirim”, realizada pelo Museu da Casa Brasileira. A mostra ficará aberta até 16 de outubro.

Trata-se de uma exposição inédita que apresenta cerca de 100 itens originais do equipamento doméstico destinados às crianças da casa moderna brasileira, entre o período de 1920 até 1970 e enfatiza como os brinquedos e cadeiras eram feitos na intenção de apresentar o mundo dos adultos às crianças, como um prólogo à maturidade.

curtirFB

O mobiliário da mostra é composta por mini cadeiras e mini poltronas concebidas à semelhança de suas correspondentes para adultos, boa parte delas criadas e produzidas por proeminentes representantes do design moderno brasileiro, como José Zanine Caldas, Abraham Palatnik, Lina Bo Bardi, Carlo Hauner, Moveis Cimo, Moveis Patente, Liceu de Artes e Ofícios etc.

Os brinquedos dessa época vão desde peças simples, vendidas em feiras livres e quitandas, até brinquedos e cadeiras mais sofisticadas, vendidas em “magazines” especializados. Carrinhos, objetos de uso cotidiano, jogos de mesa, utensílios para cozinha, são todos de fabricação nacional, produzidos por empresas como a Brinquedos Estrela e a Metalúrgica Matarazzo.

O Museu dispõe de visitas guiadas (para grupos de 1 a 45 pessoas) que podem ser agendadas pelo telefone (11) 3032-2499 / 3026-3913 (de segunda a sexta, das 9h às 18h) ou pelo e-mail: agendamento@mcb.org.br

O Museu da Casa Brasileira está localizado na Av. Brigadeiro Faria Lima, 2705, São Paulo. Para mais informações e para ficar por dentro da programação do MCB, acesse o site: http://www.mcb.org.br/pt-BR/programacao

compartilhar fb

CallReceitas