Massagem sonora

A convite da Academia Peter Hess, a dra. Chistina Koller apresentou em Portugal o resultado de um estudo da Associação Europeia de Terapia de Massagem de Som, em cooperação com o Insituto Dra. Tanja Grotz.

Trata-se da primeira evidência empírica dos efeitos da massagem de som básica Peter Hess. Com resultados surpreendentes abriu caminho para estudos futuros no âmbito da prevenção da doença, da pedagogia e da terapia. Conheça o estudo e saiba porque a massagem de Som é tão benéfica.

taças de massagem sonora

Implementação metódica do estudo

O estudo consistiu na aplicação de cinco massagens de som básicas Peter Hess durante 5 semanas a um total de 201 pessoas, com idades compreendidas entre os 21 e os 78 anos, na Alemanha, Suíça, e Áustria. Nenhum dos intervenientes apresentava doenças físicas ou psíquicas e ninguém tinha tido conhecimento prévio da Massagem de som.

Resultados constatados

Após o período de estudos (cinco massagens), em todos os indivíduos foi verificado um aumento percentual das medidas positivas de gestão do stress (relaxamento; desvalorização através da comparação com os outros; trivialização; desculpabilização) e consequentemente verificada uma diminuição das medidas negativas de gestão do stress (ocupação mental continuada; resignação; autocomisseração; fuga; autoculpabilização).

massagem com som

GRUPO SAUDE

Após cinco semanas, foi verificado que não houve alteração nas medidas positivas de gestão do stress, tendo-se, assim, mantido as seguintes características: auto-afirmação; abstração; satisfação compensatória; controle da situação; controle das reações; auto-instruções positivas.
No que diz respeito aos indicadores de imagem corporal, após o período de intervenção e após o acompanhamento de cinco semanas, verificou-se uma influência positiva da imagem corporal, definida como a imagem mental que o indivíduo faz da sua aparência física (percepção, cognição, afetos, avaliações).

Consequentemente, constatou-se uma diminuição da avaliação corporal depreciativa (desvalorização da própria aparência física bem como da sensação de coerência e de bem estar no próprio corpo) e o aumento da dinâmica corporal vital, ou seja a quantidade de força, a capacidade física e a saúde que é sentida em atividades fisicamente intensas como a sexualidade ou a dança.

massagem sonora

Conclusão

A intervenção com a massagem de som básica Peter Hess apresenta efeitos positivos ao nível da gestão do stress e da imagem corporal. Não se registou qualquer efeito negativo na intervenção. Mas para a Dra. Christina Koller, surpreendente foi o fato de as medidas negativas de gestão do stress continuarem a diminuir no acompanhamento efetuado após o período de intervenção, o que comprova que as alterações verificadas após as cinco sessões de massagem além de positivas foram duradouras.

A única medida negativa de gestão do stress que não sofreu alterações foi o isolamento social. Embora tenham sido verificadas diminuições percentuais nos níveis de agressão e evitação, a pesquisadora admite que os resultados foram inespecíficos, devendo ser interpretados casuisticamente.

Massagem de Som básica Peter Hess tem os seguintes efeitos observados:

  • relaxamento rápido e profundo;
  • facilita o “soltar-se”;
  • harmoniza e revitaliza;
  • efeito estimulador na saúde;
  • melhora a percepção corporal;
  • fortalece a confiança original na pessoa;
  • permite o acesso a recursos inexplorados;
  • fortalece a auto-confiança, a criatividade e a força criadora.

Imagem

Christina Keller é doutora em sociologia e pedagogia. Sua tese de doutorada foi subordinada ao tema “utilização dos sons em áreas de trabalho pedagógicas”, partindo do exemplo da pedagogia do som segundo Peter Hess.

Porta-comprimidos

—X-X-X—

compartilhar fb

RECEBA NOVIDADES UAUCANCE

Você também vai gostar de:

O STRESS E A DEPRESSÃO

DEPRESSÃO INFANTIL É COISA SÉRIA !

10 BENEFÍCIOS DE MANTER-SE CALMO

COMO VIVER BEM COM POUCO DINHEIRO (PARTE I)

Leave a Reply