LONGEVIDADE SAUDÁVEL, ESPORTE E ALIMENTAÇÃO

LONGEVIDADE SAUDÁVEL

POR UMA VIDA LONGA E FELIZ

No decorrer das últimas décadas, a longevidade saudável se tornou um consenso entre os médicos e especialistas. O grande segredo para um vida longa e saudável está na associação de uma alimentação balanceada com a prática regular de exercícios.

Desde a infância até a terceira idade, é essencial manter uma dieta equilibrada. Tenha como ponto de partida a ingestão de quatro a seis refeições por dia. Entre o consumo diário, é importante que estejam incluídos porções de frutas, vegetais e cereais.

Alimentos que contenham grandes quantidades de sal e açúcar devem ser consumidos com bastante moderação.

Com a chegada da terceira idade, a capacidade física do corpo humano sofre muitas alterações. A redução da resistência e da força muscular são algumas delas. Isso não é motivo para se acomodar e achar que não é possível fazer muito esforço e praticar esportes. Muito menos achar que alimentação saudável é coisa só para jovens. 

Ao adotar um estilo de alimentação saudável, o corpo ganha mais vitalidade e disposição para a prática de esportes e atividades físicas, Essa é a forma mais eficaz de evitar uma série de doenças, como:

Osteoporose

A doença, que consiste no enfraquecimento dos ossos e é comum principalmente entre os idosos, pode ser prevenida através da prática esportiva pois os exercícios físicos auxiliam no fortalecimento ósseo. Além disso, uma dieta balanceada é rica em nutrientes que também contribuem para que a doença não se desenvolva, como o cálcio, por exemplo.

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Doenças cardíacas e acidente vascular cerebral

Com a junção de uma alimentação saudável com a prática de exercícios de modo regular é possível fortalecer o músculo cardíaco, o que por sua vez, reduz os níveis da pressão arterial e aumenta os índices de HDL (conhecido como o “colesterol bom”) no organismo. Esse conjunto de fatores resulta em uma melhora da circulação sanguínea, diminuindo consideravelmente os riscos de se desenvolver doenças cardíacas ou um acidente vascular cerebral.

Obesidade

Cada vez mais comum entre crianças e adultos, a obesidade pode ser superada através de exercícios físicos diários e de uma dieta equilibrada, sendo essa a melhor forma de reduzir os percentuais de gordura corporal e aumentar o índice de massa muscular.

Portanto, é possível afirmar que, além de garantir mais disposição e energia, a prática de esportes em conjunto com a ingestão de alimentos saudáveis também fortalece o organismo e o torna menos propenso a uma série de doenças. Sendo assim, esse estilo de vida proporciona benefícios incomparáveis para toda a vida.

Atividade física

A prática de atividades físicas para pessoas acima de 60 anos é fundamental para melhorar a qualidade de vida e a longevidade saudável. Se movimentar-se é uma necessidade para espantar o sedentarismo, conhecer e praticar esportes para idosos torna-se ainda mais importante.

Ao contrário, nessa fase da vida é ainda mais importante manter o corpo em movimento, respeitando as suas novas condições e limitações. São inúmeros os benefícios que as atividades físicas trazem para a saúde, tanto para o estado físico quanto para o mental e psicológico.

Manter o corpo ativo garante a longevidade saudável:

  • fortalecimento dos músculos
  • melhora a flexibilidade e o condicionamento físico
  • aumenta a qualidade dos movimentos
  • melhora o equilíbrio

E ainda ajuda na prevenção de uma série de doenças como:

  • hipertensão
  • derrames ou AVC
  • varizes
  • obesidade
  • diabetes
  • osteoporose
  • problemas cardíacos e pulmonares.

E ainda evita a ansiedade e a depressão, pois promove a integração com outras pessoas, evitando o isolamento. Tudo isso combinado com uma alimentação balanceada e saudável, interfere muito na longevidade saudável.

Veja algumas opções de esportes e alimentação indicacos para idosos

Natação e hidroginástica

LONGEVIDADE SAUDÁVEL

As atividades na água trazem diversas vantagens para as pessoas. Desde o fortalecimento dos músculos até a melhora no processo respiratório, nadar é uma ótima opção para os idosos. Como trabalha com a parte aeróbica, a natação e a hidroginástica ainda protege as articulações e trabalha a circulação sanguínea, ajudando no tratamento de doenças como artrite e osteoporose.

Caminhada e corrida

Caminhar pelo menos 30 minutos todos os dias é fundamental para levar um estilo de vida saudável. E é um dos esportes para idosos mais praticados. A atividade ajuda a combater problemas cardiovasculares e melhora a respiração. Além disso, ainda fortalece os músculos e desenvolve o equilíbrio e coordenação motora.

Ioga e Pilates

Ioga e Pilates são ótimas opções para adquirir flexibilidade e equilíbrio. Trabalham também no alívio de dores, na melhora da postura corporal e até na autoestima, devido a sua filosofia espiritual. E isso não é longevidade saudável?

Bicicleta

Andar de bicicleta pode ser uma atividade bem prazerosa para os idosos. Pedalar não exige muito esforço, além de proporcionar um passeio agradável por parques e praças. Ela ajuda a fortalecer os músculos presentes no quadril e nas pernas, promovendo o equilíbrio.

Musculação

Por último, para o condicionamento físico e a resistência muscular e dos ossos, a musculação é uma das atividades mais importantes. É preciso trabalhar principalmente na repetição dos exercícios e não no peso. Dessa forma, você conquista o fortalecimento dos músculos, melhora a circulação sanguínea e a respiração.

É importante lembrar que a prática de esportes para idosos deve ser feita depois de um alongamento e aquecimento adequados, evitando lesões e problemas mais sérios. O objetivo de fazer atividades diariamente é manter a saúde física e mental do corpo. Afinal, a busca por qualidade de vida não tem idade.

Alimentando-se para uma longevidade saudável:

Evite pular as refeições porque pode trazer malefícios à saúde e fazer com que o corpo estoque gordura. Isso colabora para o aumento do peso.

O ideal é que as refeições sejam fracionadas em intervalos de três em três horas e que sejam pequenas porções. Evitar consumir alimentos que sejam industrializados, pois são ricos em gorduras, conservantes, corantes, açúcares e sódio. Eles diminuem a absorção de nutrientes pelo corpo, dificultando o metabolismo, que passa a trabalhar mais lentamente. Dessa forma, acaba não conseguindo queimar toda a energia.

As bebidas alcoólicas também não são grandes inimigas da longevidade saudável por dois motivos: o primeiro é porque o álcool interage com o medicamento e, dessa forma, pode diminuir o seu efeito no tratamento de determinada doença, além de reduzir os reflexos. Já o segundo é porque o álcool possui uma grande quantidade de calorias que colabora para o aumento do peso, além de causar uma mudança no metabolismo que passa a trabalhar mais devagar.

Alimentos refinados, produzidos com a farinha branca como biscoitos, pão francês e até mesmo o arroz branco não são indicados, pois atrapalham a digestão e podem causar flatulências. O açúcar é outro vilão da saúde do idoso, pois em excesso pode causar diabete.

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