Destinos econômicos para curtir o inverno no Brasil
Serra Negra, São Paulo
A cidade atrai os turistas pelos preços baixos e pela completíssima estrutura de lazer na hospedagem. As malhas estão entre as grandes atrações, bem como as temperaturas amenas e os bares e cafés no Centro. Conheça o teleférico e o cristo, as propriedades rurais abertas à visitação que exibem seus processos de fabricação artesanal de queijos, iogurtes, vinhos e destilados, entre outros.
São Bento do Sapucaí, São Paulo
É uma boa alternativa para quem quer aproveitar a Serra da Mantiqueira sem gastar muito. Aqui, a regra é descansar em meio à natureza e ao sossego – que foge da grande movimentação da alta temporada. Também é ideal para turistas aventureiros que desejam explorar o Complexo da Pedra do Baú.
Santo Antônio do Pinhal, São Paulo
É vizinha de Campos do Jordão e tem o mesmo ar romântico. No entanto, prevalece a tranquilidade e a simplicidade, longe da badalação e das fondues caríssimas da Vila Capivari. A autêntica gastronomia oferece muitas opções com pinhão e trutas, em alta no mês de julho.
Cunha, São Paulo
Conhecida como a terra dos ceramistas, a cidade conta com ateliês, paisagens charmosas (inclua aqui belas cachoeiras) e pousadas que se escondem entre as montanhas. Durante o mês de julho, o Festival de Inverno faz a alegria dos turistas, com shows, eventos gastronômicos e apresentações de orquestras. Passeios como o Parque Estadual da Serra do Mar e a Pedra da Macela oferecem caminhadas pela natureza e vistas impressionantes.
São Roque, São Paulo
Localizada a apenas uma hora de São Paulo, a cidade é um refúgio para quem deseja fugir do caos em busca de sossego. É comum paulistanos passarem o dia na cidade para comer ou curtir algumas das atrações que fizeram a fama do local, tais como os vinhos de mesa. Nos fins de semana, é possível visitar a Estrada do Vinho, repleta de vinícolas. Além disso, o Ski Mountain Park atrai famílias inteiras, com atividades como tobogãs, arvorismo e as famosas pistas artificiais de esqui, para quem deseja praticar o esporte.
Poços de Caldas, Minas Gerais
Fontes termais e cachoeiras são apenas alguns dos atrativos da cidade. Aqui, é possível encontrar atrações com o charme de antigamente, caso do passeio de charrete que inclui roteiros pelo Centro e degustação de queijos e vinhos em algumas lojas. Também não deixe de visitar fábricas de cristais e fazer um passeio de teleférico, cujo ponto final é uma visita ao Cristo Redentor da cidade. A estrutura completa de lazer em grande parte dos hotéis é uma boa pedida para famílias com crianças.
Cambará do Sul, Rio Grande do Sul
É o destino ideal para quem curte natureza e aventura. A cidade é o lar dos cânions Itaimbezinho e Fortaleza, que impressionam os visitantes pela beleza. Entre as atrações mais interessantes do local, encontra-se o Parque Nacional Aparatos da Serra, onde é possível avistar as cachoeiras da Andorinha e Véu de Noiva nas passarelas, e o Parque Nacional da Serra Geral, cuja paisagem fica ainda mais nítida durante o inverno.
Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul
A cidade detém o título de capital do vinho, com diversas vinícolas que promovem passeios e degustações. A herança dos imigrantes italianos é forte e pode ser notada no sotaque de seus descendentes, nos costumes e na gastronomia. Entre os bons passeios, escolha o roteiro do Caminhos de Pedra, que passa por casas da época da imigração e oferece degustação de queijos e do chimarrão.
Caxias do Sul, Rio Grande do Sul
Divide com Bento Gonçalves a colonização italiana e os pratos com galetos. Apesar do ar de negócios que paira sobre a cidade, os passeios rurais levam os visitantes ao século 19, data do início da imigração. Na vinícola Château Lacave, que inclui a réplica de um castelo, funcionários vestem trajes medievais enquanto mostram o processo de elaboração dos vinhos.
São Joaquim e Urubici, Santa Catarina
Nada menos que as cidades mais frias do Brasil, podendo até nevar! Em Urubici, foi registrada a menor temperatura do país: -17,8°C. Os vinhos também são a grande atração de São Joaquim: algumas vinícolas oferecem um farto piquenique a seus visitantes, enquanto outras chamam a atenção pela arquitetura repleta de vitrais e mosaicos. Entre as principais atrações, estão a Serra do Rio do Rastro, que liga as montanhas ao litoral catarinense, e o Morro da Igreja.
Pomerode, Santa Catarina
A cidade respira a influência de seus imigrantes alemães: mais de 70% de seus moradores possuem ascendência germânica, fato notado nos costumes e na arquitetura da cidade. Porcelanas, ovos pintados e chocolates estão entre os principais destaques nas compras. Em julho, visitantes podem aproveitar dois eventos: o Festival Gastronômico e a Festa do Colono, que celebra seus colonizadores com grupos folclóricos, comida típica e bingos.
Fonte: Viaje aqui
—X-X-X—