INTERNET 65+

LN-Bem-viver


Em um mundo tecnológico como o nosso, o uso frequente das novas tecnologias tem sido adotado cada vez mais por diversos públicos, inclusive a população com mais de 65 anos. Em 2025, teremos mais de 30 milhões de pessoas idosas, o que corresponderá a 15% da população total.

idosocomputador

Muitos têm a ideia preconcebida de que o uso da internet não fornece nada novo e não querem aventurar-se em um mundo virtual totalmente desconhecido, seja por receio, desconhecimento ou teimosia, quando, na verdade, o uso destes novos aparelhos traz inúmeras vantagens, tanto físicas como psicológicas.

No entanto, é impossível imaginar uma sociedade envelhecida sem o acesso aos avanços das ciências em geral, principalmente à ciência da informação e às novas tecnologias, que se colocam como o novo desafio para os próximos séculos e para o momento, especialmente para as pessoas que já estão na terceira idade.

curtirFB

Ao chegar a uma idade avançada, muitas pessoas perdem a mobilidade e manter relações sociais ou interagir com outros fica cada vez mais difícil. A internet pode e muito, ajudar a combater esse medo da solidão que muitos idosos têm, graças a aplicativos que possibilitam a aproximação com outros indivíduos semelhantes. Adicionalmente, o uso da Internet aumenta sua independência, pois lhes permite caminharem sozinhos nas áreas econômicas e sociais, permitindo-lhes administrar seu próprio dinheiro, comprar online, agendar exames e acessar seus noticiários digitalmente, entre muitas outras possibilidades.

GRUPO SAUDE

idosos_celular

Uma boa ferramenta de integração, são os celulares inteligentes, os chamados “smartphones”, pois sua usabilidade é muito intuitiva e facilmente as pessoas se adaptam ao seu uso, basta que alguém baixe os aplicativos, crie as contas de e-mail e Facebook e daí pra frente, o usuário vai aprendendo a usar naturalmente. As vezes requer um pequeno “empurrãozinho” e alguns deparam com a falta de paciência e de compreensão dos mais novos para ajudarem nessa aprendizagem, mas nada que com jeitinho, não se consiga.

Aplicativos como WhatsApp ou Skype facilitam o contato com familiares e amigos sem necessidade de deslocamento.  Outros permitem exercitar a mente e combater doenças como a demência ou o Alzheimer. O uso do Facebook em adultos com mais de 65 anos pode melhorar suas habilidades mentais.

Uma pesquisa revelou que a maioria dos idosos que acessam a internet buscam:

  • aumentar as relações sociais
  • novas amizades
  • trocar receitas e outros conteúdos
  • informar-se sobre maneiras de viver bem
  • momentos de descontração
  • melhoria na autoestima.

As ferramentas disponíveis e o uso efetivo delas, além de favorecer a interação, o compartilhamento de experiências, as trocas de emoções e a socialização, mantém a mente ativa, o que promove a busca de novos conhecimentos, a capacidade de aprendizado, aprimora a memória e a linguagem.

cursos-de-computacao-para-idosos

O idoso deve ser estimulado para o uso dessas tecnologias, pois o ajuda na compreensão de suas constantes atualizações, levando à reintegração do idoso na sociedade de modo produtivo e criativo, aumentando sua confiança e autoestima. Por esse motivo, a grande maioria de municípios promove a integração de idosos através de cursos de informática para a terceira idade, com o objetivo de gerar uma melhoria na qualidade de vida e a socialização. A internet é vista como um espaço importante de interação que pode minimizar a exclusão social e a solidão. Verifique em sua cidade se há algum desses cursos disponíveis.

compartilhar fb