ALÉM DE GOSTOSA, GELATINA FAZ BEM À SAÚDE

ALÉM DE GOSTOSA, GELATINA FAZ BEM À SAÚDE

REFRESCANTE, GOSTOSA E… SAUDÁVEL!

GELATINA FEZ BEM À SAÚDE!, Saborosa, refrescante, hipocalórica. Ajuda a combater aquela vontade por doces e guloseimas, é de baixo custo e fácil preparação. E os benefícios dessa delícia são bem maiores do que podemos imaginar.

A gelatina é composta praticamente por aminoácidos (proteínas), que ajudam na síntese e na renovação do colágeno. Dos indispensáveis para o organismo, 10 precisam ser adquiridos através da alimentação porque o nosso metabolismo não consegue sintetizá-los. Para ter uma ideia da importância da gelatina, ela possui 9 tipos deles, faltando apenas o triptofano (precursor da serotonina), o neurotransmissor que nos deixa feliz. Além de ser rica em proteínas e minerais muito benéficos para a pele, a gelatina contém vitaminas C e D, que ajudam a fortalecer o sistema imunológico, as articulações e a reparar as cartilagens.

NA INDÚSTRIA FARMACÊUTICA

A indústria farmacêutica utiliza a gelatina para recobrir muitos dos medicamentos que geralmente consumimos. Dessa forma, esses medicamentos são digeridos melhor e prejudicam menos o estômago.

COLÁGENO

A matéria-prima da gelatina é o colágeno, geralmente extraído da pele, tendões, ossos e cartilagens dos mamíferos. Embora os seres humanos sejam mamíferos, não se obtêm colágenos deles. Ideal nas dietas: Um dos benefícios dessa delícia é que ela é isenta de gordura. Das variadas marcas disponíveis no mercado, cada 100g fornecem 380 kcal, estas vindas praticamente dos carboidratos. A mesma quantidade na versão diet, além de ser isenta de carboidratos, fornece aproximadamente 7 kcal, obtidas exclusivamente das proteínas. A diet é isenta de carboidratos. Por isso, se você está fazendo dieta, opte sempre pela versão sem açúcar. No entanto, é interessante variar os sabores para não enjoar. Outra vantagem dessa delícia é que ela retarda o esvaziamento do estômago, deixando a pessoa saciada e hidratada por mais tempo e ainda dificulta a absorção dos carboidratos e das gorduras pelo estômago e pelo intestino.

BENEFÍCIOS DA GELATINA

  • A glicina ajuda a prevenir hemorragias e infecções bacterianas e a reparar os tecidos danificados.
  • Auxilia nos problemas de circulação ou doenças hepáticas.
  • Favorece a depuração do fígado eliminando toxinas de suas células.
  • Protege contra a artrite e as úlceras.
  • Se consumida regularmente, auxilia na redução dos níveis de colesterol no sangue, triglicérides e controla a glicemia. Por ser rica em proteína, fortalece os ossos e previne a osteoporose.
  • Promove uma maior resistência física aos desportistas.
  • Colabora para a manutenção da juventude, deixando cabelo, unhas e pele mais bonitos.
  • Utilizada na recuperação de pessoas submetidas a procedimentos cirúrgicos, pois é um excelente agente cicatrizante.
  • Ajuda a evitar os clássicos resfriados de inverno fortalecendo o sistema imunológico e aumentando nossas defesas.

ALÉM DE GOSTOSA, GELATINA FAZ BEM À SAÚDE

METABOLISMO

A gelatina não é só um alimento sem calorias, rico em vitaminas e proteínas, mas também consegue fazer com que nosso organismo entre no processo de termogênese que permite ativar o metabolismo. Recomenda-se que a gelatina seja combinada com alguma fruta ácida. Se incluir laranjas, toranjas, ameixas ou morangos, conseguirá um dos cafés da manhã mais adequados para dar energia ao corpo e começar o dia queimando gorduras.

GRUPO SAUDE

PROTEÍNA

Você já deve ter ouvido falar que, quando envelhecemos ou emagrecemos, nossa pele vai perdendo elasticidade e firmeza. Isso acontece por conta do enfraquecimento gradativo do colágeno, que exerce essa função estrutural de sustentação e preenchimento da pele. Com uma dieta rica em proteínas (lembre-se, gelatina é proteína), atividade física e pouca exposição solar é possível melhorar a saúde, como fortalecer unhas, ter um cabelo brilhante e a pele mais saudável. No entanto, é importante salientar: não existem milagres na área da saúde! Ou seja, não basta consumir grande quantidade de gelatina diariamente sem mudar o estilo de vida sedentário ou deixar de fazer uso dos remédios prescritos pelos médicos.

ALÉM DE GOSTOSA, GELATINA FAZ BEM À SAÚDE

APLICAÇÕES

Por apresentar facilidade em ser convertida para a forma sólida e líquida por meio do aquecimento, ela torna-se um produto ideal para fazer ou acompanhar sobremesas como gomas, caramelos, iogurtes, mousses, tortas, bolos e sorvetes. Além de ganhar na praticidade em prepará-la, a gelatina pode dar um charme todo especial ao doce por ser colorida e se adaptar facilmente a qualquer formato. Isso, claro, sem contar de todos os benefícios à sua saúde já citados anteriormente.

CONTRAINDICAÇÕES

Não existe contraindicação para o consumo da gelatina, mas os diabéticos devem ter atenção especial para não consumirem as versões não diet. Já para os alérgicos a determinados componentes, o ideal é sempre consultar um especialista antes de consumi-la. O mesmo é recomendado para as pessoas que sofrem de insuficiência renal, para evitar sobrecargas renais.

Garantir a saúde e a beleza do nosso corpo é uma tarefa que requer mais do que o consumo a determinados alimentos. É, sobretudo, a combinação de práticas saudáveis adotadas no nosso dia-a-dia, como alimentação equilibrada, prática de atividades físicas, uso de protetor solar e hidratante e evitar hábitos prejudiciais à saúde como consumir cigarros, drogas e bebidas alcoólicas. Devemos sempre partir da premissa de que só quem ama é que cuida de verdade.