FUTURO TRANQUILO – COMO SE PREPARAR

FUTURO TRANQUILOPREPARARE-SE PARA UM FUTURO TRANQUILO

Como disse o filósofo Francis Bacon, “a velhice está sempre 15 anos à frente de mim”. Se nos sentimos sempre jovem, estamos sempre na crista da onda. Mas apesar do que sentimos dentro de nós, temos de lidar com o avanço do tempo e com uma carteira de identidade que nos mostra a idade, principalmente quando entramos na era dos “enta” (quarenta, cinquenta…)!

FUTURO TRANQUILO - AMIGOS

Mas não podemos fugir da responsabilidade de encarar a velhice da melhor maneira possível, por isso seguem algumas dicas simples para sempre se ter em mente, bastando bom senso e ação para coloca-las em prática.

DICAS IMPORTANTES

1- APOSENTADORIA

Encare a aposentadoria de forma positiva. Muitas pessoas acreditam que parar de trabalhar é o início de uma vida sem propósito. Em vez disso, é o período é ideal para dedicar-se a algo novo, como ir para a escola, fazer cursos, trabalhos de caridade e fazer todas aquelas coisas que, enquanto trabalhava, nunca teve tempo para fazer. A maioria de nós pode esperar viver pelo menos 80 anos, então, a partir da aposentadoria,  pode-se encontrar muita coisa que dê prazer e ao mesmo tempo seja útil para fazer. Asso ajudará você a sentir que chegou a um futuro tranquilo!

2- AMIZADES

Cultive os velhos amigos e faça novos. Estudos têm mostrado que a solidão aumenta as possibilidades de desenvolver a depressão e doenças graves. Nos últimos 15 anos o número de pessoas entre 55 e 64 anos que moram sozinhas aumentou em 50% e, cerca de 1 milhão de pessoas mais velhas, passam 1 mês inteiro sem ver ou falar com ninguém. Manter contato com amigos e familiares ou participar de associações e grupos para conhecer pessoas da mesma idade e com interesses semelhantes, é muito importante.

3- FALE ABERTAMENTE

Fale do envelhecimento sem hesitação. Este simples fato pode ajudar as pessoas a encontrar novas ideias e conhecer projetos com os quais se identificam. Muito evitam discutir o assunto a sério por achar que isso pode desencadear uma depressão. Isso não é verdade!

GRUPO SAUDE

4- ECONOMIAS

Reserve dinheiro para usar na aposentadoria. Os jovens de hoje que serão os idosos de amanhã, devem começar a poupar para esse período. Melhor prevenir do que remediar!

Pague suas dívidas. No momento em que você se aposentar, o ideal é não ter dívidas, empréstimos ou hipotecas. A partir de então, no caso de precisar, poderá recorrer à concessão de empréstimos especiais para pensionistas.

5- MEXA-SE!

Mantenha a forma. Em média, as pessoas com 65 anos ou mais gastam 10 horas por dia sentados. Melhor ficar em movimento, pois até mesmo uma simples caminhada é útil para reduzir o risco de desenvolver doenças como o Alzheimer.

 – – -x x x- – –

compartilhe

– – – 0 0 0 – – –

GOSTOU DESTE ARTIGO? TEM MUITO MAIS!