A fisioterapia como grande aliada da mobilidade corporal

Saiba quais são seus maiores benefícios

Se você é daquelas pessoas que vivem doentes e se machucam com frequência, com certeza já deve ter passado por um processo de fisioterapia. Pois bem, como hoje é o dia de comemoração mundial da fisioterapia, nada mais justo do que enaltecer esses profissionais que tanto fizeram por nós ao longo da história.

Vamos falar um pouco dos benefícios desse tratamento milenar.

A fisioterapia é um método utilizado desde a época de Hipócrates, a mais ou menos 400 anos antes de cristo. O “pai da medicina” se utilizava da massagem como forma de terapia para ajudar na recuperação do movimento corporal e de sua capacidade funcional.

Conforme a evolução da medicina, a terapia tornou-se uma forma de tratamento de pacientes que sofrem com alguma condição debilitante. Ela é definida como a área da saúde responsável por promover, desenvolver, manter e reabilitar as capacidades de mobilidade e funcionalidade das pessoas ao longo da vida.

Seu principal objetivo é identificar e maximizar a qualidade de vida e de movimento das pessoas, dentro das áreas de promoção, prevenção, tratamento, intervenção, habilitação e reabilitação da saúde.

Qual a função do fisioterapeuta?

Quando uma pessoa está com alguma função de mobilidade prejudicada pela dor de alguma lesão, ou pelo envelhecimento, o fisioterapeuta é o profissional indicado para fazer uma avaliação completa do paciente.

Esta avaliação não é tão somente física, o profissional deve considerar além do bem-estar físico, o bem-estar psicológico, emocional e social. A partir de uma avaliação criteriosa, o fisioterapeuta chega em um diagnóstico e elabora um plano de tratamento adequado para o paciente.

O movimento corporal é um elemento essencial para nossa saúde e bem-estar. Por essa razão, reconhecemos e enaltecemos a importância que o fisioterapeuta proporciona aos pacientes em recuperação.

GRUPO SAUDE

Portanto, se você está com um certo problema de mobilidade, não hesite em conversar com um profissional qualificado que com certeza te ajudará muito!