Idoso, terceira idade ou melhor idade, são classificações dadas a uma faixa da população que se encontra em uma determinada fase da vida e que seria melhor descrita, com mais justiça, com mais dignidade, se fosse chamada de Idade Madura, Maturidade, ou mesmo Serenidade.
Atualmente, pessoas que se encontram na casa dos 50, 60 e 70 anos são ainda muito ativas, produtivas e criativas. Vivem com intensidade, trabalham, viajam, namoram e fazem sexo com qualidade e experiência. Assim, com essas e outras características inerentes a um número muito grande de pessoas, recusamos o rótulo, já em si condescendente e infantil, de “melhor idade”. Melhor idade são todas as idades, se bem vividas, se bem aproveitadas.
Percebemos que quando se referem à maturidade como “a melhor idade”, vem implícito um certo tom de pena e de consolo por não sermos mais jovens (a sociedade tem verdadeira fobia ao envelhecimento), como se dissessem: “Vocês perderam a juventude, mas não fiquem tristes por isso, pois agora vem a melhor idade, viu?”
O termo “maturidade” é rico em significados: plenitude, excelência, primazia, quilate, sensatez, discernimento, equilíbrio e razão. Isso, sim, faz jus a nós, Viva50, Viva60, Viva70, VIVA!!!
Fonte: Viva 50
—–x x x—–