ENTREVISTA: O SORRISO PERFEITO

UAU ENTREVISTA


Esta semana entrevistamos o Dr. Rogério Granja, cirurgião dentista paulistano, que nos fala sobre como manter nosso sorriso saudável, bonito e brilhante por toda a vida. Ele nos conta quais cuidados devemos ter para conservar a dentição em perfeito estado.

Dentes perfeitos

UAU – O portal UAUcance tem muitos leitores da chamada Terceira Idade, que se preocupam muito com a saúde e qualidade de vida. Assim sendo, a saúde bucal tem muita importância e por isso mesmo inicio nossa entrevista perguntando: quais os maiores problemas que podem surgir na boca com o passar do tempo?

Dr. Rogério – Olá amigos do portal UAUcance, realmente com o envelhecimento da nossa população a qualidade de vida e a longevidade dos nossos tratamentos se tornou ainda mais importante. Com o passar do tempo a odontologia, assim como todas as ciências médicas, puderam reavaliar conceitos e paradigmas. Problemas relacionados a desgaste dentário, dificuldade na higienização de dentes e próteses e interações medicamentosas que podem causar xerostomia ( diminuição no fluxo salivar) são os problemas mais comuns nessa fase da vida.

UAU – Algumas décadas atrás o uso de dentaduras era muito comum entre os idosos. Isso tem mudado com os novos avanços e tratamentos preventivos?

Dentadura

Dentadura

Dr. Rogério – Isso mesmo, com a evolução das técnicas e tratamentos preventivos, cada vez menos pacientes necessitam usar as próteses totais mais conhecidas como dentaduras. A odontologia evoluiu em várias áreas para manutenção dos dentes pelo maior tempo possível na boca e a extração, que seria a remoção de um ou mais dentes, fica apenas como última alternativa.

GRUPO SAUDE

UAU – Falando em prevenção, em que momento devemos ficar mais atentos ao envelhecimento de nossos dentes?

Dr. Rogério Prevenção no sentido mais amplo da palavra deve ser feita desde a erupção dos dentes na boca. Agora sendo uma escola mais moderna e para os pacientes que já tem dentes erupcionados na boca a mais tempo devemos ficar atentos para os desgastes oclusais, ou seja na região do contato entre os dentes  superiores e inferiores e na região das raízes onde por vezes se tornam expostas e sensíveis as conhecidas retrações. 

UAU – Além dos dentes, obviamente a boca também envelhece. Gengivas, língua e garganta também merecem algum tipo de atenção especial ou preventiva?

Albert Einstein

Albert Einstein

Dr. Rogério Um dos fatores mais importantes e normalmente esquecidos pelos pacientes e o cuidado com os tecidos moles e de sustentação do dentes na boca. Atualmente as técnicas regenerativas de ossos e gengiva (enxertos) tem ganhado muita atenção pois ocorre de forma natural um “desgaste” dessas estruturas mas que podem ser aceleradas por diversos fatores intra e extra orais e também sistêmicos como diabetes por exemplo.

UAU – Antigamente, aparelhos corretivos eram praticamente de uso exclusivo de adolescentes, mas hoje é comum vermos pessoas com mais idade fazendo uso desses arames. Existe idade limite para a correção estética dos dentes?

ORTODONTIA

Dr. Rogério Isso mesmo, hoje em dia cada vez mais pacientes nos procuram com a intenção de melhorar a saúde e a aparência dos dentes e muitas vezes isso passa pelo tratamento ortodôntico. Desde que bem indicado, em paciente saudável e com acompanhamento de um bom profissional não existe restrição.

UAU – Com os novos avanços da odontologia, vemos que os implantes estão cada vez mais seguros e difundidos (?). Pessoas idosas podem fazer implantes, evitando assim a temida dentadura?

Dr. Rogério Sim, as ciências médicas avançam em direção a melhora na qualidade de vida de toda a população. Inicialmente os tratamentos são caros e muitas vezes a sua eficácia super estimada, isso se chama curva de aprendizado. Agora, após 50 anos completados esse ano do primeiro caso de implantes dentários, temos um protocolo seguro e confiável. Tenho caso de implantes múltiplos realizados em paciente de 92 anos com indicação médica para restabelecer a deglutição da paciente que pode ser considerado não só como sucesso odontológico como pessoal também.

IMPLANTE DENTARIO

UAU – Com o passar do tempo, é comum a retração da gengiva. Por que isso acontece? Podemos fazer alguma coisa para evitar ou diminuir essa retração?

Dr. Rogério Tanto na boca como em saúde geral, os problemas normalmente são causados não só por um mas por alguns fatores associados. Ranger e apertar os dentes, escovar com muita forca e com movimentos horizontais e o acúmulo de placa são os fatores mais comuns para as retrações dentárias

UAU – Voltando ao tema da prevenção. As modernas escovas elétricas são realmente eficazes na limpeza e conservação dos dentes?

ESCOVA ELETRICA

Dr. Rogério Sim, além de usuário sou um entusiasta das escovas elétricas após sua gigantesca evolução nos últimos anos. Quando bem indicadas e com as técnicas e cerdas corretas para cada caso elas são sem dúvida um grande aliado na escovação. WaterPik e utensílios para uso do fio dental complementam ainda mais a boa higienização e o controle de placa.

DESCUBRA LOJA

UAU – Qual sua opinião quanto ao uso de placas dentais de porcelana com objetivo puramente estético? E o clareamento dos dentes é uma boa saída?

Dr. Rogério – Hoje em dia os tratamentos estéticos são o maior motivo que levam o paciente ao consultório. Mais uma vez quando bem indicado eles são muito eficientes e ficam esteticamente agradáveis harmonizando o sorriso ao rosto do paciente. O importante é não substituir os tratamentos preventivos ou curativos pelos estéticos. Costumo falar que o paciente tem que merecer uma faceta, lente de contato e o clareamento dental.   

UAU – Qual seu conselho para nossos leitores, que desejam ter um sorriso bonito e saudável por muito tempo ainda?

DENTISTA

Dr. Rogério – Meu conselho é cuidar muito bem dos dentes através da prevenção. Saber que os dentes são insubstituíveis e mesmo uma pequena restauração já pode ser considerada uma prótese e sendo assim necessitará de maiores cuidados. Como falo para todos os meus pacientes se um implante, uma prótese em cerâmica ou uma faceta fossem muito bons as pessoas já nasceriam com eles ao invés dos dentes.

Abraços e obrigado

 O Dr. Rogério Granja faz parte do

UAU PROJETO

Participe você também!

Gostou desta entrevista? Compartilhe no Facebook!

compartilhar fb

DESCUBRA LOJA

RECEBA NOVIDADES UAUCANCE

 

A coluna UAU entrevista sempre conversa com profissionais de diversas disciplinas da medicina, trazendo comentários e dicas de saúde para você. Acompanhe o papo com outros profissionais que conversaram conosco sobre:

 HOMEOPATIA

ARTRITE REUMATÓIDE

ROLFING

DERMATOLOGIA

Você sabia que o Portal UAUcance agora tem uma loja própria, onde você pode encontrar tudo para seu conforto?

 

Dr. Rogério Granja: Formado pela USP em 1998 passou a faculdade envolvido em diversos projetos na área de Periodontia e Cirurgia Oral Menor. Em 1999 já era especialista em Periodontia e permaneceu no Departamento de Periodontia da USP por mais 3 anos. Em 2002 já Graduado em Implantes Dentários pelo Sistema ITI da Suíça entrou para o Departamento de Prótese Dentária da USP para concluir os estudos sobre Reabilitação Oral . Permaneceu ligado a Universidade de São Paulo até 2010 estudando e ajudando a coordenar cursos sobre Distúrbios de ATM e Oclusão Dental. A partir de então focou seus atendimentos a sua clínica particular  e a Implant Service  Clínica Odontológica com ênfase em Reabilitação Oral e Implantes. 

Leave a Reply