ELIMINE OS QUILINHOS A MAIS CAMINHANDO

A primeira atividade motora que nós aprendemos quando crianças é caminhar. É de fato a primeira atividade que nos permite adquirir mais autonomia e a se mover no espaço.

A caminhada é um exercício aeróbico bastante poderoso, trabalha vários grupos musculares, e com isso provoca grande queima de calorias, levando à redução do peso. Se o que você quer é perder peso localizado, saia caminhando! Em poucas semanas sua barriguinha vai diminuir! Andar, além de fazer perder peso, garante melhor humor para quem o pratica. Melhora a circulação sanguínea e a postura. A caminhada rápida pode queimar até 400 calorias em 1 hora, o que significa que a pessoa pode perder até 0,5 kg por semana somente com esta atividade. Quando à caminhada é associada uma dieta hipocalórica, é possível perder até 8 kg por mês. A reeducação alimentar associada a caminhadas regulares ajuda a emagrecer e melhorar a saúde.

A caminhada tem, ainda, outros benefícios para a saúde, que incluem a redução do colesterol, o aumento da massa óssea e diminuição do risco de diabetes. Durante o esforço físico, há uma troca mais frequente de oxigênio, promovendo assim, uma maior contribuição para os vários órgãos do corpo, melhorando as condições cardiorrespiratórias. Além de tudo, promove a liberação de endorfinas no corpo que contribuem para um estado mental mais relaxado e otimista. Por ser um exercício simples, barato e praticamente sem contraindicações, é recomendado para qualquer pessoa, entretanto, se você já está há muito tempo sem realizar qualquer tipo de atividade física, é importantes passar por uma avaliação médica antes de começar a praticar caminhada.

Caminhar durante 1 hora após o jantar, ajuda a perder até 2 vezes mais peso, além de reduzir os níveis de açúcar e gordura no sangue. Procure fazer o exercício ao ar livre, aumentando os níveis de energia e assim a queima de mais calorias. Controle a respiração, inspirando pelo nariz e expirando pela boca em um ritmo natural, evitando privar o corpo de oxigênio.

GRUPO SAUDE

Varie a intensidade da caminhada, iniciando com 10 minutos leves, aumente a velocidade e volte a diminuir o ritmo nos últimos 10 minutos. Comece a caminhada de maneira progressiva. Isso quer dizer que você deve começar devagar, pois o seu corpo precisa ir se acostumando ao exercício. No início o ideal é caminhar durante 30 minutos, 03 vezes por semana. Depois vá aumentando gradativamente, sendo que para perder peso rápido o ideal é caminhar de 01 a 02 horas por dia, 05 vezes por semana. Uma boa caminhada é, sem dúvida, a melhor maneira de perder peso e ficar em forma, ajudando a enfrentar o dia com melhor humor e otimismo, mas para colher os benefícios você precisa ter disciplina e não abandonar a prática regular da caminhada. Por exemplo, se você ficar 03 dias sem caminhar, isso já resultará em perda de condicionamento físico. Para evitar lesões, é recomendado fazer alongamentos antes e depois de caminhar porque isto aumenta a flexibilidade, diminui o risco de cãibras e diminui a concentração de ácido lático nos músculos após o exercício, que é o que geralmente causa dor.

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